Terça-feira, 21 de agosto de 2007 - 05h54
Espada na garganta
A exemplo do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, pressionado pelos partidos da base aliada para definir logo seu postulante a vice para as eleições do ano que vem, o prefeito de Ji- Paraná José Bianco (DEM) enfrenta o mesmo dilema. Um acordo pode sair com o chefe da Casa Civil Joarez Jardim, ou com o deputado estadual Euclides Maciel.
Projeto em andamento
Corre nos bastidores políticos em Ji-Paraná que Bianco indo para a reeleição não completaria o mandato, cedendo seu cargo para o vice, já que tem ambições maiores para 2010, como uma candidatura ao senado ou ao governo. Por isso a disputa pela indicação de vice ganha corpo em Ji-Paraná: seu vice pode ganhar quase dois anos no Palácio Urupá.
Nossos deputados
Com a esmagadora maioria dos deputados estaduais de Rondônia presentes em Brasília desde ontem, para acompanhar votações decisivas para o estado, como o Caso Beron, a Assembléia Legislativa não deverá realizar sessões até quarta-feira data marcada para o retorno. Ontem só vi Chico Paraíba (PMDB- Presidente Médici) nos corredores do Parlamento Estadual. É o mais assíduo da atual legislatura.
Pró-Rondônia
A Comissão Parlamentar Pró-Rondônia, da Assembléia Legislativa, se reúne nesta quinta-feira, dia 23, com o superintendente do Basa em Rondônia Wilson Evaristo para tratar faz linhas de financiamentos para os produtores rurais. Textoni, Jesualdo e Tiziu querem ampliar os recursos disponíveis para a agricultura rondoniense.
Campeão da malária
O título de campeão da malária que já pertenceu a Ariquemes e Machadinho volta para Porto Velho que corresponde atualmente a 43 por cento dos casos da doença em nosso estado. A incidência é muito elevada, mesmo considerando-se que a superfície territorial do município que é enorme, maior que a do Cone Sul inteira. A capital tem menos do que um terço da população do estado.
Congresso tucano
Sob a liderança do presidente regional Hamilton Casara, o PSDB de Rondônia se prepara para o Congresso Nacional do partido. programado para setembro em Brasília, os tucanos de alta plumagem, como Tasso Jereissati, Aécio Neves e Alckmin pediram candidatura própria do partido nas capitais e por isso Casara já encarou a pré-candidatura.
Plano Diretor
Para debater mais uma vez a conclusão do Plano Diretor de Porto Velho, o vereador Zequinha Araújo (PSDC) convocou audiência pública para Câmara Municipal para o dia 28 de agosto. Ele pede a participação popular enfatizando a importância da elaboração do estudo que vai nortear o crescimento do município nos próximos anos
Conferência vermelha
Otimista com seu crescimento nos últimos meses, o PC do B realizou sua Conferência Municipal em Porto Velho no final de semana. O partido que tem como pré-candidato a prefeito o vereador David Chiquilito Erse, já tem nominata completa para a disputa das 17 vagas à Câmara de Vereadores no ano que vem. Pantera e Manoel Neri estão otimistas com o projeto vermelho.
IV Prêmio Sinjor
Com o apoio do felizardo da Sena Roberto Kuppê, o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor lança no próximo dia 29, o IV Prêmio Sinjor de Jornalismo. Como todo ano, a promoção mobiliza a categoria em todo o estado, com elevada participação dos profissionais de comunicação. A festa também serve para confraternização. Que Kuppê apareça! Todo mundo vai querer fazer um vale...
Chovendo pó
Esta chovendo cocaína em Rondônia. Nos últimos dias, em vários quadrantes do estado, Porto Velho, Jaru e Vilhena, foram apreendidos mais de 200 quilos. Destaque para ações das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária no combate ao narcotráfico que ameaça tomar conta do estado Os barões do pó estão voltando...
Do Cotidiano
Creches nos presídios?
De acordo com recentes revelações das autoridades policiais de Porto Velho os acertos por conta de venda e compra de drogas tem liderado os casos de homicídios em Porto Velho. Estima-se também que mais de 60 % de inquéritos concluídos por aqui têm ligação com a venda e o consumo de drogas.
Nas penitenciarias rondonienses os traficantes predominam e lideram as rebeliões. E a cada ano também aumenta o envolvimento de mulheres com o tráfico e venda de papelotes de mela nos bairros da capital rondoniense. Já é o caso de se pensar em creches anexas aos presídios para atender tantos bebês nascendo nas cadeias.
Não existe como combater os elevados índices de criminalidade em Porto Velho sem atitude das esferas governamentais. O próprio delegado Túlio Anderson explica que tudo começa com as crianças abandonadas nas ruas, que sem opção de sobrevivência, sem acesso a educação e a própria alimentação, que acabam sendo cooptadas pelo crime organizado.
As chagas sociais, de fato, estão intimamente ligadas as drogas e a criminalidade. Não se tem como combater esta praga sem tratar com mais carinho a questão dos menores abandonados nesta cidade e neste país. As coisas estão tão evidentes, mas falta a chamada decisão política para enfrentar esta situação.
Nossos jovens estão morrendo em embates nas ruas, entre eles mesmos ou com a Polícia. Existe a necessidade de se combater o problema das drogas nos estabelecimentos escolares, onde o consumo é crescente e cuja idade dos estudantes com acesso aos entorpecentes tem diminuído ano a ano. Em algumas cidades as patrulhas escolares funcionam com eficiência, porque por aqui não tem funcionado direito?
Por falta de ações efetivas no campo social, como a redução das desigualdades, além de políticas publicas para melhorar o acesso a educação dos menores abandonados , não se vê uma luz ao final do túnel. O que se vê são milhares de crianças nos bairros vitimas de doenças motivadas pela falta de água tratada, como a verminose, passando necessidades, muitas fora da escola e as autoridades de todos os níveis omissas com tudo isso. Certamente nossos políticos não imaginam o preço a ser pago mais adiante: mais assaltos, mais estupros, mais homicídios. Até quando?
Via Direta
*** Desvendar assassinatos com o do presidente da Câmara de Ouro Preto, Edson Gasparotto é um dos desafios das autoridades policiais rondonienses *** Para quem não consegue resolver o caso do tarado da lanterna de Ji-Paraná já é pedir muito, não é? *** A fumaça das queimadas tomou conta do estado, de Vilhena a Porto velho *** O DEM mobilizou suas bases em Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé no final de semana.
Fonte:csperanca@enter-net.com.br
O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico
Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q
O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes
Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d
Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social
Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei
Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário
Belos discursosNo Brasil, em que narrativas tortas são forjadas sem nenhum pudor para livrar a cara de notórios malandros, até dizer o óbvio soa co