Terça-feira, 21 de julho de 2009 - 06h03
O encolhimento
Em pleno recesso da Assembléia Legislativa de Rondônia, das Câmaras de Vereadores e do Congresso Nacional, o noticiário político acabou encolhendo. Mesmo quem é adepto da regionalização da notícia, fica extremamente difícil trabalhar apenas com material local. No final de semana, por exemplo, houve apenas o encontro do PC do B.
Congresso Nacional
Depois de semanas agitadas, deputados e senadores finalmente entraram em recesso e só deverão retornar as suas atividades parlamentares no próximo dia 3 de agosto. Neste primeiro semestre, o Congresso foi cenário de escândalos envolvendo atos secretos, passagens aéreas, verbas indenizatórias etc. Realmente os nossos políticos locais são pintainhos perto de tanta rapinagem que ocorre em Brasília.
De mudança
Por falar em PC do B, a ex-vereadora Silvana Davis, atual presidente do PSL sinaliza mudança de armas e bagagens para a legenda dos vermelhinhos na procura de espaço político para se eleger deputada federal nas eleições do ano que vem. Depois de sucessivas derrotas ao Senado, ou como vice de Oscar Andrade em 2004 e de Alexandre Brito em 2008, Davis busca sua reabilitação com o eleitorado.
Rivalidades tribais
Por causa de rivalidades tribais, o governador Ivo Cassol e o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho não se entendem. Ivo, por exemplo, não admite que o petista assuma como de sua lavra qualquer participação nas obras do PAC e na sua própria mídia cita a parceria com o governo federal. Já, o petista reclama de falta de apoio da esfera estadual.
Demarcando território
Para demarcar território a respeito das obras do PAC (àgua e esgoto) em Porto Velho, na semana passada, o governador Ivo Cassol fez questão de operar máquinas marcando sua presença e em, papas na língua, ainda reclamou da morosidade das empreiteiras designadas para as obras. Ele quer mais agilidade na coisa
Tarso lançado
No Rio Grande do Sul, o ministro Tarso Genro foi lançado pré-candidato ao governo do estado pelo PT. No encontro estadual, a legenda também decidiu excluir o PMDB do seu campo de alianças. Como se vê, pra os gaúchos os peemedebistas se transformaram em “indesejáveis”. Já, em Rondônia petistas e peemedebistas devem pular cirandinha juntos.
A busca tucana
Com dificuldades em convencer o deputado federal Fernando Gabeira (PV) a assumir candidatura ao governo do Rio de Janeiro nas eleições do ano que vem, o Diretório Nacional do PSDB já procura outros nomes. Pela importância do seu contingente eleitoral, é estratégico para os tucanos encontrar nome de peso para a dobradinha com seu presidenciável – possivelmente José Serra.
Nominata do PSB
O PSB continua se reforçando em vista das eleições do ano que vem vitaminando sua nominata para Assembléia Legislativa em Rondônia. Um dos nomes mais prestigiados para a contenda é do ex-prefeito de Castanheiras Hélio Dias, convocado por lideranças regionais para entrar na peleja. O vereador Valdecir, o mais votado de Jaru, também foi convocado e esta entrando nas paradas.
Encontro Interclesial
O arcebispo Dom Moacir Grechi enfatizou ontem a importância do XII Encontro Interclesial das Comunidades de Base que começa hoje na capital rondoniense. Lembrou que estarão em discussão temas ligados ao meio ambiente e as questões indígena Entre convidados e participantes serão ao todo quase 3 mil pessoas.
Do Cotidiano
Avanços contra o crime
Criminosos que se julgam impunes, vários anos depois do crime, a partir de agora não serão apenas assombrados pelos fantasmas das vítimas: um novo fantasma, desta vez bem concreto, não só vai assombrá-los como também poderá encaminhá-los aos tribunais.
Não se trata de nenhum milagre nem de paranormalidade, mas apenas as novas carteiras de identidade digitais que já são expedidas no Brasil, requeridas e recebidas num prazo de 48 horas. O modelo dificulta as falsificações, evitando a multiplicação de suas cópias para a aplicação de golpes.
As impressões digitais, a fotografia e a assinatura são digitalizadas e impressas. O número do Registro Geral (RG) também está impresso na frente do documento e não apenas no verso. Vários outros sistemas de segurança, como a marca d’água, impressão de microletras e código de barras servem para o reconhecimento da legitimidade do documento.
O usuário não precisa mais sujar os dedos com tinta de impressão, já que tanto a assinatura como a coleta das digitais são feitas através de um equipamento eletrônico.
Tudo se baseia no Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (Afis, na sigla em inglês), o meio mais rápido, seguro e preciso hoje, em todo o mundo, para identificar uma pessoa. Permite identificar quase que imediatamente um criminoso a partir das digitais colhidas no local do crime.
Com o sistema implantado, papiloscopistas do Instituto de Identificação passarão a fazer plantões para atender locais de crime e colher impressões digitais, como se vê nos filmes policiais em que a busca de provas é feita ao mesmo tempo que a coleta de impressões digitais.
Mas há outros avanços. Sismógrafos (aparelhos que detectam terremotos) podem ajudar a combater a fuga em presídios ou, ainda, auxiliar na proteção da fronteira. A idéia é do delegado João Alberto Fiorini, do Serviço de Registros Policiais para Investigações da Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná.
Com o aparelho, seria possível detectar quando presos começassem a cavar túneis, por meio de ondas captadas embaixo da terra. O delegado Fiorini também pretende combater o transporte submarino de armas e entorpecentes. Fiorini testou o uso de um magnetômetro, aparelho utilizado para captar campos magnéticos e utilizado para encontrar petróleo em grandes profundidades.
As ideias do delegado paranaense foram apresentadas em um seminário sobre soberania e proteção nacional do Exército, em Belo Horizonte. Resta saber se vão ser utilizadas ou não.
Via Direta
*** Se for pra valer só teremos queimadas em Rondônia em situações excepcionais *** A decisão é do Comitê Estadual de Prevenção e Combates as Queimadas *** Com o recesso na Assembléia Legislativa, os deputados estaduais estão visitando as bases no interior *** O consagrado jornalista Paulo Queiroz deve lançar seu blog ainda em agosto *** O clima já é de expectativa na mídia local.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri