Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 21/08


Espada na garganta
A exemplo do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, pressionado pelos partidos da base aliada para definir logo seu  postulante a vice para as eleições do ano que vem, o prefeito  de Ji- Paraná José Bianco (DEM) enfrenta o mesmo dilema. Um acordo pode sair com o chefe da Casa Civil Joarez Jardim, ou com o deputado estadual Euclides Maciel.

Projeto em andamento
Corre nos bastidores políticos em Ji-Paraná que Bianco indo para a reeleição não completaria o mandato, cedendo seu cargo para o vice, já que tem ambições maiores para 2010, como uma candidatura ao senado ou ao governo. Por isso a disputa pela indicação de vice ganha corpo em Ji-Paraná: seu vice pode ganhar quase dois anos  no Palácio Urupá.

Nossos deputados
Com a esmagadora maioria dos deputados estaduais  de Rondônia presentes em Brasília desde ontem, para acompanhar votações decisivas para o estado, como o Caso Beron, a Assembléia Legislativa não deverá realizar sessões até quarta-feira data marcada para o retorno. Ontem só vi Chico Paraíba (PMDB- Presidente Médici) nos corredores do Parlamento Estadual. É o mais assíduo da atual legislatura.

Pró-Rondônia
A Comissão Parlamentar Pró-Rondônia, da Assembléia Legislativa, se reúne nesta quinta-feira, dia 23, com o superintendente do Basa em Rondônia Wilson Evaristo para tratar faz linhas de financiamentos para os produtores rurais. Textoni, Jesualdo e Tiziu querem ampliar os recursos disponíveis para a agricultura rondoniense.

Campeão da malária
O título de campeão da malária que já pertenceu a Ariquemes e Machadinho volta para Porto Velho que corresponde atualmente a 43 por cento dos casos da doença em nosso estado. A incidência é muito elevada, mesmo considerando-se  que a superfície territorial do município que é enorme, maior que a do Cone Sul inteira. A capital tem menos do que um terço da população do estado.

Congresso tucano
Sob a liderança do presidente regional Hamilton Casara,  o PSDB de Rondônia se prepara para o Congresso Nacional do partido. programado para setembro em Brasília, os tucanos de alta plumagem, como Tasso Jereissati, Aécio Neves e Alckmin pediram candidatura própria do partido nas capitais e por isso Casara já encarou a pré-candidatura.

Plano Diretor
Para debater mais uma vez a conclusão do Plano Diretor de Porto Velho, o vereador Zequinha Araújo (PSDC) convocou audiência pública para Câmara Municipal para o dia 28 de agosto. Ele pede a participação popular enfatizando a importância da elaboração do estudo que vai nortear o crescimento do município nos próximos anos

Conferência vermelha
Otimista com seu crescimento nos últimos meses, o PC do B realizou sua Conferência Municipal em Porto Velho no final de semana. O partido que tem como pré-candidato a prefeito o vereador David Chiquilito Erse, já tem nominata completa para a disputa das 17 vagas à Câmara de Vereadores no ano que vem. Pantera e Manoel Neri estão otimistas com o projeto vermelho.

IV Prêmio Sinjor
Com o apoio do felizardo da Sena Roberto Kuppê, o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor  lança no próximo dia 29, o IV Prêmio Sinjor de Jornalismo. Como todo ano, a promoção mobiliza a categoria em todo o estado, com elevada participação dos profissionais de comunicação. A festa também serve para confraternização. Que Kuppê apareça! Todo mundo vai querer fazer um vale...

Chovendo pó
Esta chovendo cocaína em Rondônia. Nos últimos dias, em vários quadrantes do estado, Porto Velho, Jaru e Vilhena, foram apreendidos mais de 200 quilos. Destaque para ações das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária no combate ao narcotráfico que ameaça tomar conta do estado Os barões do pó estão voltando...

Do Cotidiano

Creches nos presídios?

De acordo com  recentes revelações das autoridades policiais de Porto Velho  os acertos por conta de venda e compra de drogas tem liderado os casos de homicídios em Porto Velho. Estima-se também que mais de 60 % de inquéritos concluídos por aqui têm ligação com a venda e o consumo de drogas.

Nas penitenciarias rondonienses os traficantes predominam e lideram as rebeliões. E a cada ano também aumenta o envolvimento de mulheres com o tráfico e venda de papelotes de “mela” nos bairros da capital rondoniense. Já é o caso de se pensar em creches anexas aos presídios para atender tantos bebês nascendo nas cadeias.

Não existe como combater os elevados índices de criminalidade em Porto Velho sem atitude das esferas governamentais. O próprio delegado Túlio Anderson explica que tudo começa com as crianças abandonadas nas ruas, que sem opção de sobrevivência, sem acesso a educação e a própria alimentação, que acabam sendo cooptadas pelo crime organizado.

As chagas sociais, de fato, estão intimamente ligadas as drogas e a criminalidade. Não  se tem como combater esta praga sem tratar com mais carinho a questão dos menores abandonados nesta cidade e neste país. As coisas estão tão evidentes, mas falta a chamada decisão política para enfrentar esta situação.

Nossos jovens estão morrendo em embates nas ruas, entre eles mesmos ou com a Polícia. Existe a necessidade de se combater o problema das drogas nos estabelecimentos escolares, onde o consumo é crescente e cuja idade dos estudantes com  acesso aos entorpecentes tem diminuído ano a ano. Em algumas cidades as patrulhas escolares funcionam com eficiência, porque por aqui não tem funcionado direito?

Por falta de ações efetivas no campo social, como a redução das desigualdades, além de políticas publicas para melhorar o acesso a educação dos menores abandonados , não se vê uma luz ao final do túnel. O que se vê são milhares de crianças nos bairros vitimas de doenças motivadas pela falta de água tratada, como a verminose, passando necessidades, muitas fora da escola e as autoridades – de todos os níveis – omissas com tudo isso. Certamente nossos políticos não imaginam o preço a ser pago mais adiante: mais assaltos, mais estupros, mais homicídios.  Até quando?

Via Direta

*** Desvendar assassinatos com o do presidente da Câmara de  Ouro Preto, Edson Gasparotto é um dos desafios das autoridades policiais rondonienses *** Para quem não consegue resolver o caso do tarado da lanterna de Ji-Paraná já é pedir muito, não é? *** A fumaça das queimadas tomou conta do estado, de Vilhena a Porto velho  *** O DEM mobilizou suas bases em Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé no final de semana.  

Fonte:csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)