Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 21/06/08


 

Recesso branco

Uma coluna sem papas na língua 21/06/08 - Gente de OpiniãoCom as convenções municipais que vão homologar os candidatos a prefeito, vice e vereador nos próximos dias – a grande maioria delas acontecerá nos dias 27, 28, 29 e 30 – a semana que vem será de um recesso branco na Assembléia Legislativa. Os deputados vão acompanhar de perto o encaminhamento da corrida sucessória nos seus municípios.

Os pré-candidatos

Dos 24 deputados estaduais, pelo menos quatro entram na briga pela conquista de prefeituras.  Alexandre Brito (PTC-Porto Velho), Alex Textoni (PTN-Ouro Preto do Oeste), Daniela Amorim (PTBUma coluna sem papas na língua 21/06/08 - Gente de Opinião-Ariquemes) e, Miguel Sena (PV- Guajará Mirim). Ainda tem Valter Araújo (PTB), que dependendo das conjuminâncias poderá entrar nas paradas.

Secando predadores

A maioria dos deputados estaduais empenhados em acompanhar o desdobramento das eleições municipais, estão com os olhos abertos. Vão secar seus predadores. Está bem claro esta estratégia em alguns municípios. Mesmo porque aqueles candidatos que não conseguirem se eleger, virão fervendo para o pleito de 2010.

Barbas de molho

Uma coluna sem papas na língua 21/06/08 - Gente de OpiniãoEm Ji-Paraná, por exemplo, Edvaldo Soares e Joarez Jardim podem se transformar em predadores de Euclides Maciel e Jesualdo Pires. Raquel de Carvalho e Glaucioni Nery, caso derrotadas em Cacoal, serão nomes fortes à Assembléia Legislativa. Já, em Vilhena, Zé Rover, perdendo a prefeitura vai entrar direto na disputa por uma vaga a ALE em 2010, e assim por diante 

Baita desafio

Uma coluna sem papas na língua 21/06/08 - Gente de OpiniãoO engenheiro Flávio Decat que acaba de assumir a presidência das Centrais Elétricas de Rondônia-Ceron tem um enorme desafio para resolver em Porto Velho: combater as ligações clandestinas, os chamados rabichos que já somam quase 10 mil só na região metropolitana. A empresa estima uma perda de 47 por cento de energia só na capital.

Enorme prejuízo

Uma coluna sem papas na língua 21/06/08 - Gente de OpiniãoAgora sob a tutela da Eletrobrás, a Ceron foi pivô de um prejuízo de R$ 54 milhões em 2007 e caminhava sob a administração anterior para o despenhadeiro. Já é previsível uma guerra de facão na periferia para sanar o problema de rabichos. A  antiga gestão da Ceron bem que tentou fazer alguma coisa, mas teve até funcionários que saiu corrido a bala.

Orçamento participativo

Com audiências públicas a serem realizadas nas próximas semanas, a prefeitura de Porto Velho começa a trabalhar as  prioridades da  sua Lei Orçamentária para 2009. Trata-se do orçamento participativo inventado pelos petistas e copiado Uma coluna sem papas na língua 21/06/08 - Gente de Opiniãopor tantos prefeitos e governadores neste Brasil. Nele, a população opina sobre as prioridades para seus bairros.

A participação

O secretario de planejamento Israel Xavier (uma boa revelação no secretariado petista) destaca a importância da participação da população nas audiências que serão realizadas nos bairros. “Quem poderia dizer realmente do que o bairro precisa são os seus moradores”, arremata. De qualquer forma, uma coisa está bem clara: a saúde está em cacos na periferia.



Corrupção eleitoral

Uma coluna sem papas na língua 21/06/08 - Gente de OpiniãoO arcebispo Dom Moacir Grecchi já está empenhado no Projeto de Lei de Iniciativa Popular visando impedir as candidaturas dos políticos com pendências na justiça. A CNBB lidera o Comitê Nacional do Movimento de Combate a Corrupção e trabalha na captação de um milhão de assinaturas para apresentar a proposta no Congresso Nacional.

Do Cotidiano

As eleições 2008

Embora os atuais prefeitos  que disputam a reeleição façam a opção por retardar o processo de debate sucessório, as eleições municipais já estão em pauta em todo o território rondoniense. Em outubro, serão quase um milhão de eleitores,  distribuídos em 52 municípios do estado, votando. Seriam 54 municípios com eleições, mas  o sonho da escolha do primeiro prefeito  nas comunidades de Extrema de Rondônia e Tarilândia virou fumaça, já que nem os plebiscitos para votar a emancipação foram definidos.

Nos principais municípios do estado quem está no poder leva uma ligeira vantagem sobre os candidatos oposicionistas, mas na capital, com cerca de 250 mil eleitores, com eleição em dois turnos a disputa será mais complicada. Mesmo favorito para pontear a corrida em outubro, o prefeito Roberto Sobrinho terá pela rente uma renhida disputa num provável segundo turno com as forças da oposição.

Já, em Ji-Paraná, segundo maior município do estado, Ariquemes ( o terceiro no ranking rondoniense) a tendência é a reeleição dos prefeitos José Bianco (DEM) e Confúcio Moura (PMDB), favorecidos pela fragmentação dos votos da oposição. Como lá, não terá segundo turno ( só existe em municípios com mais de 200 mil eleitores), os alcaides plantonistas levam vantagem.

Em Cacoal (quarto município em eleitores) pinta a primeira surpresa, com um nome petista em condições de brigar de igual para igual com velhas raposas – o Padre Franco - como o ex-deputado federal Nilton Capixaba, do PTB. Na capital do café nunca se pode menosprezar, no entanto a força do nome de Glaucioni Neri que terá apoio da base aliada do governador Ivo Cassol.

No quinto maior município rondoniense, Vilhena, um feudo da família Donadon, graças ao tradicional divisionismo dos eleitores de origem  sulista, a tendência é o clã levar a melhor mais uma vez, ratificando Melki Donadon (PMDB) no Palácio dos Parecis.

Um fato interessante é a participação do PMDB em todo estado. Embora desmoralizado, a agremiação rende bem no interior e desponta como franca favorita em Ariquemes, Vilhena e Jaru e, tem todas as condições também de se dar bem em Cacoal( com aliança com o PT), Pimenta Bueno e Guajará Mirim.

Dos dez maiores colégios eleitorais do estado, o PT é só favorito na capital, mas também tem boas chances com o Padre Franco em Cacoal. Os Democratas de Bianco são soberanos apenas em Ji-Paraná, enquanto que os partidos da base aliada do governador Ivo Cassol (PPS, PV, PSDC, PTB),   ameaçam levar pau nos dez  principais colégios eleitorais do estado. Os ungidos chapa-branca, no entanto, revelam melhores chances nos pequenos e médios municípios do estado.


Via Direta

***A aliança PT/PMDB definiu uma chapa poderosa em Cacoal: Padre Franco a prefeito e Raquel Carvalho a vice *** A Flor do Maracujá, que começou ontem, evidencia mais uma vez a força do folclore regional em Rondônia *** Começam as missas encomendadas contra o prefeito Roberto Sobrinho *** Concluído, mas desequipado e sem recursos humanos, o presídio federal de Porto Velho está entregue aos carapanãs.... 

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)