Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 21/11


Apoio de Cassol
Uma coluna sem papas na língua 21/11 - Gente de OpiniãoCom apoio do governador Ivo Cassol, o candidato do PSDC a prefeitura de Ji-Paraná Joarez Jardim começa a decolar rumo ao Palácio Urupá. O atual chefe da Casa Civil está entusiasmado com as últimas manifestações de apoio recebidas e a construção de uma frente suprapartidária para enfrentar o atual prefeito José Bianco (DEM).

Catimbando o jogo
Uma coluna sem papas na língua 21/11 - Gente de OpiniãoMatreiro e já experiente em vista das duas disputas a prefeitura de Porto Velho, o deputado federal Mauro Nazif (PSB) por enquanto vai negando a intenção de entrar na peleja pelo Palácio Tancredo Neves. No entanto continua conversando com o governador Ivo Cassol e nos finais de semana desenvolve maratona de atendimento nos bairros...

É temporada...
Com a estação das chuvas, o nosso inverno amazônico, também chega a temporada de xingar governador e prefeitos. O governador por causa das estradas vicinais que começam se transformar em lamaçais,  os prefeitos pelas ruas esburacadas nas cidades. Em janeiro temos o ápice das reclamações e alguns prefeitos saem em férias...

Bom e barato
A criação de sessões itinerantes nos distritos de Porto Velho pela Câmara de Vereadores se transformou num palanque bom e barato para nossos edis. Já estamos numa pré-temporada eleitoral e é preciso fazer alguma coisa. Em Nova Califórnia, por exemplo, o vereador da base, Pitico Vilela, aproveitou a oportunidade para distribuir moções de aplausos aos seus compadres.

Disputa a dentadas
Uma coluna sem papas na língua 21/11 - Gente de OpiniãoOs políticos rondonienses disputam nomeações a dentadas. E os cargos das Centrais Elétricas de Rondônia-Ceron estão na alça de mira do senador Expedito Júnior, aquele que foi cassado e se mantém no poleiro graças a intermináveis recursos. A Ceron tem desenvolvido um grande trabalho no estado justamente por ter a frente técnicos de alto gabarito.

Jipa trinta anos
Com extensa programação, o município de Ji-Paraná comemora amanhã, dia 22 de novembro, 30 anos de emancipação política e administrativa. Ao longo do dia teremos cultos, homenagens aos pioneiros, carreatas, shows, exposições e a realização da 1ª Festa do Milho. Os cardeais da política rondoniense estarão presentes a chamada capital da BR.

Explosão de progresso 
Uma coluna sem papas na língua 21/11 - Gente de OpiniãoEx-prefeito de Ji-Paraná e atual presidente regional do PDT, o empresário Acir Gurgacz destacou a importância de Ji-Paraná no contexto regional. Acir se transferiu para Rondônia ainda adolescente, nos anos 70, testemunhando a explosão de progresso do município que seu pai, Assis Gurgacz, ajudou a fundar, trazendo para a antiga Vila Rondônia, milhares de migrantes através da Eucatur.

A metralhadora
Prestes a desocupar a cadeira de deputado estadual, em vista da prática de infidelidade partidária, o deputado estadual Uma coluna sem papas na língua 21/11 - Gente de OpiniãoEuclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) começa a se despedir do cargo atirando para todos os lados e posando de probo e transparente. Agora se transformou  num  rebelde “contra” tudo e contra todos.

Pesos e medidas
A onda de moralização apregoada por Maciel tem dois pesos e duas medidas. Para efeito externo esta querendo projetar a imagem do parlamentar mais moralizador da paróquia, para efeito interno foi o primeiro a solicitar caminhonete de luxo (esta história vai dar o que falar ainda...) e outras benesses.

Maioria quer
Uma coluna sem papas na língua 21/11 - Gente de OpiniãoPor falar em caminhonetes de luxos, oferecidas por uma instituição bancária para que o Poder Legislativo troque sua conta bancária, numa rápida enquete percebi que até parlamentares conceituados estão caindo no canto da sereia e já propensos a aceitar a coisa. Pois  que se preparem para pagar o preço político do “agrado”: a opinião pública está vendo isso como suborno, maracutaia  braba. Tá em tempo de rejeitar...
 
Do Cotidiano
Os fiascos do PMDB
Maior partido em Rondônia e com bases interioranas ainda muito fortes em Ariquemes. Cacoal, Jaru, Guajará Mirim, Pimenta Bueno e Vilhena, o PMDB tem sido alvo de uma sucessão de fiascos   na capital. Desde a eleição de Jerônimo Santana em 85, o PMDB não consegue emplacar ninguém na titularidade do Palácio Tancredo Neves.
Engolido inicialmente pelo PSDB, nos anos 90, depois pelo PSB e ultimamente até pelo PT, o PMDB da capital agoniza. Os equívocos são os mais variados possíveis e a coisa pode ser sintetizada pelo fato da agremiação ter se transformado num mercado persa.
Ao agirem como comerciantes, os peemedebistas – inclusive a velha guarda que já foi combativa nos tempos da ditadura – levaram o  MDB velho de guerra, para o buraco. Sem credibilidade, agora o partido tenta ressuscitar. No pleito passado o eleitorado colocou em pratos limpos  o tamanho do PMDB no estado:  seu candidato Amir Lando levou uma sova do atual governador Ivo Cassol e ficou muito distante do segundo postulante mais votado, a senadora Fátima Cleide(PT).
Em pedaços, o PMDB tenta se reanimar na capital. O ponto de partida para a legenda é a construção da sede própria do diretório estadual, cuja pedra fundamental foi lançada recentemente pelo presidente regional Valdir Raupp. Isso, no entanto, é muito pouco para o partido reconquistar seu espaço na capital. A legenda precisa deixar de ser barriga-de-alguel dos prefeitos  e governadores de plantão: tanto na Assembléia Legislativa como na Câmara de Vereadores os representantes do PMDB fazem uma oposição pálida ao poder Executivo.
Nova raposa da política de Rondônia Valdir Raupp consegue ser pragmático e adesista nas três esferas: no âmbito municipal os vereadores do PMDB tem votado com o o prefeito, na esfera estadual com Ivo Cassol, no âmbito nacional tem sido chefe do pelotão de choque do presidente Lula.
Com fidelidade canina aos petistas, o PMDB se tornou uma legenda satélite do PT dentro da base aliada em Porto Velho e em Brasília. Com isso, raras lideranças conseguem tomar posições coerentes, como punir o pilantra Renam Calheiros pelos seus malfeitos.
Desgastado, o que se vê é o PMDB mais uma vez indo a reboque na capital para as eleições de 2008, como uma mera agremiação barriga- de- aluguel. Mais na frente, em 2010, vai voltar pagar caro pela estratégia mais uma vez equivocada.

Via Direta
*** O relator do orçamento para 2008, deputado Chico Paraíba (PMDB-Presidente Médici) lembra que o prazo para apresentação de emendas vai só até o dia 25 *** O PSOL se prepara para botar seu bloco na rua com o professor Adilson Siqueira pilotando a candidatura a prefeito em Porto Velho *** A proposta da redução da maioridade penal está voltando à pauta da Câmara Federal.
Fonte:
csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)