Sexta-feira, 21 de setembro de 2007 - 02h21
Tucanos se reforçam
Sem expressão na região de Ji-Paraná, o PSDB começa a criar corpo com a adesão do deputado estadual Euclides Maciel, eleito pelo PSL e que estava com um pé no Democratas de José Bianco. O volúvel parlamentar, no entanto, optou por embalar as asas em direção ao tucanato, cuja filiação já foi anunciada para sábado com a presença do presidente nacional da legenda José Anibal.
Cavalo de Tróia
A adesão de Maciel ao PSDB faz parte da Operação Cavalo de Tróia criada pelos governistas para tomar o partido mais adiante. Aliás, Euclides nem disfarça: confirma que mesmo no PSDB vai continuar na base governista. Mais dois deputados cassolistas devem entrar na legenda para vitaminar a tomada da legenda.
Cabelos em pé
Com tudo isso, o presidente regional Hamilton Casara, ratificado no poleiro tucano na semana passada, deveria ficar com os cabelos em pé mais uma vez, já que os cassolistas lá dentro terão mais força para tomar a legenda goela abaixo. Caso Tiziu também assinar a ficha no sábado, que os tucanos se preparem: já levará junto um punhal governista afiado para desferir nas costas de Casara.
Baita trapalhão
E as trapalhadas do alto clero da Assembléia Legislativa? O vice-presidente da Casa, Alex Textoni tem se revelado um baita trapalhão. A cada projeto enfrenta encrenca vide caso dos pescadores e a cada entrevista arma confusão. Pior que faz promessa que não pode cumprir, como divulgar aquela lista dos 40 que receberam R$ 8 milhões em janeiro. Se cumprir, a casa cai. Até a dele...
Terra de machos?
Foi se o tempo que Cacoal, de bravos pioneiros, era aquela terra de políticos machões, como o ex-deputado estadual Zuca Marcolino, que nos anos 80 andava armado e resolvia as pendengas no pau não é levar desaforos para casa até hoje - ou de desbravadores rudes como o bárbaro Hagar, do porte do deputado Pedro Kemper, esse já falecido.
As candidatas
Hoje, caro leitor, a aprazível capital do café é administrada pela segunda vez por uma prefeita Sueli Aragão que foi releita dando uma sova em Divino Cardoso elegeu a presidente da Câmara de Vereadores Raquel Carvalho e tem a vereadora mais votada de Rondônia Glaucione Nery. Como não bastasse, Raquel (PMDB) e Glaucioni (PSDC) são possíveis candidatas a prefeitura local.
Olhos atentos
Com um olho no seu projeto de alçar a prefeitura de Porto Velho no ano que vem e outro no governador Ivo Cassol com quem ele evita encrencas por enquanto - o deputado federal Lindomar Garçon (PV) vai mostrando que com Ivo ou sem Ivo, ele entra na peleja pela vaga do prefeito Roberto Sobrinho. Da base aliada ele é o nome que mais tem apoio do eleitorado, com léguas de distância de Alexandre Brito, Edgar do Boi etc.
Rios voadores
Se é que existem, como afirmam os cientistas, rios voadores na Amazônia que abastecem com suas chuvas até o sul do país, a estiagem que nos aflige, já chegou aos céus dos sulistas. Ocorre que em várias regiões do Paraná e Santa Catarina já não chove há dois meses e muitas localidades estão sendo abastecidas de água para consumo por carros pipas pela companhias de abastecimento de água.
Dia de Filiações
Com a presença do pré-candidato a prefeito, vereador David Chiquilito Erse, o PC do B realiza o Dia das Filiações, neste sábado, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Em ritmo de crescimento, o partido já tem chapa completa com 42 postulantes para disputar as 17 vagas da Câmara Municipal. Toda aquela turma vermelhinha empoleirada no do Ipam está convidada...
Do Cotidiano
Com os dias contados
Quem não está acostumado nas temporadas eleitorais com pesquisas fajutas? Os políticos adoram a prática e boa parte dos institutos que trabalham no ramo não se faz de rogado em tabular informações inverídicas a gosto do cliente, desde que bem pago. Assim sendo as missas encomendadas tem prosperado em alguns estados e Rondônia tem uma certa tradição em fraudar sondagens eleitorais, seja em eleições municipais, ou mesmo ao governo.
Projeto da lavra do senador Osmar Dias (PDT-PR) quer mudar esse comportamento tão arraigado no cenário brasileiro que gera uma relação promíscua entre institutos e políticos. Conforme o projeto de lei 157/07, que fixa normas sobre as eleições, a partir de agora haverá punição para os dirigentes de institutos que por dolo (intencionalmente) divulgarem informações prejudiciais a candidato.
Pela proposta de Osmar Dias, o proprietário ou responsável por instituto de pesquisa que afetar, de forma dolosa, o processo eleitoral ao divulgarem, nos dez dias anteriores ao pleito, pesquisa com percentuais fora da margem de erro divulgada estará sujeito a pena de prisão de dois a quatro anos e multa de R$ 150 mil a RS 250 mil, o projeto define ainda que em caso de reincidência a empresa fica proibida de divulgar pesquisa na circunscrição da eleição por período de quatro anos.
Osmar Dias propõe ainda um critério objetivo para a definição do que seja dolo os números divulgados não podem estar equivocados acima da margem de erro anunciada pela própria instituição ao registrar a pesquisa junto ao Tribunal competente.
Justificando a iniciativa, o pedetista alerta a importância de moralizar a coisa de modo firme de equilibrado. Lembra que apesar do Congresso Nacional ter aprovado em 2006 a lei da minirreforma eleitoral para coibir excessos na propaganda eleitoral, na qual havia um dispositivo que proibia divulgação de pesquisas nos 15 dias anteriores ao dia das eleições, tal dispositivo foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2006 por ferir a liberdade de expressão e acabou não sendo aplicado as eleições daquele ano.
Com isso, Osmar Dias acredita que vai corrigir uma das tantas distorções que tem ocorrido nos processo eleitoral que também precisa estudar punição para outras modalidades de crime eleitoral, como a compra de votos. Muitos políticos, como se sabe, embora comprovado o crime, prolongam seus mandatos com recursos procrastinando os efeitos da lei.
Via Direta
*** Com o Dnitt entalado em tantas irregularidades teme-se com relação as obras rodoviárias, como a BR- 319, que liga Porto Velho a Manaus já paralisadas *** A III Conferência das Cidades é um verdadeiro palco de chororô municipalista *** Os alcaides estão de pires na mão *** O PMDB continua crescendo no estado, agora com a adesão do prefeito de Ouro Preto do Oeste, Brás Rezende.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri