Sexta-feira, 1 de junho de 2007 - 07h17
Esse negócio de cada confusão entre o alto clero e o baixo clero da Assembléia Legislativa acabar na casa do governador Ivo Cassol tem que acabar. O Parlamento estadual podia pelo menos disfarçar a submissão, a entrega, a obediência. Poderiam pelo menos disfarçar a partir de agora: os deputados brigam, passam perto da casa do governador, ligam para o mandarim, e se reúnem numa casa vizinha!
Espada na garganta
O que me causa perplexidade é que Ivo é um baita articulador e tem dado mostras desta condição, conseguindo virar jogos praticamente perdidos. A ele também interessa não passar por guru dos deputados, mesmo porque existe um grupo de mal-intencionados querendo a volta do nepotismo, dinheiro para fundações, venda de marmitex etc. Ora, se estas coisas forem decididas na sua casa, como ficará sua imagem?
Já são claros os indícios do racha cassolista na Assembléia Legislativa. A proposta da alteração de eleições na Mesa Diretora é uma delas. Existe até um casuísmo, embutido dentro das propostas do baixo clero: Se o governador Ivo Cassol for cassado e o presidente da Casa Neodi Carlos assumir o governo, o vice Alex Textoni não poderá assumiir a presidência da ALE. Neste caso haveria uma nova eleição!
A Folha de São Paulo comentou ontem a realização de uma nova operação da Policia Federal, que poderá ser batizada de Rubi, para investigar fraudes em ações trabalhistas. O negócio alcançará juízes, advogados e funcionários do Ministério do Trabalho. E nem, tem gente aqui em Rondônia já de cabelos em pé. Salve-se quem puder, torcida brasileira...
Para as eleições municipais de 2008 no estado, o PT vai liderar um bloco peso-pesado, com legendas do calibre do PMDB e PDT alinhadas. Vejam o caso de Porto Velho. Sobrinho vai a reeleição embalado com enorme índice de aceitação popular, mais o apoio do candidato ao Senado mais votado na capital, Acir Gurgacz, mais a força de Valdir Raupp e Marinha Raupp. Não é pouco.
Reflexos da aliança
Vejam outros reflexos na aliança. Unidos, PMDB/PDT/PT devem conquistar os principais colégios eleitorais do estado. Em Ji-Paraná, por exemplo, o PDT teve o candidato ao Senado mais votado, fazendo 65 por cento dos votos e teve ainda o candidato a deputado federal mais votado no município. Quem for o candidato da coalizão na capital da BR, seja de que partido for, já desponta com boas possibilidades.
Principais colégios
Na verdade, o bloco PT/PMDB/PDT emerge como uma coalizão poderosa também em Ariquemes, com Confúcio Moura (PMDB) a reeleição, em Cacoal onde PMDB, PT e PDT são fortes e em Vilhena, onde Melki Donadon reina absoluto há quase duas décadas. A oposição, portanto, deverá sair das urnas revigorada em 2008.
Os sindicalistas se mobilizaram ontem pelos órgãos públicos e entidades na busca de reposição salariais. Em ato defronte a Assembléia Legislativa leram uma carta aberta a população e anunciaram ato público para o próximo dia 4 de junho, as 08 horas na Praça Marechal Rondon. Em audiência com os representantes da ALE, pediram apoio para seus pleitos junto ao governador Ivo Cassol.
É cada vez mais comum pintarem prefeitos folclóricos e inovadores neste Brasil varonil. Em Rondônia já tivemos vários destes tipos e em época de eleições é que pintam as mais estranhas e polêmicas propostas. Por conta disto temos por aqui desde corrida de jericos motorizados em Alto Paraíso, de avestruz em Mirante da Serra até de Voadeiras em Porto Velho. E tudo virou sucesso, acabou se transformando em atração turística.
Na cidade paulista de Araçariguama, a 50 quilômetros da capital, o prefeito Carlos Aimar, que começou a vida como pipoqueiro, será expulso do PFL por protestar contra o governo do Estado. Isso porque ele anunciou a Secretaria de Segurança Pública que iria fechar a cadeia da cidade alegando haver reduzido criminalidade com suas propostas inovadoras. Aimar não teme atrair atenção por idéias no mínimo "diferentes". Ele acaba de projetar um teleférico para permitir à população ter acesso ao único cinema da cidade. Essa é mais uma das várias obras polêmicas do prefeito, uma espécie de "Hugo Chávez" do interior brasileiro. A nova obra anunciada para essa cidade com cerca de 12 mil habitantes decorre de uma anterior. Inaugurado em julho deste ano, o cinema funciona dentro de um avião Viscont 58, que serviu ao presidente Juscelino Kubistchek, e foi comprado por R$ 80 mil. O avião está na Praça Santos Dumont, que fica na colina mais alta da cidade. O teleférico vai facilitar o acesso dos cinéfilos e dos turistas. A cidade, aliás, também tem um Namoródromo, uma área perto do cinema em que os casais podem namorar no carro. O prefeito Carlos Aimar sabe que chamam seus projetos de esquisitos mas argumenta que todos funcionam bem.
Criatividade e inovações são coisas que valorizam as administrações municipais. Mas ao inovarem alguns pagam um preço alto: Jaime Lerner em Curitiba foi taxado de louco nos anos 70 ao criar calçadões, avenidas 24 horas etc. Hoje ele é imitado por dezenas de prefeitos de capitais brasileiras.
Da atual geração de prefeitos, Confúcio Moura, de Ariquemes, tem se revelado o mais inovador. Lá já tem até guarda municipal e é lá que já foi lançada a pedra fundamental do mais novo símbolo de modernidade rondoniense. O projeto do novo Palácio do Cacau é de encher os olhos.
*** As informações sobre os licenciamentos das Usinas do Madeira estão cada vez mais desencontradas *** Pelo menos volta a reinar um clima de otimismo de que, agora o Complexo do madeira segue adiante *** Vereadores e deputados estaduais adoram inventar viagem à Brasília: ocorre, caro leitor, que as diárias são gordas *** Caro Prefeito Sobrinho: que tal uma operação limpeza ali na região do Cai N'àgua? A população agradece...
O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes
Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d
Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social
Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei
Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário
Belos discursosNo Brasil, em que narrativas tortas são forjadas sem nenhum pudor para livrar a cara de notórios malandros, até dizer o óbvio soa co
Nos escândalos da Sejucel, políticos graduados teriam ficado com a parte do leão
Vida e lucro“Não podemos pegar uma fruta que está na floresta, coletar e vender. Isso está contra a nossa regra. Você tem que pegar, trazer e dar pa