Terça-feira, 19 de agosto de 2008 - 06h55
Panorama regional
Pouca coisa mudou no panorama regional das eleições municipais nos últimos dias. Apenas em Jaru, o favorito João da Muleta (PMDB) ficou mesmo de fora do páreo, o que tornará a disputa mais equilibrada entre os candidatos restantes. Nos demais pólos regionais, as sondagens eleitorais vão confirmando o favoritismo dos prefeitos que pugnam a reeleição. Confiram:
Em Porto Velho
A fragmentação do eleitorado indica eleições em dois turnos, mas conduzindo o atual prefeito para uma condição privilegiada de pódio, no primeiro turno. Ele é perseguido pelos deputados federais Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB) que esperam reverter o panorama desfavorável ao longo do horário eleitoral gratuito.
Em Ji-Paraná
As primeiras pesquisas confirmam o que tudo mundo já sabia. O ex-governador José Bianco (DEM), atual prefeito caminha para a reeleição com um pé nas costas. Seu oponente Edvaldo Soares (PMDB), seja qual for o resultado, também não se sairá mal. Deve se firmar com algo em torno de 30 por cento dos votos projetando bons horizontes para 2010 à Câmara Federal ou a ALE.
Em Ariquemes
A exemplo de Porto Velho e, Ji-Paraná, também se encaminha em Ariquemes a reeleição do atual prefeito. Confúcio Moura (PMDB), diga-se de passagem, é o maior favorito da temporada em Rondônia. Seus opositores Lourival Amorim (PSDC) e professor Joça (PSOL) vão ter que suar para não fazer feio. Ariquemes é o terceiro maior colégio eleitoral do estado.
Em Cacoal
Na chamada capital do café, a aliança PT/PMDB, pilotada pelo padre Franco, saí com vantagem. Do outro lado, tem a polarizar, vereadora Glaucioni Nery (PSDC) com apoio do governador Ivo Cassol (que ajuda) e do deputado federal Nilton Capixaba (que derruba). Como não bastasse ser um candidato de ponta, Franco tem apoio do PMDB. Lá é a Meca do PMDB.
Em Vilhena
Sob domínio do feudo Donadon há quase duas décadas, o município de Vilhena terá uma das disputas mais empolgantes do estado em 2008. De um lado, o patriarca da família Donadon, o populista Melki. De outro lado, com as bênçãos do cacique Ivo Cassol, a candidatura do emergente Zé Rover. A coisa vai pegar fogo, porque lá tem Mauro Bill, o candidato do PT para largar o porrete nos dois.
Com atenção
Fora dos cinco maiores colégios eleitorais, se acompanha também com atenção as eleições em Rolim de Moura, berço dos caciques Ivo Cassol, Valdir Raupp e Expedito Junior. Lá, a atual prefeita Milene Mota (PTB) tem apoio dos antigos adversários (Ivo e Expedito), enfrentando o ex-prefeito Tião Serraia (PMDB), que é apoiado por Valdir Raupp.
Lista suja
Rondônia é o estado com o maior numero de políticos coma ficha suja no Ibama. A maioria da lista pertence aos quaros do PMDB e existe até uma chapa completa ( o casal Melki/Rosani Donadon) disputando a prefeitura de Vilhena com multas e processos por desmatamento ilegal. Coisa de louco!
Só adiantado...
Toda santo dia os donos de gráficas recebem visitas de políticos para choramingar miséria e pedir impressos fiado. Já escolados por prejuízos em campanhas passadas, os empresários do ramo refugam. Neste ano os candidatos que bateram na porta do empresariado pedindo recursos se deu mal. Poucos botaram a mão no bolso.
O abandono
Enquanto as autoridades ligadas à segurança pública garantem que o índice de criminalidade tem caído em Porto Velho – e o que se vê é que a coisa está feia nos bairros -, as delegacias estão sucateadas e abandonadas e os policiais sem as mínimas condições de trabalho. É lamentável.
Do Cotidiano
Eleições 2008
Com os recentes levantamentos do sistema de estatística do Tribunal Superior Eleitoral - TSE vão surgindo dados interessantes sobre as eleições municipais. Na região Norte, por exemplo, mais três cidades alcançaram os 200 mil eleitores e poderão ter eleições em dois turnos, casos de Rio Branco (AC), Macapá (AM) e Ananindeua (PA).
Chama atenção, no levantamento nacional, com as informações mais recentes dos estados, que 145 municípios do país, em 19 estados, só terão um candidato a prefeito. Na verdade A grande maioria dos municípios com candidaturas únicas são pequenos e a tarefa administrativa é considerada nestas cidades mais um fardo, do que status e poder para quem se habilita.
Com orçamentos minúsculos, estes municípios com falta de candidatos têm de mil a 1,5 eleitores e sequer conseguem pagar as contas ao final do mês, quem dirá obter recursos para atender as demandas sociais dos sofridos munícipes.
Os balanços dos TREs confirmam o avanço das mulheres em algumas regiões do país. Ao todo as mulheres vão disputar sozinhas prefeituras em 41 municípios brasileiros. Na atual campanha uma outra curiosidade: na disputa de cargos a vereador, uma mulher é a mais antiga de todos: trata-se da baiana Deodete Pereira Borges, de Feira de Santana: a candidata tem 103 anos de idade.
Em Rondônia, como candidatas a prefeitas ou a vices, as mulheres participam do pleito em pelo menos 32 municípios, uma guinada com relação a eleições anteriores. No caso de Jaru serão três mulheres disputando o Paço Municipal. Um caso pitoresco é Candeias do Jamari onde a chapa é completa com mulheres, tanto a prefeita como a vice.
O poder feminino em Rondônia tem crescido nos últimos anos. O regime de matriarcado político já foi desenvolvido em Ariquemes com Daniela Amorim (hoje deputada estadual), e tem como suas representantes atuais as prefeitas Sueli Aragão (Cacoal), Lucia Tereza (Espigão do Oeste) e Miriam Donadon (Colorado do Oeste), entre tantos outros nomes representativos.
Com as mulheres avançando na política no estado, já se considera possível à existência de duas candidatas ao governo em 2010: a senadora Fátima Cleide (PT) e a atual prefeita de Cacoal Sueli Aragão (PMDB).
Via Direta
*** A fumaça no entorno de Porto Velho volta a causar danos ao meio ambiente além de doenças respiratórias *** Visando o final de ano as construtoras estão lançando mais uma carrada de edifícios de apartamentos na capital *** A mídia impressa mostra franca recuperação no país. Só em 2008 cresceu mais de 8 por cento *** Os jornais se reinventam para concorrer com a velocidade da internet.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri