Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 18/09


Encontro adiado
O PSB acabou adiando seu encontro estadual programado para Rolim de Moura no final de semana. Conforme seus dirigentes, o fórum socialista deverá acontecer na semana que vem. O partido já realizou encontros em várias regiões do estado neste ano e busca reforçar seus quadros nos principais colégios eleitorais.

PDT em Ji-Paraná
Já, o PDT, sob a liderança do presidente regional Acir Gurgacz se reuniu em Ji-Paraná para tratar das eleições municipais do ano que vem, num encontro  que mobilizou as forças do socialismo moreno de todo estado. Também em Ji-Paraná, o PTB e o PT realizaram suas reuniões, transformando a capital da BR no principal centro político do estado no final de semana.

Toda população
A Companhia de Águas e esgotos de Rondônia-Caerd, por conta dos recursos do PAC de Lula, acena com a possibilidade de atender 100 por centro da população de Porto Velho. É uma meta ambiciosa: em quase 100 anos de existência o máximo atingido na capital foram os 50 por cento de cobertura atuais. A princípio me parece bravata.

Convenção do PSOL
Um dos poucos partidos fora das maracutaias brasileiras, o PSOL realiza convenção municipal no próximo dia 29 em Porto Velho visando formar chapa para as eleições municipais do ano que vem. O partido tem um candidato qualificado para a disputa, o professor universitário Adilson Siqueira, que foi postulante ao governo estadual nas eleições de 2006.

Asas aparadas
È tanto deputado com asas aparadas pelo governador Ivo Cassol em 2007 que o ressentimento já deve estar grande. A coisa começou com Garçon, passou por Tiziu, Euclides Maciel e Alex Textoni. Quem será o próximo? Fala-se que pode ser até Neodi por  acreditar ser o ungido de Ivo para 2010.

Sopa para o azar
Como bom predador, Ivo tem olhos e garras atentas contra possíveis  predadores do futuro. Por isso é só o cara mostrar a cara prá fora da toca que lá vem paulada! Nada diferente de Jerônimo (que ferrou Tomás e  tantos outros rebelados), Raupp ( que acertou na pinha de Guedes e demais insurrectos).
 
Tem explicação
E aí, o caro leitor, deve se estar perguntando, porque tanta aparação de asa. Cassol tem seus motivos. Estava se formando um grupo de deputados estaduais na sua base aliada com propósitos independentes. Queriam  até escalar os candidatos a prefeito nos principais municípios do estado em 2008 e  os nomes ao Senado e ao governo em 2010.

O esvaziamento
O esvaziamento populacional – já constatado pelo IBGE no Censo 2007 - em algumas regiões do estado é tão grande – casos da região central, Zona da Mata e alguns municípios do Cone Sul – que até pode se concluir que Rondônia está indo a breca. Na verdade, o que está ocorrendo é uma enorme migração interna, como já ocorreu nas décadas passadas.

Ciclo da madeira
Com o ciclo da madeira perdendo força em algumas regiões, novas fronteiras são atingidas criando-se novas localidades. Atualmente esses contigentes migratórios estão concentrados nos distritos de Porto Velho que explodiram nos últimos dois anos, no Vale do Jamari – com Buritis crescendo absurdamente - e na região de Nova Mamoré, onde localidades como Nova Dimensão e Jacinópolis surgiram do dia para noite.

Nada espantoso
Embora o encolhimento de Ouro Preto seja dos mais contundentes – é o município mais reduzido no estado nos últimos anos – por lá também existe explicação. Além da migração interna, a cidade é a maior exportador de Rondônia de mão de obra da construção civil para os Estados Unidos e para Portugal. Ouro Preto que já foi o quarto município do estado deve desabar para a oitava ou até a décima posição no Censo 2007.

Do Cotidiano

O orçamento nos estados

Numa iniciativa simpática e de aproximação com os estados, o Congresso Nacional anuncia que vai debater o orçamento da União num cronograma definido para várias capitais brasileiras, inclusive nossa amada Porto Velho, a primeira cidade a sediar as reuniões da Comissão Mista do Orçamento. A sociedade brasileira pela primeira vez poderá apresentar suas prioridades com vistas aos investimentos até 2011.

O calendário de encontros nos estados já está definido e em Porto Velho a reunião acontecerá no plenário da Assembléia Legislativa dia 20 de setembro, uma quinta-feira. Na região Norte, um outro estado será beneficiado, o Pará, que receberá em Belém a Comissão Mista dia 21 de setembro. Cuaibá e Brasília, no Centro Oeste; Fortaleza, no Ceará, Salvador na Bahia; João Pessoa na Paraíba e Florianópolis em Santa Catarina também vão centralizar os encontros do organismo federal para ouvir os reclamos dos brasileiros.

Como Rondônia e Porto Velho sempre ficam para trás quando se trata de temas relevantes como este, é de se concluir que nossa bancada federal já se articula melhor em Brasília nesta temporada.

O objetivo do Congresso Nacional com estas discussões nos estados é ampliar a participação popular na elaboração do Plano Plurianual 2008-2o11 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) já para o ano que vem. Bem intencionados, os congressistas anunciam que todos os cidadãos do país podem encaminhar via internet sugestões de emendas ao orçamento para 2009. As propostas pelos cidadãos serão repassadas as comissões técnicas do Senado e da Câmara Federal e aos parlamentares coordenadores de bancadas estaduais, para que examinem a oportunidade e a conveniência. As emendas aceitas serão incorporadas ao projeto de orçamento pelas comissões ou pelas bancadas estaduais.

Para quem pretende participar, é importante tomar conhecimento que a proposta orçamentária é concentrada em inflação baixa e o crescimento da economia no estimada em 5 por cento do Produto Interno Bruto –PIB em 2008. O Plano Plurianual prevê investimentos de R$ 3,526 trilhões para o período de 2008/20111, sendo 36 por cento destinados ao setor produtivo, 28 por cento para área social ( que inclui educação e saúde) e 20 por cento em infra-estrutura.

No mais, só tenho a elogiar esse programa de interiorização do Congresso Nacional. Vamos acompanhar prá ver até que ponto Brasília vai ouvir a voz rouca das ruas.

Via Direta

*** Por conta da desvalorização salarial prossegue o esvaziamento no magistério brasileiro *** Se alguma coisa não for feita para alterar esse quadro a falta de professores deverá aumentar significativamente *** O deputado Jesualdo Pires participou da programação Domingo Total em Nova Londrina, município de Ji-Paraná, no domingo *** A redução do FPM por conta da diminuição da população já virou um pesadelo para os prefeitos da região central.

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)