Quinta-feira, 22 de outubro de 2009 - 05h18
Alianças à vista
O presidente regional do PDT, ex-prefeito de Ji-Paraná Acir Gurgacz começou entendimentos com vários partidos em busca de uma aliança para as eleições do ano que vem. Com uma forte nominata a Assembléia Legislativa, o partido busca agora coligação para formalizar um chapão para a peleja das oito vagas da Câmara Federal.
Trairagem familiar?
Como o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon, ingressou no PHS anunciando sua candidatura ao governo do estado e seu irmão, o deputado federal Natan Donadon confirma seu apoio ao pré-candidato do PMDB a sucessão estadual Confúcio Moura, poderia se concluir que já corre trairagem familiar no mais famoso clã político do Cone Sul. Mas não é bem assim.
Punhal afiado
Ocorre que Melki ingressou no PHS, uma sigla de aluguel, para negociar com Ivo, Expedito ou quem conceda mais vantagens pára os candidatos do clã. Com Expedito esta meio caminho andado, mas não se descarta nada. E qual caminho Melki seguir os irmão deputados (do PMDB) também seguirão o mesmo rumo. O anunciado apoio de Natan a Confúcio é, portanto, pura trairagem.
Pode se incluir...
Em recente pronunciamento o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO) afirmou que do jeito que as coisas estão indo no Congresso mais de 60 por cento dos parlamentares não se reelegem nas eleições do ano que vem. O caudilho caipira até pode se incluir na sua estimativa: seu reduto eleitoral, o Vale do Jamari, esta cada vez mais rachado.
Rodovia das Bananeiras
Finalmente o governo estadual autorizou a restauração da rodovia 135, que liga Ji-Paraná a Nova Londrina, que estava mais esburacada do que queijo suiço. A estrada ficou conhecida nacionalmente ainda no mês passado depois que manifestantes plantaram bananeiras nos buracos como forma de protesto. Fica a dica para estradas municipais, estaduais e federais...
Xavier escalado
O Partido dos Trabalhadores- PT deve escalar o secretário de Planejamento (muito bom, por sinal) Israel Xavier para disputar uma vaga à Câmara Federal já que o atual deputado federal Eduardo Valverde se prepara pra vôos mais altos no cenário regional nas eleições do ano que vem. A missão é difícil: Israel esta apenas começando, enquanto Valverde já é uma liderança consolidada.
Olho no predador
O presidente da Assembléia Neodi de Oliveira (PSDC-Machadinho do Oeste) teria sido escalado pelo próprio governador Ivo Cassol para conter o assédio do senador cassado Expedito Júnior, pré-candidato tucano ao governo, aos deputados estaduais pedindo apoio para a campanha. Júnior já conseguiu cooptar quase uma dúzia.
Sinuca de bico
O governador Ivo Cassol continua numa baita sinuca de bico. Apóia o vice-governador João Cahula, como seu sucessor, mas se vê obrigado suportar o desaforo de Expedito ampliando o assédio aos deputados estaduais e prefeitos da base aliada. Aumentando as adesões nos partidos da base governista, no frigir dos ovos, Ivo vai ter dificuldades em se desvincilhar dos tentáculos deste polvo.
Equação difícil
Do seu lado, Expedito tem uma equação difícil para resolver até as convenções de junho: Ele é, definitivamente candidato ao governo (isso é irreversível, esta acertado com Serra e cia) em Rondônia, mas para ter sucesso na sua empreitada precisa do apoio do governador Ivo Cassol e do presidente da ALE Neodi Oliveira, que estão apoiando Cahulla - e que sinalizam que não vão mudar de idéia.
Do Cotidiano
Uma nova realidade
No dia 28 de março de 2004, o feroz furacão Katrina atingiu o Sul do Brasil. Foi o primeiro furacão da história registrado no Atlântico Sul. “Nós aprendemos nos livros escolares de meteorologia que furacões não ocorrem no Atlântico Sul”, avaliou o meteorologista Carlos Nobre, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) de São Paulo. “O Katrina mudou esse paradigma. Agora temos que enfrentar uma nova realidade e estudar a probabilidade de se repetirem furacões no Atlântico Sul”.
Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, sugere que os furacões são mais frequentes atualmente no Oceano Atlântico do que em qualquer outra época dos últimos mil anos. No estudo, publicado na revista Nature, os pesquisadores examinaram camadas de sedimento criadas por furacões que cruzaram a costa na América do Norte e Caribe.
O registro sugere que a atividade dos furacões atualmente é incomum, mas pode ter sido ainda mais alta mil anos atrás. De qualquer forma, a possível influência da mudança climática do planeta na ocorrência de furacões tem sido um assunto polêmico nos últimos anos. Para o líder do estudo, Michael Mann, apesar de a pesquisa não esclarecer isso, acrescenta mais uma peça muito útil ao quebra-cabeças.
A seu ver, a ocorrência de furacões “tem sido debatida acaloradamente e várias equipes já usaram modelos diferentes, criados por computador, e apresentaram respostas diferentes”, disse o cientista. “Eu diria que este estudo apresenta alguns dados paleoclimáticos úteis”.
Furacões atingem o continente com ventos de cerca de 300 km/h, fortes o bastante para recolher areia e terra da costa e levar para o continente. Em locais onde há uma lagoa próxima da praia, isto faz com que o material da praia seja depositado na lagoa, onde forma uma camada no sedimento. Os pesquisadores estudaram oito lagoas perto de praias onde os furacões do Atlântico passam, sete delas nos Estados Unidos e uma em Porto Rico.
A equipe de cientistas acredita que, com o tempo, o número de furacões que passa por estes locais é semelhante ao total de furacões que se forma. Por isso, a análise destas regiões forneceria um registro de como a frequência dos furacões mudou durante os séculos.
Os níveis atuais da frequência de furacões são iguais ou superados apenas pelos registrados durante uma anomalia ocorrida na Idade Média, também conhecida como Período Medieval Quente, há mil anos.
Via Direta
*** Depois do encontro em Arquemes, O PT esta definindo aonde será seu próximo encontro estadual marcado pra dezembro *** Alguns petistas querem a capital, outros Ji-Paraná como sede *** E Melki Donadon pulou de banda para o PHS (pró-Expedito) mas deixou dois irmãos trairando Raupp no PMDB *** Quer fincar um pé na situação e outro na oposição...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,