Quinta-feira, 21 de agosto de 2008 - 06h29
Sobrinho embalado
Com excelentes índices de aceitação popular, o prefeito Roberto Sobrinho (PT) embalou o pé e se as eleições fossem hoje já definiria a parada em primeiro turno. As últimas pesquisas apontam claramente uma larga vantagem do atual prefeito que busca a reeleição, comprovando o que se dizia nesta coluna desde o início da jornada 2008.
Larga diferença
Com tamanha diferença sobre os oponentes – Sobrinho atingiu a marca de 55 por cento de intenções de votos - é previsível que a oposição tente emparelhar o jogo a pedradas durante o horário eleitoral. Nosso alcaide vai precisar de muita paciência para administrar as pauladas e catimbar o jogo.
Jogo de estratégia
Desenvolvendo um bom jogo de estratégia, o candidato petista nesta temporada não permitiu nem a campanha de limpeza anual do governador Cassol em Porto Velho: Sobrinho se antecipou e colocou as máquinas em ação antes que o Palácio Presidente Vargas entrasse na parada.
Fechado com Josias
A assessoria de imprensa do governador Ivo Cassol desmentiu noticia desta coluna dando conta do se apoio ao projeto de reeleição da prefeita Milene Motta (PTB) em Rolim de Moura. Na verdade, o governador esta fechado com Josias Custódio, candidato do PTN. Na atual administração até houve uma aproximação entre Cassol e a prefeita, mas na definição de candidatos Ivo ficou mesmo com Josias.
Compra de votos
Quantas vezes o senador comprador de votos Expedito Júnior vai precisar ser cassado pela justiça eleitoral para que, definitivamente o STE se convença dos maiores crimes eleitorais já praticados neste estado? Com artifícios jurídicos, recursos protelatórios e liminares, Júnior vem postergando sua saída pela porta de fundos do Congresso Nacional.
Boatos ao vento
Como sempre ocorre em temporada eleitoral os boatos rolam a solta durante a campanha. Em Ouro Preto, nos últimos dois dias um deles dava conta de uma possível desistência da candidatura do deputado estadual Alex Textoni (PTN) a prefeitura local. Falava-se que ele teria avaliado ser melhor continuar na Assembléia Legislativa para seus projetos futuros, do que assumir uma prefeitura falida. Será?
Crise do leite
O deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) voltou a advertir, da tribuna da Assembléia Legislativa sobre as conseqüências da crise do leite gerada pela cartelização dos preços pagos aos pequenos produtores. Já existe inclusive uma ameaça de paralisação de entrega nos laticínios, além da formação de piquetes e, protestos generalizados em todo estado.
Horário gratuito
O PC do B acertou na mosca no mote de campanha para David Chiquilito Erse na difícil disputa pela prefeitura da capital. O horário gratuito já está sendo uma mola propulsora para o jovem candidato embalar na jornada 2008 e o vídeo esta sendo decisivo neste sentido. O produto era bom e os vermelhinhos souberam dourar bem a embalagem.
Com transparência
Em sessão pública, demonstrando transparência, o Tribunal de Contas do Estado –TCE vai examinar no próximo dia 8 as contas do governador Ivo Cassol referentes ao exercício de 2006. Ao final da sessão, a corte vai emitir seu parecer que será encaminhado para análise da Assembléia Legislativa do estado.
Do Cotidiano
O grande pano de fundo
As eleições municipais deste ano têm como pano de fundo a disputa ao governo do estado e duas vagas ao Senado no pleito de 2010. Os interessados nas duas cadeiras ao Senado e ao posto do governador Ivo Cassol participam diretamente da peleia, como candidatos, ou apoiando seus ungidos e delimitando território, sinalizando seus territórios de caça aos votos.
Os cardeais da política regional mexem os pauzinhos. De um lado o governador Ivo Cassol que botou toda sua estrutura e prestígio para tentar reverter às eleições na capital (ele apóia Garçon), em Cacoal (com Glaucioni Néri) e em Vilhena (apoiando Zé Rover). Ivo deve disputar uma vaga ao Senado em 2010.
Já, o ex-governador José Bianco, que disputa a reeleição em Ji-Paraná pode disputar uma vaga ao Senado ou o próprio Palácio Presidente Vargas. Ele também tenta emplacar aliados em outros municípios.
Também com domicílio eleitoral na região central, lembrando que foi o candidato ao Senado mais votado na capital, Ji-Paraná e Cacoal, Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, ex--prefeito de Ji-Paraná, também reforça as paliçadas dos seus aliados em todo o estado. Ele participa diretamente da campanha 2008 e aguarda o pronunciamento da justiça para assumir sua vaga ao Senado tendo em vista a cassação do mandato de Expedito Júnior pela compra de votos. Com se sabe, Expedito se mantém no cargo por força de liminar, catimbando e valorizando o máximo sua saída do cargo, mesmo já com duas cassações.
Neste contexto, entram mais dois nomes interioranos: Confúcio Moura, atual prefeito de Ariquemes, parte para a reeleição com os olhos voltados a 2010. Ele é o candidato natural do PMDB e possivelmente terá um vice de Cacoal (Sueli Aragão) ou de Villhena (um dos Donadons).
Com ambições ao governo e ao Senado também está voltado o deputado estadual Alex Textoni, de Ouro Preto do Oeste. Ele tenta se eleger prefeito na Bacia Leiteira e apóia aliados em pelo menos 15 municípios para formar base para a disputa ao governo ou ao Senado.
Para sua sucessão, nos meios palacianos o governador Ivo Cassol joga com dois nomes: com o cassado Expedito Júnior, se conseguir permanecer no Senado, com suas liminares, com o vice-governador João Caúlha, que também esta sendo preparado para a peleja, mas tem ainda como opção o prefeito José Bianco, de Ji-Paraná, seu aliado.
Da capital, dois nomes vão disputar a primazia da disputa ao governo e o Senado, já que o prefeito Roberto Sobrinho descarta qualquer possibilidade neste sentido. Ambos são do PT: O deputado federal Eduardo Valverde e a senadora Fátima Cleide.
Via Direta
*** Os madeireiros se uniram e mandaram limpar as ruas de Vista Alegre da Abunã *** A parceria comunitária agradou a população do importante distrito *** A disputa esquenta em Guajará Mirim e o prefeituravel Vanderlei está colando no atual prefeito Dedé de Melo *** A alta desenfreada nos matérias de construção esta revoltando a população na capital.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri