Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 21/08/09




Os reflexos

Começam a surgir os primeiros reflexos da saída da senadora Marina Silva do PT, como provável candidata a presidência da Republica do Partido Verde no ano que vem. No Congresso Nacional,Uma coluna sem papas na língua 21/08/09 - Gente de Opinião deputados federais e senadores petistas que não concordam com a impunidade de José Sarney já ameaçam deixar a legenda. 

As representações

A orientação de Lula e do comando nacional do PT para o arquivamento das representações contra José Sarney, no Conselho de Ética do Senado, também devem provocar mais baixas. O senador Flávio Arns, é um dos parlamentares inconformados com a vitória de Sarney e da corrupção vigente no Senado da República. 

Em Rondônia

Em Rondônia, os petistas e peemedebistas não tem tantos escrúpulos como Marina Silva e Flavio Arns e os parlamentares de nosso estado abrigdos na legenda de Lula e do PMDB - tanto Fátima Cleide, como os deputados federais Eduardo Valverde, Anselmo de Jesus (PT), Natan Donadon e Marinha Raupp (PMDB) e senador Valdir Raupp (PMDB) – estão pulando cirandinha com José Sarney. 

Situação incômoda 

Uma coluna sem papas na língua 21/08/09 - Gente de OpiniãoE com o ingresso da senadora Marina Silva no Partido Verde, teremos também reflexos em Rondônia. Como disse em coluna anterior, o presidente regional Antenor da Citathy, do primeiro escalão do governo estadual e os deputados Miguel Sena (estadual) e Lindomar Garçon (federal) que tanto desceram à lenha na ex-petista, são fieis escudeiros do governador Ivo Cassol, inimigo declarado da ex-ministra. 

Ponta do Abunã

Os políticos continuam embromando a população da Ponta do Abunã com relação a emancipação do município de Extrema de Rondônia, que em caso consiga a autonomia, terá mais três distritos: Noiva Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Tem alguns iludidos que já pensam até em eleição a prefeito ainda em 2009... 

Revisão do Censo

Em Rondônia a ARON – Associação dos Municípios de Rondônia ainda não se manifestou (sempre com a faísca atrasada, né?), mas no Brasil interior entidades municipalistas já estão em pé de guerra com o IBGE, exigindo uma completa revisão do censo feito por estimativas. Mais uma vez o instituto causa confusão pelo país afora. 

Graves distorções

Em vista de graves distorções criadas pelo IBGE, alguns para municípios que estão crescendo em ritmo mais acelerado, como são os casos de Porto Velho, Vilhena, Buritis, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Vilhena – com muito mis habitantes - em Rondônia, acabarão sendo prejudicados no rateio do Fundo de Participação dos Municípios- FPM. 

Maratona tucana 

Uma coluna sem papas na língua 21/08/09 - Gente de OpiniãoEnquanto nada se decide sobre a troca de comando estadual – a coisa foi chutada pra outubro, nas convenções municipais – o presidente do Diretório Regional do PSDB Hamilton Casara prossegue sua peregrinação pelo interior do estado no sentido de fortalecer a legenda para as eleições do ano que vem. 

Chapas proporcionais

Os tucanos já têm nomes pra montar uma boa chapa para a disputa da Assembléia Legislativa, mas não tem nomes de peso pra enfrentar a forte concorrência dos partidos da base aliada, do PT e do PMDB na peleja das oito vagas á Câmara Federal. Casara esta garimpando possíveis postulantes no interior. 

Do Cotidiano

Avanços contra o crime


Criminosos que se julgam impunes, vários anos depois do crime, agora não serão apenas assombrados pelos fantasmas das vítimas: um novo fantasma, desta vez bem concreto, não só vai assombrá-los como também poderá encaminhá-los aos tribunais.
Não se trata de nenhum milagre nem de paranormalidade, mas apenas as novas carteiras de identidade digitais, que já são expedidas no Brasil, requeridas e recebidas num prazo de 48 horas. O modelo dificulta as falsificações, evitando a multiplicação de suas cópias para a aplicação de golpes.
As impressões digitais, a fotografia e a assinatura são digitalizadas e impressas. O número do Registro Geral (RG) também está impresso na frente do documento e não apenas no verso. Vários outros sistemas de segurança, como a marca d’água, impressão de microletras e código de barras servem para o reconhecimento da legitimidade do documento.
O usuário não precisa mais sujar os dedos com tinta de impressão, já que tanto a assinatura como a coleta das digitais são feitas através de um equipamento eletrônico.
Tudo se baseia no Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (Afis, na sigla em inglês), o meio mais rápido, seguro e preciso hoje, em todo o mundo, para identificar uma pessoa. Permite identificar quase que imediatamente um criminoso a partir das digitais colhidas no local do crime.
Com o sistema implantado, papiloscopistas do Instituto de Identificação passarão a fazer plantões para atender locais de crime e colher impressões digitais, como se vê nos filmes policiais em que a busca de provas é feita ao mesmo tempo que a coleta de impressões digitais.
Mas há outros avanços. Sismógrafos (aparelhos que detectam terremotos) podem ajudar a combater a fuga em presídios ou, ainda, auxiliar na proteção da fronteira. A idéia é do delegado João Alberto Fiorini, do Serviço de Registros Policiais para Investigações da Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná.
Com o aparelho, seria possível detectar quando presos começassem a cavar túneis, por meio de ondas captadas embaixo da terra. O delegado Fiorini também pretende combater o transporte submarino de armas e entorpecentes. Fiorini testou o uso de um magnetômetro, aparelho utilizado para captar campos magnéticos e utilizado para encontrar petróleo em grandes profundidades.
As ideias do delegado paranaense foram apresentadas em um seminário sobre soberania e proteção nacional do Exército, em Belo Horizonte. Resta saber se vão ser utilizadas ou não.


Via Direta

*** Em vista do elevado índice de acidentes com escalpelamentos, foi criado o dia 29 de agosto como data nacional de prevenção *** Em licença, o prefeito de Ji-Paraná José Bianco visitou Paraná e Santa Catarina *** Raupp e Expedito tem conversado muito sobre a sucessão estadual *** Como ambos são de Rolim, querem evitar confronto direto, numa autofagia política. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)