Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/06/08


 

A lista suja

Infelizmente a decisão final do Tribunal Superior Eleitoral- TSE é de não divulgar a lista de candidatos processados, conforme o ministro Carlos Ayres de Britto, presidente daquela Corte. Mas Uma coluna sem papas na língua 20/06/08 - Gente de Opiniãopelo menos facilitará o acesso das informações para quem tiver interesse em saber da situação daqueles que tem a ficha suja.

A moralização

Num país onde boa maior parte da população não tem  acesso a informação,  quem acaba sendo beneficiado com a omissão do TSE nesta divulgação, são os corruptos. Ora, era o caso do órgão se unir as entidades civis para divulgar com toda clareza, em todos os rincões do país, quem são aqueles de ficha suja. 

Novo conceito

O deputado estadual Tziu Jidaias (PMDB-Ariquemes) tem um estranho conceito de fidelidade. Esta filiado ao PMDB e é ao mesmo tempo líder do governo na Assembléia Legislativa. É um novo modelo de fidelidade partidária em Rondônia, aquele que serve dois senhores ao mesmo tempo.

O ressarcimento

Projeto de autoria do deputado federal Jorge Tadeu Mudalem (DEM-SP), prevê que os fabricantes de cigarros indenizem o Sistema Ùnico de Saúde (SUS) pelos gastos decorrentes com doenças relacionadas ao uso de derivados de tabaco. A matéria corre em regime de urgência no Congresso. As doenças a serem indenizadas e seus valores ainda serão definidos.

Proibição em pauta

O projeto do parlamentar paulista também prevê a proibição do uso de máquinas para a venda de cigarros e charutos no país. Neste caso, a multa estabelecida será de até R$ 25 mil, podendo ser triplicada em caso de reincidência. Como se sabe,  tabagismo é considerado pela OMS a principal causa da morte em todo mundo

As definições

Uma coluna sem papas na língua 20/06/08 - Gente de Opinião
Tudo se encaminha para as definições em Porto Velho e Ji-Paraná. Na capital o PDT entra na coalizão suprapartidária dando sustentação ao projeto de reeleição do prefeito Roberto Sobrinho. Na capital da BR, esta saindo a fumacinha branca do encontro dos cardeais, para indicar um acordo entre José Bianco (DEM) e Zé Otônio (PSDB).

Em Ouro Preto

Uma coluna sem papas na língua 20/06/08 - Gente de Opinião
Conversei ontem com o deputado estadual Alex Textoni e ele me garantiu que ainda hoje sai a definição do seu vice em Ouro Preto do Oeste. O pré-candidato a prefeito do PTN vai pilotar uma aliança de quase uma dúzia de partidos e entra na jornada com apoio do governador Ivo Cassol.

Última homenagem

Amigo de longa data e colega  durante anos aqui do Diário da Amazônia durante a implantação deste rotativo, faleceu ontem em Porto Velho  Mário Oliveira. Foi velado na funerária São Judas Tadeu, onde recebeu as últimas homenagens dos amigos e seu corpo será sepultado em Linhares, no Espirito Santo.
 
A criminalidade

O governo  Luis Inácio Lula da Silva aposta na ampliação do Projovem para reduzir a criminalidade entre os jovens no país. Recente estudo mostrou que a maioria dos presos brasileiros são jovens e a maior parte da criminalidade vem das camadas populares, pela falta de opções ao estudo e trabalho e lazer.

Convenção marcada

Esta definida  para o próximo dia 29, domingo, a convenção do PMDB que servirá para homologar em Vilhena a candidatura do ex-prefeito Melki Donadon. Melki já foi prefeito duas vezes, emplacou  o atual, seu sobrinho Marlon e tem tudo para voltar ao poleiro no Palácio dos Parecis. 

Do Cotidiano

Impactos catastróficos

A assustadora estiagem amazônica de 2005 obteve uma unanimidade e duas discordâncias. A unanimidade é o temor de que ela venha a se repetir no futuro. As discordâncias: para alguns especialistas, ela foi uma primeira grande “pontada” do aquecimento global, um sinal divino de que nossos pecados com o meio ambiente estão em vias de chegar ao castigo infernal; para outros, trata-se de um pico, um fenômeno atípico que até pode se repetir, mas não tem relação de causa e efeito com o aquecimento global. 

O problema é que secou, esturricou, dramatizou uma realidade que para as populações da região não é a mais animadora. Afinal, quem quer ser vítima de secas, fumaceira, enchentes e miséria sustentada em lugar do desenvolvimento sustentável?

Em paralelo a esse debate, há outro, ainda mais preocupante sobre as suposições de que a seca de 2005 tenha sido o efeito de uma causa em especial ou uma ocorrência atípica: é mesmo verdade que o apocalipse virá? O mar de água doce vai virar sertão? 

Para nos intranqüilizar ou advertir, seja como for, o cientista inglês Peter Cox, professor de Dinâmicas de Mudanças Climáticas da Universidade de Essex, manifesta sua crença de que os mesmos fatores que causaram a estiagem devem se repetir. “Não podemos dizer com certeza que a seca como a que ocorreu em 2005 foi causada pelo aquecimento global. Mas podemos dizer que a probabilidade de um evento como esse vai aumentar como conseqüência da mudança de clima induzida pelo homem, podendo se tornar bastante comum até o final do século”, afirma Cox.

Em todo o mundo, diferentes equipes procuram montar cenários para projetar o que pode mudar no clima e na Amazônia em futuro breve. Um dos cenários mais confiáveis é o do inglês Hadley Centre, defendido por Cox. Esse modelo tem como característica central o tom de alerta para impactos catastróficos na Floresta Amazônica em um período décadas, ao cabo dos quais os técnicos não hesitam em afirmar que tende a sobrevir o “colapso da Amazônia”.   

Embora haja outros modelos, alguns bem diferentes desse “catastrofismo”, como dia o ex-presidente Fernando Henrique, está já bem claro, pela repercussão entre os cientistas, que o modelo do Hadley Centre fez a cabeça da comunidade. O representante brasileiro do programa International Geosphere-Biosphere, Carlos Nobre, está convencido de que o alerta é válido, mas que a seca de 2005 foi atípica.

“A maior parte da secas na Amazônia”, disse Nobre, “acontece no Nordeste da floresta, mas esta começou no Oeste e no Sudoeste, e seu impacto se espalhou até o Centro e o Leste”. Sendo assim, já que de fato não é nenhuma inevitável maldição divina, ainda está em tempo de tomar atitudes que respeitem o ambiente e a vida dos amazônidas.   

Via Direta

***A empresária Silvia Cunha foi escalada pelo PSDB para disputar a prefeitura de Presidente Médici *** Uma coluna sem papas na língua 20/06/08 - Gente de OpiniãoO ex-secretário de Obras Edson Silveira entra na briga por uma vaga à Câmara de Vereadores de Porto Velho *** A nominata petista é uma das mais fortes na capital *** A CNBB lidera o projeto de iniciativa popular que visa impedir os políticos com ficha suja de concorrer nas eleições de outubro.

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)