Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 22/11


Mulheres na Política
O PSB realiza em dezembro  o I Fórum das Mulheres na Política, no município de Pimenta Bueno. O encontro será coordenado pela ex-prefeita Ines Zanol, que destaca o avanço do poder feminino no estado. “A cada ano a participação das mulheres na política tem aumentado em Rondônia”, assegura.

Apoio nos distritos
O ex-prefeito de Presidente Médici Gilson Borges (PDT) é um dos candidatos de ponta na temporada e conta com grande apoio do eleitorado nos distritos de Estrela de Rondônia, Riachuelo, Bandeira Branca e Vila Camargo para voltar ao Paço Municipal. Borges lidera a oposição contra o prefeito Charles Modro (PMDB) e costura uma aliança com  o PTB, PSDB e PT do B para as eleições municipais de 2008.

Encontro nacional
Com a presença dos cardeais Orestes Quércia, Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, o PMDB realiza sexta-feira encontro nacional em Curitiba. Integrante do alto clero, o senador rondoniense Valdir Raupp também deverá marcar presença. O partido vai discutir sua relação com Lula e os petistas, caso Renan, as eleições municipais etc.

Vale do Jamari
A região do Vale do Jamari é a que mais cresce no estado, beneficiada por intensa migração regional. Polarizada por Ariquemes, a região esta criando asas politicamente. De lá, existem dois prováveis candidatos ao governo em 2010: o prefeito Confúcio Moura (PMDB) e o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste).

A representatividade
Com boa representatividade na esfera estadual e federal – conta com dois deputados federais e três estaduais – o Vale do Jamari já está com asas crescidas para 2010. Existe um clamor popular e de união para que a região faça o próximo governador do estado, façanha já consagrada com Vilhena (governador nomeado, Ângelo Angelim) por Ji-Parana (com a eleição de Bianco em 98) e Rolim de Moura com Raupp (94) e Cassol em 2002 e 2006.

São inesgotáveis
Como os vereadores brasileiros são criativos para inventar motivos para viajar e encher os bolsos de diárias! A última foi a criação de uma Frente Parlamentar Internacional dos Municípios da Fronteira. O primeiro encontro foi em Foz do Iguaçu, o segundo aconteceu em Brasiléia e o terceiro está previsto para Tabatinga, no Amazonas, neste final de semana.

Coisa de louco
Incapazes de resolver os problemas em seus próprios municípios, os vereadores são inesgotáveis para criar situações e necessidades de fazer turismo Brasil afora. Para presidir o encontro “internacional” de Tabatinga virá o vereador Carlos Budel da distante Foz do Iguaçu. Até quando, torcida brasileira?

As festividades
Ao longo desta semana os municípios de Ariquemes, Cacoal,  Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Vilhena festejam 30 anos de emancipação política e administrativa de Porto Velho. Cada um deles polariza regiões e se tornaram municípios-mães de dezenas de outros. Dos cinco, Pimenta Bueno acabou se transformando no patinho feio.

O patinho feio
Outrora festejada como a “Princesinha da BR”, Pimenta Bueno não consegue acompanhar os índices de crescimento de  Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Mas para melhorar a auto-estima dos pimentenses, a cidade receberá os primeiros viadutos em Rondônia. Quem sabe Pimenta não vai se transformar no futuro num belo “Cisne da BR”?

Nossos viadutos
Por outro lado, pelo que se constata, a construção dos três viadutos em Porto Velho ainda vai demorar. Depende ainda de estudos de viabilidade técnica e de impacto ambiental. Vai demorar mais do que a prometida rodoviária que sequer foi licitada, mas cujas obras deverão ser iniciadas ainda em meados de 2008.

Do Cotidiano
A trajetória de Ji-Paraná
Criado em 1977, desmembrado de Porto Velho, o município de Ji-Paraná festeja hoje seu 30º aniversário de emancipação política e administrativa. Ainda em meados dos anos 70, como Vila Rondônia, a cidade florescia com forte migração sulista, transportada pela Eucatur, empresa responsável por atrair colonos da região Oeste do Paraná, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Graças a excepcional migração do final dos anos 70 e inicio da década de 80, Ji-Paraná seria uma recordista nacional de crescimento, com taxas de até 11 por cento ano ano. Esse fenomenal índice de progresso, alcançado  durante as administrações dos prefeitos Assis Canuto (nomeado) e Jotão Geraldo (primeiro prefeito eleito pelo voto direto) iria transformar Ji-Paraná no pólo regional mais importante de Rondônia, irradiando influência para os demais municípios do interior.Uma coluna sem papas na língua 22/11 - Gente de Opinião
Já nas primeiras eleições estaduais em 1982, Ji-Paraná mostraria sua força. No primeiro pleito elegeria um senador (Claudionor Roriz), dois deputados federais – Assis Canuto e Orestes Muniz – e o deputado estadual mais votado do estado, José Bianco, que se tornaria o primeiro presidente da Assembléia Legislativa.
Pujante, a chamada capital da BR já elegeu Assis Canuto como vice-governador na gestão Oswaldo Piana em 1990 e um governador, com José Bianco no pleito de 1998. Atualmente  sua representatividade política conta com um deputado federal, o petista Anselmo de Jesus e dois deputados estaduais, Euclides Maciel e Jesualdo Pires.
Sob o comando do prefeito José Bianco, Ji-Paraná festeja sua emancipação com shows artísticos e culturais, exposições, carreatas e a realização da 1ª Festa do Milho, um evento que vai se somar a tantos outros relevantes acontecimentos dentro do calendário rondoniense.
Com olhos voltados ao futuro, a classe política da capital da BR aposta na construção da duplicação da ponte do Rio Machado e na conclusão do anel viário da cidade como obras de vulto para os próximos anos e em condições de organizar o enorme fluxo de veículos que corta a cidade pela rodovia 364. A atual administração municipal também aposta na industrialização para frear a migração regional, gerando emprego e renda e investe pesado em obras de drenagem e pavimentação como forma de reduzir as alegações no período de chuvas.

Via Direta
*** Alta fonte palaciana dá conta que o governador Ivo Cassol só vai se definir em Porto Velho no segundo turno *** Enquanto isso, seus pupilos vão se digladiar numa batalha autofágica dentro da base aliada *** O jornal Estadão do Norte comemora hoje 27 anos de circulação na Amazônia *** Vilhena festeja amanhã, dia 23, seus 30 anos de emancipação política e administrativa *** É a cidade que mais cresce hoje no estado.
Fonte:
csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)