Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 23/07/09


 

Fantasma assombrando 

Uma coluna sem papas na língua 23/07/09 - Gente de OpiniãoO fantasma do escândalo das passagens, atingindo ex-deputados estaduais e alguns parlamentares da atual legislatura, além do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Chico Paraíba, volta atormentar a classe política rondoniense. Todos serão julgados pelo Supremo Tribunal de Justiça e a coisa ainda vai dar pano para manga, em vista de novas investigações da Polícia Federal.



Reflexos no turismo

Depois do anuncio da construção do terminal hidroviário de passageiros no Porto do Cai N´Água na capital rondoniense, já esta em licitação mais uma enxurrada destes terminais no estado. Com a implantação dos terminais de passageiros nas cidades mais importantes do Vale do Guaporé, haverá mais incentivo fracassado turismo rondoniense.



Nossa Pantazônia

Os turistas que visitam Rondônia têm se dedicado a pesca esportiva, (Cabixi, Pimenteiras),a visita de monumentos históricos, como é o Forte Príncipe da Beira (Costa Marques) a Ferrovia do Diabo (Gotejara Mirim) além das belezas naturais de uma das regiões mais belas do planeta, que une a exuberância do pantanal com a biodiversidade da Amazônia, que é a nossa pantazônia.



Em ritmo de invasões

A migração intensa para Porto Velho ocasionou enorme demanda por moradias e uma intensa especulação imobiliária com os imóveis subindo a preços estratosféricos. As invasões de áreas urbanas se espalharam pela periferia – e até em algumas regiões nobres da capital – e as conseqüências já estão acontecendo com conflitos marcados pela violência nas reintegrações de posse.



As demandas sociais

Enquanto em algumas invasões mais antigas se chegou a um acordo com os antigos proprietários – caso do bairro Industrial – em outras como na região do Lagoinha o pau cantou, com os moradores recebendo a PM a pedradas. Uma luta desigual, com choro e ranger de dentes. No entanto, entre invasores necessitados se viam antigos especuladores que já tinham vendido terrenos em outras invasões.



Opção pelas obras

Renovando suas justificativas, como a falta de recursos e pelo fato do Iperon estar quase falido, o governador Ivo Cassol decidiu por uma ínfima proposta de reajuste pra o funcionalismo público estadual, o que pode gerar novos movimentos grevistas nos próximos dias, diante da insatisfação dos servidores. Os dirigentes sindicais acusam Ivo de fazer sua opção pelas obras, ao invés dos recursos humanos.



Amplo destaque

Os boletins de notícia do Palácio do Planalto têm dado grandes destaque a construção das usinas do Madeira, que segundo as fontes governamentais segue em ritmo acelerado gerando benefícios econômicos e sociais em Porto Velho. Uma coisa é certa: Rondônia é o estado mais beneficiado pelas obras do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). Tem estado que até agora pouco recebeu deste plano de Lula.



As especulações

Sem espaço no PT, onde as candidaturas ao Senado e ao Governo estadual passam pelo trio Roberto Sobrinho, Eduardo e Fátima Cleide e  o presidente da OAB Hélio Vieira, estaria a um passo de ingressar no PC do B. E, já estaria sendo convocado pra assumir candidatura ao Palácio Presidente Vargas. Com o rabo pitoco, com a ficha limpa e um grande trabalho em defesa da cidadania, sem dúvidas é um nome que pode incomodar.



Do Cotidiano

As eleições 2010
 

Uma coluna sem papas na língua 23/07/09 - Gente de Opinião


Na maior parte dos estados brasileiros a sucessão estadual e presidencial já esta nas ruas e as primeiras sondagens dos institutos de pesquisas já começam a aparecer. As viagens e encontros políticos em que participam a ministra Dilma Roussef, ungida do presidente Lula e provável candidata ao Planalto pelo PT e o atual governador de São Paulo Jose Serra, são sinais claros, que no âmbito federal petistas e tucanos vão polarizar nas eleições de 2010. 

Mas se no âmbito nacional e, na esfera de alguns estados os candidatos já começam a correr trecho, as coisas em Rondônia continuam nubladas em virtude de pendengas na justiça eleitoral e também por brigas partidárias intestinas. 

No plano nacional, depois de vencer algumas resistências a mineira Dilma, com atuação política marcante no Rio Grande do Sul, esta consagrada como a candidata petista, imposta pelo presidente Lula. A estratégia palaciana é a transferência de popularidade de votos de Lula, além de investimentos maciços em infra-estrutura em todo país. 

Na oposição, por enquanto, apenas José Serra, que lidera as pesquisas de intenções de votos no país vai se projetando, mas tem como sombra o governador mineiro Aécio Neves, que também aspira à cadeira de Lula. Ao final deve prevalecer Serra, mesmo, em vista da dianteira já conquistada nas pesquisas desenvolvidas pelos institutos de opinião. 

Em Rondônia, um estado que tem uma tradição em zebras regionais, chama mais atenção do que a disputa o governo a batalha ao Senado iniciada entre o atual governador Ivo Cassol, e o ex-governador Valdir Raupp, atual senador que pertence ao alto clero do Congresso Nacional. Ambos são campeões de votos no estado de Rondônia e têm grandes cartas na manga para conquistar as duas vagas em disputa. 

Com vitórias expressivas nas eleições municipais em Rondônia no ano passado, o PMDB acredita que fará Raupp o senador mais votado. Do lado, do governador Ivo Cassol, foi o único governador a se reeleger e é considerado o político mais popular no estado nas últimas décadas, espera ser o mais votado com larga vantagem. Ele Toca obras de envergadura como o centro político administrativo, o Distrito Industrial de Rondônia, pavimenta estradas e quer se consagrar novamente como um grande campeão de votos. 

Enfim, se a questão no tocante a disputa ao governo do estado ainda esta em aberto, a disputa ao Senado já esta pegando fogo. Façam as apostas, sem esquecer que as zebras sempre aparecem. 

Lembro os casos de Ernandes Amorim, que na garupa de Bianco, bateu o favorito Ademir Lando, em 94 de Fátima Cleide a mais votada ao Senado em 2004, entre tantos...




Via Direta 

Uma coluna sem papas na língua 23/07/09 - Gente de Opinião*** O arcebispo Dom Moacir Grechi, com a realização do encontro interrclesial quer modificar a imagem da Amazônia *** Segundo ele, a imagem que se tem das cidades da região é de onças percorrendo as ruas, como destacou ontem neste Diário *** O PP, sob nova direção, começa a receber filiações pelo interior do estado *** Em outubro serão realizadas as convenções municipais, com a renovação dos diretórios. 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)