Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 19/09/09




Bancada federal

Objeto de criticas sistemáticas do ex-governador Jerônimo Santana, do ex-ministro Amir Lando e do próprio governador Ivo Cassol, a bancada federal de Rondônia lavou a alma com a aprovação da PEC da Transposição. A senadora Fátima Cleide, a mãe da proposta e os deputados federais Mauro Nazif e Eduardo Valverde, autores de emendas, foram paparicados pelas lideranças sindicais e pelo funcionalismo.



Um meio termo

Diante da decisão da Câmara dos Deputados em rejeitar medidas moralizadoras, o presidente nacional da OAB Cezar Brito defendeu a adoção de um meio termo entre o veto total á participação na eleição dos candidatos que tenham condenação judicial em primeira instância, e a atual regra que só exclui da disputa aqueles com condenação transitado em julgado, nas eleições do ano que vem.



Pulando cirandinha

Seja ainda no primeiro turno das eleições do ano que vem, ou no segundo, tudo já se encaminha para uma aliança entre os caciques Ivo Cassol (PP) com o prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) e deputado federal Moreira Mendes (PPS). Ocorre que DEM, PPS e PSDB necessitam de alianças nas suas nominatas à Câmara Federal e Ivo acena para composições com as legendas da base aliada.


A estrangeirização

A Confederação Nacional da Agricultura -Contag começa a discutir, a partir de segunda-feira em Belém, a questão do combate da estrangeirização das terras na Amazônia Legal. No seminário, que será aberto dia 21, segunda-feira e se prolonga até o dia 25, também serão debatidos temas como o Código Florestal e suas alterações e a atualização dos índices de produtividade rural.



Força tarefa

A situação da pedofilia se agrava em Rondônia justificando-se assim o pedido do deputado estadual Neri Firigolo (PT-Cacoal) de uma força tarefa especial para as autoridades ligadas à segurança pública para combater o crime. Em várias sessões a Assembléia Legislativa debateu o problema durante todo ano alertando a comunidade a respeito.



Mobilização pedetista

Depois que o ex-vereador Mário Jorge assumiu a presidência do Diretório Municipal do PDT, a mobilização do socialismo moreno para discutir temas locais e regionais cresceu muito. Até a Juventude Socialista foi reativada e já tem encontro marcado para este final de semana no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Velho.



Chiadeira geral

A queda na arrecadação federal gerou novos cortes no rateio do Fundo de Participação dos Municípios –FPM. Os prefeitos reclamam de Alagoas ao Paraná, inclusive com fechamentos de prefeituras como forma de protesto e a Confederação Nacional de Municípios –CNM marcou nova marcha de prefeitos em Brasília para a próxima semana.

 

Expansão da cana

Existem vários projetos em andamento para a construção de usinas em Rondônia, mas a intenção do governo é proibir construção de novas usinas e restringir a produção de cana de açúcar na Amazônia através de alterações sobre o zoneamento agroecológico. As restrições devem ser sentidas também no Pantanal, Bacia do Alto Paraguai, nas unidades de conservação e nas terras indígenas.



Do Cotidiano

O Ministério do Medo


A indústria do medo é uma das mais prósperas do Brasil. Um estudo feito pelo economista Ib Teixeira apontou que os cariocas gastam o equivalente a 5% do PIB do Rio com a violência. Além das contas habituais, os 6,1 milhões de moradores da cidade têm de incluir, em média, R$ 500 nos gastos mensais com segurança. Na conta entram o preço dos sistemas cada vez mais sofisticados e caros dos condomínios e casas, vigilantes, seguranças particulares e prestações de seguro dos carros.
Mas nem isso tem resolvido. Os casos de arrastão a condomínios na cidade de São Paulo, por exemplo, crescem e sugerem às vítimas que o Pais ainda está longe de ter políticas resolutivas, capazes de garantir paz e tranquilidade. Segundo pesquisa divulgada recentemente, dos 32 roubos a condomínios registrados no Estado de São Paulo, do inicio do ano de até o começo de agosto, cerca de 82% aconteceram entre as 18h e 6h, quando a maioria dos moradores já está em casa. Mais apavorante que um arrombamento cometido na ausência dos moradores – que traduz o temor dos bandidos de ser apanhados – é o ataque frontal à família em seu lar, que demonstra um fato inquestionável: os ofensores não têm mais medo de “ir á luta”.
Sempre se supõe que condomínios de prédios oferecessem maior segurança que casas, mas a “ilha de segurança” vem se mostrando crescentemente mais vulnerável. O crescimento nos arrastões a condomínio, principalmente de prédios (78%), está relacionado ao aumento na criminalidade no País, como apontam diversas estatísticas.
“Condomínios bem equipados não são alvos de quadrilhas, pois os assaltantes preferem locais que não apresentem muita dificuldade de acesso e ação”, argumenta Walter Uvo, da empresa de segurança FocusMind. Certamente interessado em vender mais serviços de segurança privada, ele insiste que uma proteção de qualidade mantém os atacantes à distância.
Atualmente, há pacotes de segurança patrimonial e pessoal para todos os bolsos. Quanto mais o bolso se abrir generosamente, mais recursos o pagante vai dispor para transitar pela vida com menos sobressaltos que os reles mortais, entregues à ineficiente e desestruturada segurança pública.
O investimento em segurança não é em vão, mas para ter uma boa segurança é preciso dispor de gravadores digitais, também conhecidos como DVR (Digital Video Recorder), stand-alone profissionais, câmeras de alta definição, mini câmeras, micro câmeras, placas de alarme, sensores de presença e botões de pânico.



Via Direta

*** O final de semana será recheado de promoções culturais dentro da programação dos 95 anos de Porto Velho *** A Câmara dos Deputados investiga o surgimento de uma verdadeira epidemia de crak que varre o Brasil de ponta a ponta *** A droga tem ampliado geometricamente a criminalidade no país ***A liberação dos bingos continua gerando polêmicas no país *** A principal acusação é a lavagem de dinheiro... 


Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)