Sexta-feira, 21 de dezembro de 2007 - 07h28
Amigo secreto
Num clima de harmonia e muita cordialidade os deputados estaduais se reuniram quarta-feira a noite, num regabofe, para a despedida do ano. Durante a confraternização teve até amigo secreto e algumas brincadeiras. O deputado estadual Miguel Sena (PV-Guajará Mirim) recebeu um baita retrato do desafeto José Amauri (PMDB-Jaru) como lembrança. Teve muita gozação no pedaço.
Mensagem de Neodi
Na oportunidade o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) agradeceu os deputados pela cooperação desejou um Feliz Natal para os integrantes do Legislativo as suas famílias, bem como a população rondoniense, frisando a necessidade de manter o processo de transparência que tem resgatado a imagem do parlamento estadual.
Ivo prestigia
O governador Ivo Cassol se fez presente a confraternização dos deputados estaduais e elogiou a performance do Poder Legislativo enfatizando a economia realizada para os cofres públicos pela atual legislatura, bem como a participação dos parlamentares nas obras governamentais. “Se continuarem assim está muito bom”, disse.
A performance
Cassol também orientou seus pupilos – exceto Neri Firigolo todos os demais 23 parlamentares são seus devotos - sobre a necessidade do bom comportamento com o Poder Executivo da atual legislatura, ressaltando que assim sendo todos serão reeleitos, já que o povo saberá reconhecer as obras em parceria e os bons serviços prestados à comunidade. O papo colou!
Regularização
O governo e Rondônia e a Associação Rondoniense dos Municípios –ARON pretendem trabalhar forte na regularização fundiária no ano que vem. Esse trabalho que já é feito com sucesso em Porto Velho, pelo prefeito Roberto Sobrinho será seguido em 2008 pelo prefeito José Bianco de Ji-Paraná e em outras municipalidades.
Graves prejuízos
Até os pequenos municípios do estado, como é o caso de ministro Andreazza, na região do Café sofrem graves prejuízos por falta da regularização das áreas urbanas. O prefeito Gervano Vincent, vice-presidente da AROM, que debateuo assunto em reunião com o Incra, também pretende implementar ações nesses sentido no exercício de 2008.
Pobre injustiçado!
Fruto de seu trabalho ainda como deputado federal, o sanguessuga Nilton Capixaba, presidente regional do PTB, tem participado do ato de entrega de obras no interior de Rondônia, oriundas de suas emendas parlamentares da legislatura passada. Onde vai se queixa que foi injustiçado ao ser incluído no escândalo das ambulâncias. Em alguns lugares até consegue convencer da “injustiça”.
A paternidade
Como sempre ocorre quando surge um tema capaz de render dividendos políticos, a paternidade sobre a emancipação da Ponta do Abunã entra em discussão. Ora, todo mundo sabe que a coisa já vem desde a metade dos anos 80, e o então deputado Reditário Cassol (PMDB) foi o primeiro a apresentar projeto sobre o desmembramento.
Revolta petista
Em artigo divulgado na imprensa regional, o secretário de Comunicação do PT-RO Davi Nogueira critica o senador Tião Viana pela recente homenagem ao falecido senador Antônio Carlos Magalhães, lembrando a trajetória de Toninho Malvadeza a serviço da ditadura militar etc. Ocorre que o Senado não é feito só de petistas: ex-pefelistas e peemedebistas fazem valer a sua vontade, como já ocorreu também quando unidos livraram a pele de Renan Calheiros.
Do Cotidiano
O maior crescimento
Se de um lado a Região Norte do país continua padecendo com índices ainda baixos em quesitos como o abastecimento de água, em outros a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -PNAD, divulgada recentemente pelo IBGE, indica melhoras em algumas áreas. As taxas de analfabetismo diminuíram. Também está na região Norte o maior número de pessoas acima de 18 anos matriculadas nas escolas.
Mesmo com avanços na área de saneamento básico, parte da Amazônia tem um longo caminho para se equipar aos demais municípios brasileiros no que tange a água encanada. Os estados de Rondônia, Acre e Pará, por exemplo, continuam os menos aquinhoados.
No caso de Rondônia as coisas parecem das mais absurdas, com índices terceiromundistas. Enquanto a média no Brasil é de 83 por cento, em Rondônia são apenas 38 por cento dos municípios com água encanada. A própria capital, Porto Velho padece com apenas a metade dos seus 400 mil habitantes recebendo o precioso líquido em seus domicílios.
No interior do estado de Rondônia, a queixa é enorme, desde municípios de maior porte, como Jaru, como cidades mais recentes, como Buritis onde a presença da Companhia de Águas e Esgotos –Caerd ainda é bastante reduzida. Imaginem localidades que pipocaram recentemente na selva, como Jacinópolis e Nova Dimensão? São Domingos?
Com recursos do PAC do governo federal, o governo do estado e a Caerd projetam atender 100 por cento dos domicílios na capital – uma meta realmente ambiciosa para quem sofre com o problema há quase 100 anos – e promover avanços no interior. Com um novo fluxo migratório em andamento em vista da construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, a tarefa de levar água para cidades que explodiram nos últimos anos – casos dos distritos de Vista Alegre, Jacy-Paraná, Abunã e Jacy-Paraná é um desafio e tanto para as autoridades rondonienses.
Ao mesmo tempo em que a questão da água carece de investimentos, o problema de tratamento de esgoto se agrava a cada ano. O que existe de tratamento dos resíduos na capital não atinge a marca de cinco por cento dos domicílios, o que corresponde apenas 20 mil habitantes, dos 400 mil estimados em 2007. São praticamente os índices dos primeiros anos de Porto Velho, ainda nos idos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, quando os ingleses construíram uma das cidades mais avançadas do Brasil, dotada de água, energia etc.
Via Direta
*** A Assembléia Legislativa vai trocar de instituição bancária em janeiro: vai deixar o Banco do Brasil pelo Bradesco *** O deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO) prestigia a implantação do programa Luz para Todos na localidade de São Domingos, Vale do Guaporé nesta sexta-feira *** Já estão previstas reformas no Forte Príncipe da Beira, no município de Costa Marques, no ano que vem *** Já era tempo e o turismo rondoniense agradece.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri