Sexta-feira, 20 de julho de 2007 - 08h49
Ao final do primeiro semestre e do período de sessões extraordinárias - a frente do comando a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, o deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste), presidente da Casa de Leis, comemorou os resultados dos primeiros meses de gestão. Aos poucos o Parlamento estadual recupera a credibilidade perdida na última década.
A reorganização
A Escola do Legislativo toca os cursos profissionalizantes, estendendo suas atividades ao interior do Estado; a demissão de fantasmas e de alguns figurões morando fora do estado se confirmou e, recursos na ordem de R$ 12 milhões, com uma política eficaz de gerenciamento, foram economizados. Serão aplacados na construção da nova sede do Poder Legislativo.
Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, torcida brasileira! Está aberta a sensacional corrida pela vaga de postulante a vice-prefeito na chapa do prefeito Roberto Sobrinho, o grande favorito para a jornada 2008. PMDB, PDT, PC do B e tantas outras legendas tentam se reforçar e mostrar que tem musculatura para a ambicionada função.
Mesmo falando em candidaturas próprias, os partidos da base aliada de Sobrinho, estão mesmo de olho naquilo, a vaga de vice. Todo mundo sabe que o petista decolando com uma boa reeleição em 2008, torna-se o candidato natural do PT ao governo do estado em 2010. Portanto, neste caso, o vice ganharia dois anos de titularidade no Paço Tancredo Neves.
Para indicar o vice de Sobrinho, o PMDB tem como trunfo o senador Valdir Raupp, presidente do diretório regional do partido, aliado da legenda de Lula, tanto no plano federal, como na esfera estadual. O ungido de Raupp seria o empresário Fernando Prado que se diz candidato a prefeito para valorizar os entendimentos. Não engana nem os políticos da categoria fraudinhas.
No caso do PDT, além da parceria formada nas últimas duas eleições com Acir Gurgacz, o partido tem um importante secretário municipal no governo popular de Sobrinho: o vereador de Porto Velho e secretario de Serviços Públicos Jair Ramirez, ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual. Uma bela carta do socialismo moreno.
E os vermelhinhos?
Bem articulados, os vermelhinhos do PC do B, se reforçaram com vereadores, com lideranças municipais, ex-deputados e boa parte do grupo político do falecido prefeito Chiquilito Erse para o pleito do ano que vem. Teria como carta para indicar a vice de Sobrinho, o vereador Davi Chiquilito, tido inicialmente como postulante a prefeito do partido.
Façam suas apostas!
As cartas do PMDB, do PDT e do PC do B são boas para esta sensacional peleja a disputa da indicação do vice e a escolha vai dar uma boa dor de cabeça para os petistas já que ninguém está brincando em serviço. Vejam o caso do PDT, por exemplo: Acir foi o candidato ao Senado mais votado em Porto Velho e está prestes a assumir o Senado.
Com assinatura de convênio com o DNITT, o prefeito de Ji-Paraná José de Abreu Bianco dá início a construção de uma das obras mais importantes para Rondônia nos últimos anos: o alargamento da ponte sobre o Rio Machado, que corta Ji-Paraná em dois distritos. Único eixo de ligação com o sul do país, a BR 364 padece de congestionamentos na altura da ponte. Quando interrompida, prejudica a região Norte por inteiro.
Mesmo com o Ministério Público recomendando as prefeituras e Câmaras Municipais a demitir os parentes dos prefeitos e vereadores, as resistências são grandes. Veja o caso de Melki Donandon, tio do prefeito Marlon, seu títere, em Vilhena. Apegado ao cargo de secretário geral, Melki resiste em deixar o Palácio dos Parecis.
Do Cotidiano
A temporada de desafios
Agora, todo mundo resolveu desafiar o governador Ivo Cassol, de Sagarana a Che Guevara, de Praia do Tamanduá aos topos da Serra do Touro? Senão vejamos: recentemente, de asas crescidas, o deputado federal Lindomar Garçon, negociava com lideranças da oposição uma aliança para as eleições municipais do ano que vem, contrariando os interesses de Dom Ivo. Logo em seguida, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho desafiou em programas de rádio o governador a equacionar os problemas de água e esgoto da capital, senão ele Sobrinho, entrava nas paradas e resolveria tudo! Agora, é Melki Donadon, lá no Cone Sul, fazendo barulho, carreata de protestos e exortando Ivo a resolver os problemas de saúde locais. E mais: caso o governador resolva suas exigências ele se compromete a caminhar a pé entre Vilhena e Pimenta Bueno, um trajeto de quase 200 quilômetros! Ora, Donadon exige uma porção de UTIS e um monte de exigências que nem Curitiba tem...
Francamente, desafios assim, até eu faço, caso ele dê confiança a inspetores de quarteirão, como eu! Veja: se Ivo resolver o problema de segurança em Porto Velho carregarei uma cruz daquelas pesadonas da Paróquia São Tiago a Catedral Sagrado Coração de Jesus!
Francamente, desafiar o governador para tarefas quase impossíveis, escolhidas a dedo, é fanta! Para equacionar os problemas de água e esgoto de Porto Velho vai mais umas quatro administrações estaduais pela frente. Para botar tanta UTI em Vilhena, como deseja Melki, que pleiteia a função de mártir naquelas bandas, também demora.
Com tantos desafios, Cassol já deve andar desconfiado. Que vantagem, levará nestes confrontos? Neste momento é mais conveniente dizer para os prefeitos amotinados: "Primeiro se elejam a governador, para equilibrar a peleja, para então me desafiar. Virou bagunça? Não tem mais hierarquia neste mundo?".
Suspeito que Roberto e Melki estão fazendo todo esse alvoroço com pesquisa debaixo dos braços. Cassol prepara um ungido para enfrentar Roberto Sobrinho na capital e terá um nome apoiado a prefeitura de Vilhena contra o clã Donadon. Nada mais natural, por conseguinte, de que desgastá-lo até o talo!
E já notaram? Quanto mais Cassol acumula poder hoje é o supremo comandante do governo do estado e da Assembléia Legislativa mais arruma resistência? A oposição está acordando e se organizando. Já monta estratégias de combate para 2008 e 2010.
Via Direta
*** Rumo a reeleição, o prefeito Roberto Sobrinho trabalha forte na pavimentação na região da Nova Porto velho *** A base palaciana na Assembléia Legislativa anuncia que vai ressuscitar a CPI do Sintero, abortada por José Amauri *** Aliás, Amauri tem usado todo mundo para fazer caixa na temporada. É coisa de louco.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico
Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q
O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes
Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d
Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social
Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei
Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário
Belos discursosNo Brasil, em que narrativas tortas são forjadas sem nenhum pudor para livrar a cara de notórios malandros, até dizer o óbvio soa co