Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/05/09




A caminho da ruptura

Quem acreditava num final feliz entre PT e PMDB quanto às eleições ao governo do estado em 2010, pode tirar o cavalinho da chuva. O PMDB esta se fechando em torno de Confúcio Moura, de Planalto São Luiz á Praia do Tamanduá e já não aceita composição com os petistas, num plano de inferioridade, indicando o vice. 



Candidaturas próprias


PMDB e PT vão caminhar com candidaturas próprias no ano que vem. Do lado do PT também não se aceitaria, nem com imposição nacional, a indicação de vice numa candidatura majoritária do prefeito Confúcio Moura, do PMDB. Por conseguinte, as coisas começam a se definir e o PT vai ter que procurar outras parcerias para eventuais composições regionais. 



Organização partidária


Sob o comando dos deputados Mauro Nazif e Jesualdo Pires, o PSB entra em campo para as eleições de 2010, já caprichando na nominata de postulantes á Assembléia Legislativa. Um dos nomes mais conhecidos é o da ex-prefeita Inês Zanol, de Pimenta Bueno que terá todo apoio do Diretório Regional para se eleger. 



Alianças a caminho


Pelo que se percebe nos bastidores, o PSB deve trilhar nas eleições de 2010 com o pré-candidato Acir Gurgacz (PDT), que vai pilotar o pacto das oposições. Outros partidos do blocão também conversam entre si buscando um entendimento para futuras coligações á Assembléia Legislativa e Câmara Federal. 



Novas emancipações

O Congresso Nacional instala nesta quinta-feira dia 21, a Frente Parlamentar em Defesa da regulamentação das regras para emancipação de novos municípios no país. O objetivo inicial é aprovar a Lei Complementar que dará amparo para o surgimento de novas emancipações. No entanto, as localidades que pugnam pela autonomia não têm muito a comemorar. 



Acabar com a farra

Na verdade, deputados e senadores querem agir com mais responsabilidade quanto às novas emancipações. Os últimos 58 distritos que foram emancipados mostram que tem poucos habitantes (em média 6 mil) e elevada dependência dos tributos da União para a sobrevivência. Atualmente o Brasil, conta com 5.565 municípios. 



Em Rondônia


No caso de Rondônia, poucos distritos contam com mais de cinco mil habitantes, uma exigência mínima – além da infra-estrutura – para ascender à condição de município. Seriam os casos de Extrema e Jaci Paraná (em Porto Velho) e Tarilândia (Jaru). Dezenas de localidades estão florescendo Rondônia afora, mas sem a mínima infra-estrutura para suportar os encargos de um município. 



Reforma política

A reforma política continua sendo um dos temas mais controversos do Congresso Nacional, encontrando várias resistências. Entre elas, a aprovação do financiamento público e da lista fechada – aquela em que os eleitores não votam no parlamentar, mas em uma espécie de ranking com nomes propostos pelo partido. Mas existe um grande ceticismo quanto à aprovação destas propostas. 



As inaugurações

O prefeito de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB) deve inaugurar em 11 de outubro o Centro Administrativo Municipal, que vai substituir a velha sede da Prefeitura, o Palácio do Cacau, construída no final dos anos 80. Ainda em outubro, no dia 24, será a vez da inauguração do teatro Municipal. 



Do Cotidiano

A migração de talentos

No interior de Rondônia existe uma permanente busca de engenheiros, das mais diversas áreas. Estima-se que no Brasil já faltem 65 mil engenheiros. As salas de aula se ressentem com a falta de aproximadamente 300 mil professores. Milhares de profissionais desprestigiados em funções tão importantes quanto os vários ramos da Engenharia e a nobre missa de lecionar estão migrando para outras profissões, inclusive na área de comércio e prestação de serviços com alimentos e informática, enquanto que muitos talentos brasileiros estão se transferindo para o exterior como se fossem craques do futebol cujos passes são vendidos lá fora. 

Enquanto isso, os cientistas brasileiros vão acumulando conquistas, avançando em pesquisas e abiscoitando prêmios. Três pesquisadores brasileiros, por exemplo, estiveram entre os ganhadores da última edição do Prêmio Twas, concedido pela Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas): Lucia Mendonça Previato, Paulo Artaxo e Sergio Danilo Junho Pena. Cada um recebeu um cheque no valor de US$ 10 mil e foi convidado a fazer uma apresentação de seu trabalho na cerimônia do jubileu de prata da entidade, realizada na Cidade do México, em novembro. 

Lucia Mendonça Previato, professora do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi nomeada na categoria biologia, por sua contribuição ao conhecimento dos componentes moleculares responsáveis pela comunicação entre células hospedeiras e o Trypanosoma cruzi, parasita causador da doença de Chagas, que afeta quase 20 milhões de pessoas nas Américas Central e do Sul. 

Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, ganhou na categoria Ciências da Terra pelo trabalho no estudo do impacto dos aerossóis, partículas determinantes para entender os impactos das mudanças climáticas no planeta. Artaxo ajudou a conduzir as primeiras análises de como os aerossóis contribuem para manter a bioquímica dos ecossistemas amazônicos ao afetar a condensação de nuvens e, conseqüentemente, a precipitação e o clima. 

Sergio Danilo Pena, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, foi o vencedor na categoria Ciências Médicas. O geneticista desenvolve pesquisas importantes sobre diversidade genômica humana, formação e estrutura da população brasileira. É fundador do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais, primeiro na América Latina a oferecer clinicamente serviços de diagnóstico pelo estudo do DNA, especialmente de determinação de paternidade.

 


Via Direta

*** È aguardada com expectativa a reunião do dia 29 que vai definir as alterações no trânsito de Porto Velho, por iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho *** A comunidade será ouvida e poderá dar suas sugestões a respeito *** O blocão idealizado Por Moreira Mendes (PPS) esta coeso e terá candidatura própria ao governo do estado *** E o Senador Expedito Júnior (PR) não desistiu de disputar a sucessão de Ivo Cassol... 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)