Quinta-feira, 14 de junho de 2007 - 10h23
A formação do Centro Cívico de Rondônia, unindo na mesma região da cidade o Centro Administrativo Estadual (na Esplanada nas Secretarias), a nova sede da Assembléia Legislativa (no terreno da Flor do Maracujá) e o Tribunal de Justiça, une o governador Ivo Cassol e o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos, idealizadores da proposta.
Aquisição do terreno
Para tanto a Assembléia Legislativa já se mobiliza para adquirir o terreno situado na Flor do Maracujá, que pertencente ao Exército. Uma comissão de deputados foi á Brasília tratar do assunto e com o apoio do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp tentam definir a aquisição.
CPI do Sintero
Como já era esperado, a reação das entidades sindicais a CPI do Sintero mobilizou todos os sindicatos contra a iniciativa tomada pelo deputado Miguel Sena (PV-Guajará Mirim). Além do apitaço na própria ALE, o Sindicato dos Professores joga pesado contra os parlamentares que participaram da aprovação da Comissão Parlamentar de Inquérito.
Reforma política
Enfim a reforma política entra em pauta no Congresso Nacional depois de tanto tempo de embromação da classe política. Com muitos pontos polêmicos, deputados e senadores buscam o consenso em matérias que já tramitam há quase uma década no parlamento nacional. Mas desta vez as coisas estão caminhando.
Partilha de cargos
Os entendimentos para a partilha de cargos federais em Rondônia continuam. Para o comando da Ceron já estaria certo o retorno do ex-deputado federal Eurípedes Miranda (PT). Também são disputados a dentadas funções consideradas de grande valia política para os partidos, como as Superintendências do Incra e do Dnitt.
Fim da reeleição
O baixo clero da bancada cassolista o alto clero cassolista é formado pelo grupo dos seis quer emplacar o fim da reeleição da presidência da Assembléia Legislativa e conta com todas as condições para tanto, já que estará aliado aos minguados parlamentares da oposição. A tática agora é buscar a aprovação de uma reforma na Constituição e no regimento interno da Casa de Leis.
Centenário polêmico
O polêmico centenário de Porto Velho, programado para acontecer em 4 de julho, (marco inicial com dormente de prata e lançamento da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré pelos americanos) que divide os historiadores locais, é objeto de matéria especial da revista Momento Brasil que circula na semana que vem em Rondônia, Manaus e Acre.
Formação partidária
Os partidos políticos começam a se preocupar com a formação de novos quadros. Além do PDT, que coloca a Universidade Leonel Brizola e o Instituto de Pesquisas e Políticas Sociais Alberto Pasqualini para cursos e palestras a sua militância, também o PC do B avança na sua estruturação política com curso de formação nos dias 16 e 17 deste mês em Porto Velho.
Rebanho despenca
Os mais entusiasmados já falavam num rebanho de 12 milhões de cabeças de gado em Rondônia, criando a expectativa de uma fantástica performance da pecuária rondoniense. Ao final da 22ª Campanha de Combate a Febre Aftosa, constatou-se uma manada com números mais magros: 10.925.000 mil reses. O presidente do Idaron Lorival Ribeiro justifica: "houve desestímulos".
Previsões otimistas
No entanto, as autoridades sanitárias e manifestam otimistas com um novo crescimento do rebanho, em vista da construção de quatro novos frigoríficos no estado, como relatou ontem, matéria do jornalista Luís Martins, correspondente deste Diário, em Ariquemes. Além da abertura de novos frigoríficos pelo menos dois curtumes já estão a caminho.
Do Cotidiano
A conquista da autonomia
A cada ano mais distritos entram na peleja pela emancipação política e administrativa em Rondônia. Seja em Rio Pardo (no município de Buritis), ou Jacinópois (em Nova Mamoré), as comunidades se empenham na luta pela autonomia.
Com cerca de 1,8 milhão de habitantes, o estado de Rondônia conta com 52 municípios e mais de oitenta localidades espalhadas pelo seu território cuja superfície territorial é quase a mesma do Estado de São Paulo. Alguns distritos já lutam pela autonomia há mais de vinte anos, sem sucesso, mas suas lideranças se animaram com recente audiência pública realizada na Assembléia Legislativa quando o assunto veio a baila, sendo discutida pelas bancadas estadual e federal, mais prefeitos e administradores distritais.
Só em Porto Velho meia dúzia de localidades, a maioria encravadas na região da Ponta do Abunã (caso de Nova Califórnia) ou na zona ribeirinha (distrito de Calama) aspiram a sonhada autonomia.
Seja na crescente São Domingos (em Costa Marques), a progressista Extrema (Porto Velho), a verdejante Triunfo (em Candeias), a consolidada Tarilândia (no Jaru), a palavra de ordem é a luta pela independência.
Existe um longo caminho a ser percorrido. Localidades como 5º BEC (Machadinho do Oeste), Vista Alegre, Jacy Paraná e União Bandeirantes (Porto Velho), Rondominas (Ouro Preto do Oeste), enfrentam dificuldades e entraves burocráticos para avançar, como todas as outras que pugnam pelo desmembramento.
Se em termos demográficos algumas localidades já passaram dos 10 mil habitantes, de outro a maioria não tem condições econômicas de se sustentar pelas próprias pernas. No entanto, mesmo sem estrutura de arrecadação sequer para pagar seu próprio funcionalismo, alguns distritos preferem a emancipação do que continuarem abandonados pelas suas sedes administrativas.
Toda a mobilização é levada em conta em Rondônia onde as autoridades já se posicionam favoráveis ao pleito distrital. Mas embora contem com a simpatia do governador Ivo Cassol, do presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos e da própria bancada federal, os distritos dependem de definições de Brasília, como o afrouxamento da legislação vigente no país que cerceia o surgimento de novos município - para que alcancem a desejada autonomia.
Via Direta
*** Em vários municípios começa a corrida para os partidos reaver as vagas de vereadores que pularam, de galho *** Até em Rio Crespo a coisa esquentou e o PV quer a vaga da vereadora Ediane Maria que migrou para o PTN *** O PSL também manobra na justiça para tomar vagas de edis infiéis em Ariquemes e Rolim de Moura *** No âmbito estadual, o deputado Alexandre que pulou para o PMDB já está na alça de mira do PSDC
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri