Sexta-feira, 18 de setembro de 2009 - 05h47
Cabelos em pé
Os indícios de uma futura invasão americana na Amazônia aumentam. Não é toa que o Brasil e a Venezuela começam a se armar diante de uma possível intervenção na Amazônia. Depois que os Estados Unidos anunciaram a implantação de bases militares na Colômbia, os americanos aumentaram o tom das acusações contra a Bolívia, Peru e a Venezuela, de fracassarem no combate ao tráfico de drogas.
Corrida armamentista
Também não é por qualquer coisa, que a Venezuela abriu a compra de mísseis russos e que o Brasil já licita a aquisição de caças franceses, numa verdadeira corrida armamentista na América do Sul. Já se busca alianças com os europeus, que também tem seus interesses na região amazônica (guianas francesa e holandesa). Rica em jazidas de petróleo, de minérios e, dona da maior reserva de água doce do mundo, a Amazônia começa a entrar, definitivamente, em disputa.
“Preocupação” americana
A secretaria de Estado Americana Hilary Clinton disse no inicio da semana em Washington que vê com preocupação as crescentes compras de armas da Venezuela (isso agora vale como recado para o Brasil também, com a compra de jatos franceses...), enfatizando que isso pode desencadear uma corrida armamentista na região. Como se vê, os americanos já estão colocando as batatas para assar e o tema vai ganhar mais espaço na mídia brasileira a partir de agora.
Agora, a paternidade
Com a aprovação da PEC da Transposição, agora se trava uma luta feroz entre os políticos pela paternidade da coisa. Constata-se uma verdadeira enxurrada deles proclamando-se em suas bases como os pais da criança. Como ainda teremos outras votações, não há dúvidas que a batalha da paternidade terá novos rounds. O importante é que todo mundo ajudou.
Prefeito tucano?
Não deixa de ser verdadeira a peça publicitária tucana veiculada no horário eleitoral dando conta que o prefeito de Ji-Paraná é o empresário Zé Otônio. Ocorre que ele, que é vice, ficou um mês nas férias do titular José Bianco e continua mantendo expediente cotidianamente no Palácio Urupá, enquanto Bianco Hitichook vai se articulando para a peleja das eleições de 2010.
Festcine Amazônia
Completando sete anos de existência e cada vez com maior repercussão, o Festcine da Amazônia esta dando a largada para mais uma edição, programada para acontecer na primeira quinzena de novembro. Existe mais de 200 inscrições para o acontecimento, o que sinaliza para mais um evento bem sucedido para seus promotores.
Arrancada pepista
O Partido Progressista-PP, abre em Ariquemes uma série de reuniões no interior do estado visando à mobilização da agremiação do governador Ivo Cassol para as eleições do ano que vem. Neste sábado, o deputado estadual Tziu Jidaias ingressa oficialmente na sigla governista e dá arrancada a uma possível postulação á Câmara Federal.
Lavagem de dinheiro
Mesmo com a suspeita de que os bingos são usados no Brasil para lavagem de dinheiro, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que libera as atividades no país. A medida é polêmica, mas o substitutivo elaborado pelo deputado Régis de Oliveira (PSC-SP) segue agora para o plenário para votação. Menos mal que os cassinos foram excluídos da proposta.
As modalidades
A aprovação na Comissão de Constituição e Justiça é um grande passo para legalizar, além dos bingos, os videobingos e videoloterias no Brasil, após cinco anos de proibição. O texto aprovado, no entanto prevê uma série de restrições ás novas casas de jogo e veda, por exemplo, a criação de estabelecimentos a uma distância de 500 metros de igrejas, escolas.
Do Cotidiano
Erva maldita vira bendita
É possível imaginar um troglodita tropeçando em um riquíssimo veio de ouro e saindo a praguejar contra aquela pedra dura que lhe machucou o pé. Pode ser que isso esteja ocorrendo agora mesmo na Amazônia, quando vegetais considerados inúteis e incômodos são destruídos de várias formas, principalmente pelo fogo, quando os pesquisadores cada vez mais descobrem efeitos terapêuticos preciosos até nas ervas daninhas mais desprezadas desde os tempos das cavernas.
Estima-se que, com a evolução acelerada da pesquisa, ficará provado que muitas ervas queimadas na Amazônia e tidas como desnecessárias poderiam representar dinheiro (e cura) para muita gente. O alerta vem do Sul, onde uma planta tida como praga de pastagens e furiosamente destruída pelos pecuaristas, veio mostrar que pode ser ainda mais importante que o boi no pasto. É o caso das flores da erva-de-são-simão (Vernonia scorpioides), que possui um composto ativo eficaz contra o câncer.
Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) descobriram o princípio ativo nessa planta comum no Brasil, frequentemente descrita como erva daninha. A erva-de-são-simão é uma espécie endêmica e pode ser encontrada em pastagens, terrenos baldios e beira de estradas. Os pesquisadores da universidade catarinense descobriram que compostos químicos presentes na planta têm a capacidade de destruir células de melanoma e adenocarcinoma.
Cuidados preventivos – O melanoma é um câncer especialmente agressivo. O adenocarcinoma também é uma neoplasia maligna, com origem em tecido glandular. Até o momento, segundo Tânia Mari Bellé Bresolin, coordenadora do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Univali, “os resultados são importantes na busca por agentes antitumorais que, somados ao estímulo ao sistema imune, auxiliam no combate à doença”.
Os extratos e frações da planta demonstraram possuir atividade seletiva, sendo cicotóxicos – ou seja, causam danos apenas para células tumorais –, apresentando, inclusive, efeito estimulador sobre as células de defesa do organismo. Os testes foram realizados em modelos animais, mas, até por cuidados preventivos recomendados enquanto a pesquisa prosseguir, os investigadores não recomendam o uso direto da planta, já que ela contém também compostos nocivos.
Via Direta
*** O troca-troca de partidos já está sob investigação da Procuradoria Eleitoral. Existem denuncias de infidelidade partidária *** Como tem uma penca de pré-candidatos mudando de legendas à coisa ficou mesmo suspeita *** Aumenta o numero de “presos-flanelinhas” na região central *** Portanto, caro leitor, todo cuidado é pouco...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,