Terça-feira, 23 de setembro de 2008 - 06h27
Baita ofensiva
Uma baita ofensiva da oposição nos últimos dias conseguiu pelo menos estancar o crescimento de intenções de votos do prefeito Roberto Sobrinho (PT). Como último recurso da frente oposicionista, até o governador Ivo Cassol entrou na parada para tentar cavar segundo turno, declarando seu apoio ao candidato Garçon.
Fogo cerrado
Os reflexos das ações oposicionistas deverão ser sentidas nos próximos dias. Nas ruas não constatei ainda maiores alterações no cenário da capital, cujas projeções indicam claramente que a parada será resolvida ainda em primeiro turno, ou seja, neste dia 5 de outubro. Mas o pau cantou mesmo, contra o petista, de todos os lados.
Mais consistência
Na campanha passada, foi assim que Nazif desabou: depois de fogo cerrado dos candidatos oposicionistas. Sobrinho, no entanto, se apresenta mais consistente, mesmo com algumas derrapadinhas como ocorreu no caso da Maternidade: Não custava dizer que ela foi construída na administração Carlinhos Camurça, mas que foi ele que equipou e, inaugurou, etc.
Pesquisa Ibope
Manter o elevado índice de intenções de votos já é lucro para o prefeito Roberto Sobrinho. Mesmo com toda pauleira no lombo, o petista mostra fôlego, pelas pesquisas confiáveis, para uma vitória em primeiro turno. Esta certo que o percentual de indecisos aumentou e o governador Ivo Cassol entrou na parada com todo seu prestigio para levar a peleja para segundo turno.
As contas políticas
Para a oposição encaminhar a eleição para o segundo turno neste momento, o candidato petista precisa perder uns seis pontos nas próximas duas semanas. O aumento do percentual de indecisos animou os cassolistas. Cassol está escalado como salvador da pátria e o fogo oposicionista deverá ser ampliado nos próximos dias. Que Roberto reforce suas paliçadas!
Pé na estrada
Animado com o aumento de indecisos, e, por conseguinte, diante de uma remota possibilidade de segundo turno, o candidato verdinho Lindomar Garçon acelerou a campanha no domingo. Pediu votos aos taxistas e participou de reuniões políticas. Neste momento provocar o segundo turno já é uma grande vitória para nossa combalida oposição.
Novos municípios
Logo depois das eleições municipais o Senado vai votar projeto que regulamenta a criação dos novos municípios no país. A emenda constitucional já tem doze anos e sua regulamentação tem sido postergada. Com isso estará aberto pára que centenas de distritos brasileiros reivindiquem sua tranformação em municípios.
A transformação
Recente levantamento da Confederação Brasileira de Municípios - CBM dá conta que já existem quase 1000 pedidos de distritos nas Assembléias Legislativas esperando a lei federal de regulamentação. Caso todos sejam transformados em municípios, o Brasil passará a contar com 6.362 municípios com quase 64 mil vereadores.
A movimentação
Na expectativa de reverter uma situação desfavorável para seus pupilos, o governador Ivo Cassol entrou de cabeça nas eleições em Porto Velho, Cacoal e Vilhena. O resultado foi bom para os seus apaniguados: na capital, Ivo estancou o crescimento de Sobrinho; em Cacoal Glaucioni quase emparelhou com o Padre Fraco e, em Vilhena, Zé Rover está virando em cima de Melki Donadon.
Do Cotidiano
A influência capixaba
O município de Ouro Preto chega às eleições de outubro com um grande desafio pela frente. A cidade, com forte influência capixaba na sua colonização, é a que mais tem perdido habitantes nas últimas décadas para outras regiões do estado, Mato Grosso e até para o exterior. Expressiva parcela de sua mão- de- obra foi exportada para os Estados Unidos, Portugal e Espanha nos últimos anos.
Voltar ao crescimento dos anos 80, melhorar as condições de ofertas de postos de trabalho, são alguns desafios do sucessor do atual prefeito Brás Rezende que substituiu o alcaide eleito Irandir de Oliveira, cassado há quase dois anos por irregularidades no Paço Municipal.
Cantinho do Estado do Espírito Santo em Rondônia – Ouro Preto do Oeste tem três candidatos à prefeitura local. Larga como favorito o deputado estadual Alex Textoni (PTN), com o apoio do governador Ivo Cassol e todos os parfidos da base aliada. Sua grande adversária é a petista Sônia Arrabal, uma combativa advogada, voltada às causas populares. Completa o quadro de postulações ele, o prefeito cassado Irandir de Oliveira, buscando dar a volta por cima, com toda desfaçatez, que lhe é peculiar.
Em Ouro Preto, por incrível que possa parecer, o governador Ivo Cassol e seu tradicional adversário Valdir Raupp, estão juntos na mesma peleja. Textoni é ligado a Cassol e sua vice foi indicada pelo senador Valdir Raupp. Uma derrota de Textoni seria um vexame para os caciques rolimorenses, o que não é impossível, quando se mistura água com óleo em termos de alianças políticas no estado.
Como boa parte do eleitorado local ligado ao ex-prefeito Carlos Magno ficou ressentido com sua forçada desistência (sim, Cassol optou por Textoni), muita gente esta aderindo aos petistas, num fenômeno que a gente conhece muito bem em Porto Velho, naquela eleição que Roberto Sobrinho saiu do nada para alçar o Palácio Tancredo Neves contra o grande Mauro Nazif e seu fiel escudeiro Carlinhos Camurça.
Com toda sua estrutura, com todo seu dinheiro, Alex Textoni saiu na frente na capital da Bacia Leiteira. No entanto, Irandir de Oliveira entra na seara de votos conservadores de Textoni e Sônia Arrabal espera a sua decolagem final.
Sem querer voduzar ninguém – e já voduzando! – se Textoni perder a eleição em Ouro Preto vai prejudicar todos os seus projetos para 2010. Todo mundo esta careca de saber que ele mira uma vaga ao Senado ou até mesmo o Palácio Presidente Vargas, se conseguir se entender com a base cassolista.
Via Direta
*** Como tem prefeito cassado e ameaçado de cassação em Rondônia *** O último a perder os direitos políticos foi João Alves, de Vale do Anari *** O temporal de domingo foi prenuncio de um inverno rigoroso na aldeia portovelhense *** Mesmo com um boom na construção civil algumas lojas de materiais estão se queixando *** A CPI do Leite poderá ser instalada ainda hoje na Assembléia Legislativa de Rondônia.
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri