Quinta-feira, 22 de novembro de 2007 - 06h32
Mulheres na Política
O PSB realiza em dezembro o I Fórum das Mulheres na Política, no município de Pimenta Bueno. O encontro será coordenado pela ex-prefeita Ines Zanol, que destaca o avanço do poder feminino no estado. “A cada ano a participação das mulheres na política tem aumentado em Rondônia”, assegura.
Apoio nos distritos
O ex-prefeito de Presidente Médici Gilson Borges (PDT) é um dos candidatos de ponta na temporada e conta com grande apoio do eleitorado nos distritos de Estrela de Rondônia, Riachuelo, Bandeira Branca e Vila Camargo para voltar ao Paço Municipal. Borges lidera a oposição contra o prefeito Charles Modro (PMDB) e costura uma aliança com o PTB, PSDB e PT do B para as eleições municipais de 2008.
Encontro nacional
Com a presença dos cardeais Orestes Quércia, Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, o PMDB realiza sexta-feira encontro nacional em Curitiba. Integrante do alto clero, o senador rondoniense Valdir Raupp também deverá marcar presença. O partido vai discutir sua relação com Lula e os petistas, caso Renan, as eleições municipais etc.
Vale do Jamari
A região do Vale do Jamari é a que mais cresce no estado, beneficiada por intensa migração regional. Polarizada por Ariquemes, a região esta criando asas politicamente. De lá, existem dois prováveis candidatos ao governo em 2010: o prefeito Confúcio Moura (PMDB) e o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste).
A representatividade
Com boa representatividade na esfera estadual e federal – conta com dois deputados federais e três estaduais – o Vale do Jamari já está com asas crescidas para 2010. Existe um clamor popular e de união para que a região faça o próximo governador do estado, façanha já consagrada com Vilhena (governador nomeado, Ângelo Angelim) por Ji-Parana (com a eleição de Bianco em 98) e Rolim de Moura com Raupp (94) e Cassol em 2002 e 2006.
São inesgotáveis
Como os vereadores brasileiros são criativos para inventar motivos para viajar e encher os bolsos de diárias! A última foi a criação de uma Frente Parlamentar Internacional dos Municípios da Fronteira. O primeiro encontro foi em Foz do Iguaçu, o segundo aconteceu em Brasiléia e o terceiro está previsto para Tabatinga, no Amazonas, neste final de semana.
Coisa de louco
Incapazes de resolver os problemas em seus próprios municípios, os vereadores são inesgotáveis para criar situações e necessidades de fazer turismo Brasil afora. Para presidir o encontro “internacional” de Tabatinga virá o vereador Carlos Budel da distante Foz do Iguaçu. Até quando, torcida brasileira?
As festividades
Ao longo desta semana os municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Vilhena festejam 30 anos de emancipação política e administrativa de Porto Velho. Cada um deles polariza regiões e se tornaram municípios-mães de dezenas de outros. Dos cinco, Pimenta Bueno acabou se transformando no patinho feio.
O patinho feio
Outrora festejada como a “Princesinha da BR”, Pimenta Bueno não consegue acompanhar os índices de crescimento de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Mas para melhorar a auto-estima dos pimentenses, a cidade receberá os primeiros viadutos em Rondônia. Quem sabe Pimenta não vai se transformar no futuro num belo “Cisne da BR”?
Nossos viadutos
Por outro lado, pelo que se constata, a construção dos três viadutos em Porto Velho ainda vai demorar. Depende ainda de estudos de viabilidade técnica e de impacto ambiental. Vai demorar mais do que a prometida rodoviária que sequer foi licitada, mas cujas obras deverão ser iniciadas ainda em meados de 2008.
Do Cotidiano
A trajetória de Ji-Paraná
Criado em 1977, desmembrado de Porto Velho, o município de Ji-Paraná festeja hoje seu 30º aniversário de emancipação política e administrativa. Ainda em meados dos anos 70, como Vila Rondônia, a cidade florescia com forte migração sulista, transportada pela Eucatur, empresa responsável por atrair colonos da região Oeste do Paraná, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Graças a excepcional migração do final dos anos 70 e inicio da década de 80, Ji-Paraná seria uma recordista nacional de crescimento, com taxas de até 11 por cento ano ano. Esse fenomenal índice de progresso, alcançado durante as administrações dos prefeitos Assis Canuto (nomeado) e Jotão Geraldo (primeiro prefeito eleito pelo voto direto) iria transformar Ji-Paraná no pólo regional mais importante de Rondônia, irradiando influência para os demais municípios do interior.
Já nas primeiras eleições estaduais em 1982, Ji-Paraná mostraria sua força. No primeiro pleito elegeria um senador (Claudionor Roriz), dois deputados federais – Assis Canuto e Orestes Muniz – e o deputado estadual mais votado do estado, José Bianco, que se tornaria o primeiro presidente da Assembléia Legislativa.
Pujante, a chamada capital da BR já elegeu Assis Canuto como vice-governador na gestão Oswaldo Piana em 1990 e um governador, com José Bianco no pleito de 1998. Atualmente sua representatividade política conta com um deputado federal, o petista Anselmo de Jesus e dois deputados estaduais, Euclides Maciel e Jesualdo Pires.
Sob o comando do prefeito José Bianco, Ji-Paraná festeja sua emancipação com shows artísticos e culturais, exposições, carreatas e a realização da 1ª Festa do Milho, um evento que vai se somar a tantos outros relevantes acontecimentos dentro do calendário rondoniense.
Com olhos voltados ao futuro, a classe política da capital da BR aposta na construção da duplicação da ponte do Rio Machado e na conclusão do anel viário da cidade como obras de vulto para os próximos anos e em condições de organizar o enorme fluxo de veículos que corta a cidade pela rodovia 364. A atual administração municipal também aposta na industrialização para frear a migração regional, gerando emprego e renda e investe pesado em obras de drenagem e pavimentação como forma de reduzir as alegações no período de chuvas.
Via Direta
*** Alta fonte palaciana dá conta que o governador Ivo Cassol só vai se definir em Porto Velho no segundo turno *** Enquanto isso, seus pupilos vão se digladiar numa batalha autofágica dentro da base aliada *** O jornal Estadão do Norte comemora hoje 27 anos de circulação na Amazônia *** Vilhena festeja amanhã, dia 23, seus 30 anos de emancipação política e administrativa *** É a cidade que mais cresce hoje no estado.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri