Quarta-feira, 20 de agosto de 2008 - 07h10
Ato Cívico
Com a participação de todos candidatos à prefeitura de Porto Velho, o ato cívico promovido pela OAB segunda-feira foi o pontapé inicial para esquentar a campanha. A maioria levou suas torcidas organizadas e alguns aproveitaram a ocasião para cutucar os adversários. Mais uma vez a OAB-RO fazendo história.
Mostrando a cara
Com o horário gratuito e mostrando a cara nos bairros, o deputado federal Mauro Nazif, candidato do PSB a prefeitura da capital começa a botar finalmente sua campanha na rua. Com grande apelo popular nas regiões dos eixos operários do Tancredo/JK/Ulisses e Eldorado/Caladinho/Gurgel, Nazif começa a caminhada para uma vaga num previsível segundo turno.
A ilha dos botos
Muita gente tentando descobrir onde fica a ilha - é no Rio Madeira - onde um grupo de políticos rondonienses promove orgias romanas. Os pilantras falam às esposas que vão pescar e vão bancar os botos na tal ilha. Não confundir com o refúgio dos naturalistas (aquele pessoal que nada pelado) num afluente do Rio Jamari. Coisa de louco!
As surpresas
Além de Porto Velho onde largou na frente com Roberto Sobrinho e em Cacoal com o padre Franco, o PT de Fátima Cleide e Eduardo Valverde está virando o jogo em vários municípios. Em Ouro Preto do Oeste Sônia Arrabal está colando em Alex Textoni, em Presidente Médici Lurdinha do PT já polariza com Gilson Borges. E inesperadamente está criando asas em Candeias e Guajará Mirim.
Rede de Opiniões
O programa Rede de Opiniões do jornalista Adão Gomes acabou se transformando numa referência para a discussão dos prefeituraveis da capital. Ontem foi a vez do tucano Hamilton Casara ser sabatinado, falando de temas importantes em voga neste momento político.
Uma ex-cicciolina
A empresária Lea Leandro que já disputou cargos eletivos como a cicciolina da Amazônia, desistiu de exibir os seios fartos e hoje é uma pudica candidata a vereadora do PMDB na capital. Lea disputa eleições na capital desde 96, mas agora está confiante de uma vitória.
Os ungidos de Ivo
O governador Ivo Cassol deve estar de cabelos brancos com seus ungidos. Ocorre que exceto José Bianco (DEM) em Ji-Paraná, os demais estão ameaçados de peias históricas, como são os casos de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, etc. Seus candidatos estão precisando de mais biotônico.
Campeões de votos
Ouvindo daqui e dali, colhi os dois nomes considerados os campeões de votos na dura disputa aos cargos de 16 vereadores na capital nesta temporada. São eles José Augusto (PMDB) e Kruger Darvich (PC do B). Vamos ver se ambos conseguirão ratificar todo o favoritismo nas urnas.
A recepção
O ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira foi visitar os servidores da Assembléia Legislativa e ficou até surpreso com a recepção. Ele foi pedir votos para seu filho Jean Oliveira, candidato a vereador pelo PSDB, seu herdeiro político. Para quem foi considerado o grande vilão da política de Rondônia, nada mal.
Um desafio
Com alguns parentes disputando cargos eletivos em Alta Floresta e Porto Velho, o ex-presidente do Poder Legislativo já esta testando suas bases para 2010. Com os bens bloqueados, Carlão vai fazer a campanha do filho e da irmã no peito e na raça. Vamos ver como é que vai se sair.
Do Cotidiano
As eleições em Ariquemes
Conheci o município de Ariquemes em meados dos anos 80, ainda com poucos anos de existência já que tinha sido desmembrado de Porto velho em 1977. Era um formigueiro de tanta gente e a fumaça das madeireiras já era enorme. Marcio da Novalar recém tinha se desligado do grupo Rondolar, do clã Calixto se instalando naquele promissor povoado. Na época os prefeitos ainda eram nomeados: Francisco Sales foi um dos primeiros e, Ernandes Amorim, que já foi prefeito e senador, hoje deputado federal recém tinha emigrado da Bahia se tornando suplente de deputado estadual ainda em 82.
De lá para cá passaram inúmeros prefeitos – as primeiras eleições foram em 1982. De Gentil Valério a Confúcio Moura rolou muita água. O clã Amorim se projetou com o caudilho da roça Ernandes e a sua Filha Daniela. Confúcio Moura se firmou como deputado federal, depois como prefeito e atualmente pleiteia a reeleição. Francisco Sales que foi administrador nomeado e prefeito eleito pelo voto direto foi deputado federal, outra grande liderança do Vale do Jamari, hoje meio sumido do pedaço.
Ariquemes, com seus quase 100 mil habitantes terá eleições em outubro tendo como candidatos o atual prefeito Confúcio Moura (PMDB), o pecuarista Lourival Amorim (PSDC) e o professor Joça (PSOL). Seriam mais candidatos, mas ocorreram desistências no caminho: Adelino Follador, ex-prefeito de Cacaulândia desistiu da empreitada, assim como a deputada estadual Daniela Amorim.
Do que eu vi no interior, Confúcio hoje tem o melhor desempenho no municipalismo e, vai para o pleito de outubro como um dos maiores favoritos da temporada. Desenvolve uma administração profícua e inovadora exibindo qualidades de bom administrador. Ele tem ambições futuras: chegar ao Palácio Presidente Vargas em 2010, como candidato ao governo do PMDB. Portanto, quando o eleitor votar no seu nome, havendo vitória de Moura, já precisa ficar sabendo que seu vice Márcio da Novalar terá dois anos pela frente no Palácio do Cacau.
Seu principal oponente, o pecuarista Lourival Amorim, presidente da Associação dos Pecuaristas, pilota uma coligação de uma penca de partidos e terá o apoio do governador Ivo Cassol na disputa local. Com certeza os deputados Ernandes e Daniela estarão ao seu lado, embora não tenha vínculos de parentesco com o candidato do PSDC.
Se na eleição passada, Confúcio penou para ganhar a disputa com Daniela – foi beneficiado pela prisão do pai da prefeita, o hoje deputado Ernandes – já na atual campanha o prefeito nada de braçadas para a reeleição. Se for derrotado – ninguém é imbatível - estará em Ariquemes a maior zebra das eleições 2008.
Via Direta
*** Nesta quarta feira o Senado volta a discutir o projeto que muda as regras para a criação dos novos municípios ***A matéria abre a pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania *** Para reforçar a segurança na região de Buritis o governo estadual despachou três novas viaturas *** A região tem recebido enorme fluxo de migrantes.
Fonte: Carlos Sperança
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,