Sexta-feira, 19 de outubro de 2007 - 06h14
Prá valer
Por decisão do Diretório Nacional, o PC do B vai lançar candidaturas a prefeitos nas capitais brasileiras. Em Porto Velho o comando nacional vai dar todo o respaldo para o nome escolhido pelas bases: o vereador David Chiquilito Erse. Portanto, ao contrário do que se acreditava nos bastidores políticos, essa candidatura é prá valer e já pode ser levada a sério.
Chapa montada
Os vermelhinhos já tem uma chapa montada de 61 pré-candidatos a vereança para dar sustentação a postulação de Davi Chiquilito e com isso será iniciada a caminhada do jovem vereador ao Palácio Tancredo Neves. Por esta, acredito, que nem o prefeito Roberto Sobrinho esperava, já que até dias atrás se acreditava que o PC do B queria apenas negociar um vice.
Obras retomadas
Em Guajará Mirim, o prefeito Dedé de Melo (PSDB) está retomando as obras da maternidade municipal, paralisadas pela justiça na gestão de Cláudio Pilon (PMDB). A conclusão será coberta com recursos na ordem de R$ 300 mil liberados pelo Ministério da Saúde. Depois de um início claudicante, Dedé lança um pacote de obras para seu último ano de gestão.
Encontro do PTB
Existia uma enorme expectativa quanto a filiação do governador Ivo Cassol aos quadros do PTB no encontro regional de Cacoal, programado para acontecer nesta sexta-feira. O próprio presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson viria para abonar sua ficha. Volúvel, Ivo mudou de planos. Estaria pensando numa nova legenda?
Boa cotação
O ex-deputado estadual Romeu Reolon vai liderando as sondagens eleitorais em Alto Paraíso e tem tudo para se reabilitar da derrota ocorrida no ano passado. Embora obtendo mais da metade da votação em 2006, Reolon não conseguiu emplacar sua reeleição a deputado, ficando atrás de Euclides Maciel e Carlão de Oliveira.
Fronteira protegida?
A declaração do ministro da defesa Nelson Jobim a Agência Brasil, transmitida para todo país, de que as nossa região de fronteira está protegida só pode ser uma piada de mal gosto. Nossa fronteira com a Bolívia se transformou numa porteira aberta de 1000 quilômetros para o narcotráfico, roubo de carros, contrabando de armas pesas etc.
Sinuca de bico
Com a confirmação do nome de Davi Chiquilito Erse na disputa pela prefeitura de Porto Velho, seu tio, o presidente regional do PPS, deputado Moreira Mendes fica numa verdadeira sinuca de bico. Ocorre que seu partido está lançando a candidatura do médico Amado Rahal, cujo nome pelo que consta nos bastidores terá o apoio do governador Ivo Cassol.
Momento oportuno
Apupado pelos partidos aliados e pela imprensa, o prefeito Roberto Sobrinho (PT) informa que só vai começar a estudar as alianças para as eleições do ano que vem no momento oportuno. Vou trocar em miúdos: os petistas estão cada vez mais científicos e tocam pesquisas para definir os parceiros. Não querem incorrer em avaliações equivocadas, como a de misturar água com o vinho.
Pulando cirandinha?
Durante a semana foi indagado ao prefeito, no programa a Bronca é Sua, da rádio Caiari, o que ele achava do ingresso do ex-prefeito Carlinhos Camurça ao PMDB, partido da sua base aliada. O petista está ganhando tempo para uma melhor avaliação sobre o novo aliado. Já os adversários aproveitam para cutucar Roberto Sobrinho com a vara curta: “Eles viraram coleguinhas e vão pular cirandinha”, alfinetam.
Do Cotidiano
Nas contas de Teixeirão
Em 1982, PDS e PMDB disputavam palmo a palmo as primeiras eleições após a criação do Estado de Rondônia, opondo de um lado as forças conservadoras lideradas pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira e de outro a oposição sob o comando do deputado federal Jerônimo Santana, cardeal e líder do PMDB. Ao final o PDS levaria a melhor, elegendo 15 dos 24 deputados estaduais, cinco dos oito deputados federais e os três senadores.
Numa campanha acirrada, o PMDB local importou o ex-deputado federal cassado e empresário mineiro Múcio Athayde, para disputar uma vaga à Câmara Federal. Com muito dinheiro no bolso e na busca da impunidade via Congresso Nacional, o empresário radicado no Rio de Janeiro – hoje vive em Miami – contratou uma das melhores agências de publicidade do país para tocar sua campanha.
Os publicitários criaram várias campanhas criativas e impulsionaram Múcio Athayde para ser o deputado federal mais votado do estado, com cerca de 12 por cento dos votos daquela época, o equivalente hoje a pelo menos 100 mil votos. Entre os factóides criados pela agência, houve o celébre caso do atentado a bomba em Ji-Paraná em agosto de 82, poucos meses antes das eleições de novembro.
Em pleno comício houve um pequeno estrondo e milhares de pessoas foram informadas que tinha ocorrido um atentado e que existia uma bomba para estourar contra o candidato que discursava do alto de um gigantesco trio elétrico importado da Bahia. A notícia do “atentado” tomou mundo afora e se transformou em manchete no jornal oposicionista O Guaporé, obtendo grande destaque na imprensa do sul maravilha.
Com tanta repercussão e a oposição querendo botar tudo na conta de Teixeirão, nosso governador se viu obrigado a nomear uma comissão especial, chefiada pelo delegado Walderedo Paiva para desmontar a farsa da oposição. Não durou muito: numa delegacia, os oposicionistas foram obrigados a exibir o petardo, o artefato capaz de provocar um genocídio daqueles semelhantes a dos iraquianos. Como a “bomba” verdadeira tinha sumido, os acusados montaram uma especialmente para a entrega, embrulhada numa caixa de palelão, envolta por plásticos e papel jornal. Os delegados presentes e a imprensa testemunharam a abertura do pacote a distância com medo de uma grande explosão. Ao final, o alívio e gargalhadas. A bomba não passava de um pouco de pólvora, mais alguns palitos de fósforos e algumas lixas. O atentado não mataria nem carapanãs...
Via Direta
*** O jornal Valor Econômico divulgou durante a semana matérias especiais sobre os reflexos da construção das usinas do madeira *** Já, o conflito de terras na região, foi dissecado pela Agência Amazônia de Noticias nos últimos dias *** A Audiência publica de ontem na Assembléia Legislativa sobre o gasoduto foi bem prestigiada pela classe política e pela população *** As novas regras sobre a fidelidade partidária continuam causando estragos em Rondônia e em outros estados.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri