Sábado, 20 de junho de 2009 - 07h49
Uma debandada
Começa nos próximos dias uma debandada no PTB envolvendo lideranças importantes como Leudo Buritis (Ji-Paraná), Milene Mota e Jairo Beneti (Rolim de Moura), Cabo João e tantos outros prováveis postulantes a Assembléia Legislativa. Tudo isso decorre de promessas não cumpridas pelo presidente regional Nilton “Sanguessuga” Capixaba e Palácio Presidente Vargas.
Nem pão dormido
Como o governador Cassol já esta apoiando 22 secretários estaduais e regionais à Assembléia Legislativa, não esta sobrando nem pão dormido para os petebistas que vão entrar na peleja de 2010. Os aliados descontentes – do PTB e outras siglas - estão sendo tratados como adversários, já que a cúpula estadual já tem seus ungidos definidos para a eleição do ano que vem.
Rumo ao PDT?
Tanto os descontentes do PTB como dezenas de candidatos a Assembléia Legislativa preteridos pela opção do governador com sua turma de secretários, estão com as malas prontas ingressar em outras legendas e inclusive no PDT, de Acir Gurgacz, que vai se configurando desde agora como o grande nome do “Frentão” para disputar o governo estadual no ano que vem.
Dobradinha infernal
Esta pronto o Plano B do Palácio Presidente Vargas para as eleições do ano que vem com a confirmação da cassação do senador Expedito Júnior: sendo assim os palacianos escalariam Ivo Casssol e Expedito, para em dobradinha conquistar as duas vagas ao Senado, com João Cahula ao governo. São três rolimorenses disputando a peleja, sem contar Raupp que é da oposição.
Evitar acidentes
Já entrou em pauta no Senado, projeto de lei da Câmara dos Deputados, de autoria da deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) que obriga as embarcações fluviais a instalar proteção no eixo e outras partes móveis do motor, como forma de evitar acidentes, como os constantes escalpelamentos, pelos rios da Amazônia.
Nosso divisionismo
Porto Velho é uma cidade tão dividida por rivalidades tribais que aqui até os pombos da paz resolvem suas diferenças na pancada. Lamentavelmente, o governador Ivo Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho, continuam se estranhando. Ora, cada um tem que assumir suas responsabilidades e não ficar jogando culpas nas costas do outro. É preciso que cresçam!
O vôo da tucana
O PSDB já esta entusiasmado com a performance da vereadora Mariana Carvalho, eleita com uma grande votação nas eleições de 2008 na capital. O Diretório Nacional aposta na liderança da tucaninha de bico afiado, como uma das lideranças emergentes da legenda em Rondônia. Já foi convocada pelos tucanos de alta plumagem para disputar uma vaga à Assembléia Legislativa em 2010.
Obras em penca
Em peregrinação pela imprensa nos últimos dias o prefeito Roberto Sobrinho anunciou uma verdadeira penca de obras, enfatizando melhorias da saúde, com a construção de três novos postos, obras de pavimentação atingindo bairros distantes - até o Ulysses foi contemplado – e saneamento básico. Tão criticado nos primeiros meses do ano, o petista volta a deslanchar, como na gestão passada.
Qualidade melhora
A Assembléia Legislativa que só tinha uma ou duas andorinhas fazendo verão (Jesualdo e Firigolo), começa finalmente a mostrar quadros mais qualificados. Os deputados Miguel Sena, professor Dantas, Dr. Alexandre e Luis Cláudio já aparecem melhor, com projetos de envergadura. No entanto, tem parlamentares ainda apagados como Wilber, Miotto, Ezequiel, etc.
Do Cotidiano
Fumo, no combate aids
O velho e tão condenado tabaco terá dias de glória. Os cientistas que avançam no combate à aids descobriram que ele pode se tornar um grande aliado no combate ao terrível vírus que destrói as imunidades do organismo humano e o deixa suscetível às mais diversas enfermidades.
À primeira vista, os fumantes inveterados podem acreditar que se trata de fumar para evitar o HIV, mas não é nada disso. Fumar continua sendo danoso à saúde humana. O que os cientistas descobriram é que um dos fatores patogênicos do tabaco é útil também para danar a saúde do vírus.
Já se sabe há algum tempo que uma substância batizada de griffithsina (mais conhecida pela sigla GRFT), produzida naturalmente por algas vermelhas, age como um eficiente inibidor contra o vírus da Aids. Em contato com o HIV, ele quase imediatamente desativa a capacidade do vírus de contaminar células humanas. Ele é, portanto, uma substância candidata a compor um gel que, aplicado na mucosa vaginal ou anal, poderia prevenir a infecção.
No entanto, a produção dessa substância atualmente é complicadíssima e cara demais. Muito mais cara do que simplesmente adotar a medida convencional mais barata de prevenção contra o HIV, que é o uso de camisinha. A saída foi partir para a pesquisa de modo a encontrar um produto similar obtido mais facilmente e a custos menores.
Inibidor promete – Kenneth Palmer, da Universidade Louisville (EUA), está usando um vírus para alterar geneticamente plantas da espécie Nicotiana Benthamiana (vegetal herbáceo originário da Austrália, rico em nicotina e outros alcalóides), que passaram a produzir a griffithsina em copiosas quantidades – mais de 1 grama por quilo de folhas da planta.
Se os resultados de sua pesquisa se confirmarem, vão permitir a formação de um gel eficaz para combater a epidemia de HIV, que segue galopante na África e aumenta sua agressividade na Ásia, além de afetar seriamente boa parte do Ocidente industrializado.
“Exigências para microbicidas eficazes anti-HIV incluem potência, atividade de espectro amplo contra as cepas mais proeminentes do vírus, seletividade para alvos celulares hospedeiros e virais, prevenção na transmissão do HIV de célula a célula, estabilidade tanto em trânsito como in vivo, biodisponibilidade em mucosas-alvo nenhuma toxicidade para as superfícies das mucosas, e finalmente a habilidade de ser produzida em grandes quantidades com custo mínimo”, afirma o cientista em seu relatório.
Via Direta
*** Sábios petistas e cassolistas divergem quanto à questão sucessória se o governador Cassol for cassado *** Petistas acham que Fátima Cleide assume, os governistas garantem que será o presidente da ALE Neodi Carlos *** Encravados em reserva nacional, os distritos Jacinópolis, Palmeiras e Nova Dimensão deixaram de receber benefícios públicos *** É mais um impasse.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri