Sexta-feira, 22 de maio de 2009 - 05h42
A desmoralização
Correndo em raia própria o senador Expedito Júnior (PR) armou a tomada do PSDB para reforçar sua postulação ao governo do estado. Se acabarem cedendo, é porque os tucanos devem estar perdendo a vergonha, pois foi justamente Expedito que enterrou a legenda em Rondônia deixando para trás dívidas impagáveis. Por desviar recursos estava sendo processado pelo atual comando do partido.
A Fidelidade canina
A fidelidade canina dos deputados estaduais com a administração “Respeito e Trabalho” está sendo recompensada, com abraço de urso. Cassol esta lançando 22 dos 33 secretários (incluindo regionais) do primeiro escalão para varrer a atual legislatura, majoritariamente formada por aliados. Salve-se quem puder!
Refazendo as contas
Fui obrigado a refazer as contas com relação ao PT. O partido agora tem três nomes disputando a indicação para ser o ungido da legenda na disputa ao Palácio Presidente Vargas no ano que vem. O prefeito Roberto Sobrinho voltou ao páreo e a coisa que seria definida em prévias a partir de agosto entre Fátima Cleide e Eduardo Valverde, vai acontecer a partir de novembro com a escolha dos diretórios municipais.
Vejam os prováveis
Com Sobrinho, de volta as articulações, veja aí novo censo de prováveis postulantes ao Palácio Presidente Vargas no ano que vem: 1 – João Cahula (PPS) 2 – Expedito Júnior (PR) 3 – Neodi Carlos (PSDC) 4 – Acir Gurgacz (PDT) 5 – Confúcio Moura (PMDB) 6- José Bianco (DEM) 7– Roberto Sobrinho (PT) 8 – Fátima Cleide (PT) 9 – Eduardo Valverde (PT) 10 – Adilson Siqueira (PSOL)
Largando na frente
No âmbito do PT, quem larga na frente pela indicação a disputa ao governo é o deputado federal Eduardo Valverde. Indicado pelo segmento Campo Majoritário, a tendência mais expressiva da agremiação, Valverde deverá ser referendado presidente regional em novembro. Com maioria no Diretório Regional, consagra-se como favorito para a candidatura no partido.
Encontros regionais
Com o provável lançamento do nome do deputado Neodi Carlos, presidente da Assembléia Legislativa ao governo estadual, o PSDC acelera seu projeto de crescimento no estado. O presidente regional Edgar do Boi anuncia uma lista expressiva de candidatos à Assembléia Legislativa e encontros regionais a partir de junho em Ji-Paraná, Vilhena e Novo Horizonte.
Ninguém acredita
Como ninguém acredita que o deputado estadual Wilber da Astir (PB-Porto Velho) desistiu do seu projeto de reeleição, ele já está ficando irritado com a coisa. Já pensa em fazer um montão de cartazes para espalhar na cidade e em último caso, fazer uma declaração em cartório, para que ninguém duvide da sua palavra. Uma coisa é certa: no seu gabinete os eleitores pedintes já estão saindo de mãos abanando.
Crimes na Amazônia
Relatório recente da CPT, divulgado pela Agência Amazônia, mostra queda no número de conflitos no campo na região Norte em 2008, mas o número de mortes continua igual ao de 2007. A Amazônia concentrou 72 por cento dos assassinatos no campo em 2008, um índice realmente elevado.
Nominata do PSB
O PSB continua se reforçando em vista das eleições do ano que vem vitaminando sua nominata para Assembléia Legislativa. Um dos nomes mais prestigiados para a contenda é do ex-prefeito de Castanheiras Hélio Dias, convocado por lideranças regionais para entrar na peleja. O vereador Valdecir, o mais votado de Jaru, também foi convocado e esta entrando nas paradas.
Do Cotidiano
Um novo fantasma
Criminosos que se julgam impunes, vários anos depois do crime, a partir de agora não serão apenas assombrados pelos fantasmas das vítimas: um novo fantasma, desta vez bem concreto, não só vai assombrá-los como também poderá encaminhá-los aos tribunais.
Não se trata de nenhum milagre nem de paranormalidade, mas apenas as novas carteiras de identidade digitais que já são expedidas no Paraná, requeridas e recebidas num prazo de 48 horas. O modelo dificulta as falsificações, evitando a multiplicação de suas cópias para a aplicação de golpes.
As impressões digitais, a fotografia e a assinatura são digitalizadas e impressas. O número do Registro Geral (RG) também está impresso na frente do documento e não apenas no verso. Vários outros sistemas de segurança, como a marca d’água, impressão de microletras e código de barras servem para o reconhecimento da legitimidade do documento.
O usuário não precisa mais sujar os dedos com tinta de impressão, já que tanto a assinatura como a coleta das digitais são feitas através de um equipamento eletrônico.
Tudo se baseia no Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (Afis, na sigla em inglês), o meio mais rápido, seguro e preciso hoje, em todo o mundo, para identificar uma pessoa. Permite identificar quase que imediatamente um criminoso a partir das digitais colhidas no local do crime.
Com o sistema implantado, papiloscopistas do Instituto de Identificação passarão a fazer plantões para atender locais de crime e colher impressões digitais, como se vê nos filmes policiais em que a busca de provas é feita ao mesmo tempo que a coleta de impressões digitais.
Mas há outros avanços. Sismógrafos (aparelhos que detectam terremotos) podem ajudar a combater a fuga em presídios ou, ainda, auxiliar na proteção da fronteira. A idéia é do delegado João Alberto Fiorini, do Serviço de Registros Policiais para Investigações da Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná.
Com o aparelho, seria possível detectar quando presos começassem a cavar túneis, por meio de ondas captadas embaixo da terra. O delegado Fiorini também pretende combater o transporte submarino de armas e entorpecentes. Fiorini testou o uso de um magnetômetro, aparelho utilizado para captar campos magnéticos e utilizado para encontrar petróleo em grandes profundidades.
As ideias do delegado paranaense foram apresentadas em um seminário sobre soberania e proteção nacional do Exército, em Belo Horizonte. Resta saber se vão ser utilizadas ou não.
Via Direta
*** Embora com chapa forte para disputar a ALE, o PSDC tem dificuldades na montar seu listão de candidatos á Câmara Federal *** O PT realiza encontro regional em Vilhena, neste sábado dia 23 *** O dirigente Davi Nogueira enfatiza o crescimento do partido no Cone Sul *** O PSOL começa a se movimentar em torno das eleições de 2010 formando nominatas em todos os níveis.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri