Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 19/11/08


  

Mandato tampão

Caso sejam realizadas as eleições  ao governo do estado em 14 de dezembro, o PT já tem um nome definido para a peleja: em encontro realizado no final de semana, convocado pelo Uma coluna sem papas na língua 19/11/08 - Gente de Opiniãopresidente regional Tácito Pereira, foi definido o nome da senadora Fátima Cleide. Ela já conta também com apoio dos partidos da base aliada, que não colocaram obstáculos.

Sem confirmação

Em Brasília a senadora Fátima Cleide luta com unhas e dentes para garantir as obras previstas pelo PAC em Rondônia. Como se sabe, em vista de cortes no orçamento geral da União em torno de R$ 12 bilhões já se prevê cortes de recursos para todos os estados. Segundo a senadora, por enquanto não existe confirmação de contingenciamento para Rondônia.

Fusão em estudos

O que era uma aproximação estratégica entre o PPS com o PSDB para as eleições em 2010 poderá se transformar em fusão, embora o presidente nacional Roberto Freire tente desmentir a possibilidade. As lideranças das bancadas na Câmara Federal eUma coluna sem papas na língua 19/11/08 - Gente de Opinião no Senado já começaram entabular entendimentos neste sentido.

Moreirão anunciado

O ex-senador Moreira Mendes, atual deputado federal do PPS foi lançado candidato ao governo tampão de Rondônia em 14 de dezembro pelo presidente nacional Roberto Freire. Havendo aliança com os tucanos, Moreirão, que foi morar em Ariquemes agora poderá dizer que é o candidato do “interior”. Será que ele teria coragem de apunhalar seu mestre – Ivo Cassol - antes que o galo cante?

Corredor de migração

Numa contrapartida a invasão brasileira à China e um intercâmbio comercial cada vez maior provocando a inclusão do mandarim em currículos escolares no sul do país, milhares de chineses estão chegando ao Brasil. Um dos corredores – ilegais, diga-se de passagem – de migração é Rondônia. Todo dia pelo menos meia dúzia deles são capturados pelos ônibus que trafegam pela BR 364.

Rumo a São Paulo

Os chineses aproveitam acordo entre a China, Equador e o Peru, para ingressar no Brasil. E todos migram para a cidade de São Paulo, como aqueles chineses já acostumados a desembarcar no Paraguai. É coisa de louco! Daqui a pouco vai ter mais chinês em São Paulo do que brasileiros italianos e japoneses juntos!

No vermelho

Ao final de 2007, cerca de 1.750 municípios brasileiros fecharam no vermelho. Para 2008, com o aumento na arrecadação a expectativa da Confederação Nacional de Municípios –CNM é que a situação melhore. Já, para 2009, com a crise global o vermelho deverá aumentar nas municipalidades, com orçamentos cada vez mais curtos.

O contra-ataque

Os políticos, useiros e vezeiros na troca de partidos querem reverter à decisão do Supremo Tribunal Federal que reforçou a obrigatoriedade da fidelidade partidária causando conflitos entre os poderes Judiciário e Legislativo. Com isso os deputados federais articulam propostas na Câmara Federal para garantir aos políticos o direito de troca de partido sem a perda de mandato.

Penca de cassados

Enquanto nada se define fica uma completa desmoralização neste país quanto às decisões da justiça. Existe uma verdadeira penca de governadores, senadores e deputados federais cassados que continuam exercendo seus mandatos – seja por infidelidade ou compra de votos à custa de liminares - que vão procrastinando suas saídas.

Do Cotidiano

As projeções futuras

Uma coluna sem papas na língua 19/11/08 - Gente de OpiniãoAs vitórias do prefeito Roberto Sobrinho na capital, do padre Franco em Cacoal, mais o crescimento do partido em pequenos e médios municípios do estado, encheram os petistas de esperanças para a tomada do Palácio Presidente Vargas para 2010. O partido em expansão, as obras no estado e a presença de Lula no palanque, transformam realmente o PT numa legenda de ponta para o próximo pleito.

Por outro lado, dificilmente os petistas terão ao seu lado o PMDB e o PDT, no mesmo palanque já que as agremiações também tencionam projetos solos para daqui há dois anos, e, além disto, o lado governista com o governador Ivo Cassol (sem partido) se lança ao seu maior desafio: eleger o seu sucessor, se eleger ao Senado e levar nas costas mais um senador, uma verdadeira façanha.

O PT com Roberto Sobrinho, Fátima Cleide ou Eduardo Valverde, o PMDB com Confúcio Moura ou Marinha Raupp, o PDT Com Acir Gurgacz, os governistas com Bianco, Expedito ou Cauhla, é apenas um quadro inicial, projetado para 2010, que pode ser alterado substancialmente já que todo mundo –menos os petistas – tem conversado com todo mundo.

Nos bastidores, se sabe que o prefeito eleito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PTN) aspira ser candidato ao governo em 2010. Ele estaria disposto até a ceder à prefeitura da Bacia Leiteira, num acórdão, para a peemedebista Joselita Araújo, tendo como escudeiros ao Senado Ivo Cassol e Valdir Raupp. A hipótese é improvável – ao meu ver até absurda - mas também, era absurdo e improvável que Raupp e Cassol se unissem para apoiar Testoni em Ouro Preto do Oeste, o que acabou ocorrendo.

Por causa de rivalidades tribais bem definidas entre o interior e a capital, Porto Velho não emplaca governador desde 1990. Com dois terços do eleitorado do estado, o interior rondoniense é colonizado por migrantes sulistas, mineiros e capixabas, é o dono da bola e tem sapecado mais senadores, governadores e maioria na Assembléia Legislativa.

Para alçar o Palácio Presidente Vargas, com chances de sensibilizar o eleitorado caipira, o PT ainda não criou um nome a altura de um Cassol, Bianco, ou Acir. E retirar Sobrinho do Palácio Tancredo Neves para disputar o governo, ao mesmo tempo ceder à prefeitura da capital ao PMDB, é uma operação de grande risco para os petistas, já que o povo do interior é bairrista e não vota em nome da capital. Os petistas tem a faca e o queijo, mas também enfrentam obstáculos quase intransponíveis para dar a grande bocada...

Via Direta

*** Estou comentando as eleições em 2010 na seção Cotidiano, porque já não acredito no pleito de Uma coluna sem papas na língua 19/11/08 - Gente de Opinião14 de dezembro *** A criminalidade explode de vez na capital, com uma das mais elevadas taxas de homicídios deste país *** A segurança pública se tornou um setor emergencial em Porto Velho *** O deputado estadual Kaká Mendonça é um dos condenados da Operação Dominó  *** Será que vai cumprir pena?

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)