Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 23/12/08


 

Relações azedando?

Uma coluna sem papas na língua 23/12/08 - Gente de OpiniãoAs relações entre o prefeito de Porto Velho e o Diretório Estadual do PT podem estar azedando. Recente nota do comando estadual fala que o partido deve estar vigilante para não perder espaço – leia-se as secretarias mais importantes – na segunda gestão do prefeito Roberto Sobrinho que começa em janeiro. Tem gato na tuba!

Nos bastidores

Uma coluna sem papas na língua 23/12/08 - Gente de OpiniãoNos bastidores políticos fala-se que as alas comandadas pela senadora Fátima Cleide e pelo deputado federal Eduardo Valverde teriam vetado uma possível candidatura do prefeito Roberto Sobrinho ao governo em 2010 – que seria o candidato preferido até do PMDB. Neste caso, num processo de autofagia Fátima e Eduardo, com maioria no Diretório Estadual, poderão disputar a indicação para a disputa ao Palácio Presidente Vargas.

Chapa temida

Uma coluna sem papas na língua 23/12/08 - Gente de OpiniãoNos meios governistas um possível racha petista é sinônimo de festa. Uma composição entre o prefeito Roberto Sobrinho com vice do PMDB ao governo seria uma chapa temida nos meios cassolistas. Fátima Cleide é considerada presa fácil, ainda mais sem o apoio dos peemedebistas que só fariam aliança com o PT, caso Sobrinho pilotasse a coalizão.

Muitas indefinições

O ano de 2009 começa com muitas indefinições políticas, ao contrário de jornadas anteriores. Só será possível formatar a coisa depois de uma definição dos processos de cassação do governador Ivo Cassol e do senador Expedito Júnior. Caso ambos salvem a pele, já estará aí uma dobradinha formada: Junior ao governo e Ivo ao Senado.

Outro panorama

Sem Ivo e Expedito na peleja 2010, o panorama muda muito, mas o racha PT/PMDB/PDT facilita a vida dos cassolistas, mesmo com algum candidato de menor peso. Essa dupla dificilmente perde eleições. A rigor, só ficou fora do governo estadual durante a gestão Valdir Raupp 94/98. O grupo Cassol esteve com Jerônimo em 86, com Piana em 90, com Bianco em 98 e de 2002 até agora no poder, com direito a reeleição.

Força tucana

Uma coluna sem papas na língua 23/12/08 - Gente de OpiniãoO presidente regional do PSDB Hamilton Casara ficou de sorriso de orelha a orelha com a última pesquisa Ibope que coloca o governador de São Paulo José Serra liderando a corrida presidencial com enorme folga sobre os concorrentes. Tamanha visibilidade vai atrair novas lideranças para reforçar o ninho tucano rondoniense na temporada de 2009.

Boa herança

Uma coluna sem papas na língua 23/12/08 - Gente de OpiniãoA prefeita Sueli Aragão (PMDB) está deixando uma boa herança para seu sucessor, o petista Padre Franco, que assume dia 1º de janeiro. Entre obras de vulto, esta o novo Paço Municipal, cuja primeira ala já foi inaugurada no final de semana. Sueli, como se sabe é uma das alternativas do PMDB para a disputa do Palácio Presidente Vargas em 2010.

Com destaque

A revista Veja destaca na edição do final de semana, os processos de cassação de oito governadores. Com o título de “Encontro Marcado na Justiça”, a publicação focaliza o ajuste de contas, enfatizando que o Tribunal Superior Eleitoral aperta o cerco a políticos que não cumprem a lei e que o ano de 2009 pode começar com novos governadores.

Pantanal rondonienseUma coluna sem papas na língua 23/12/08 - Gente de Opinião

Por falar em revista, a rondoniense Momento que circula a edição de dezembro focalizando a imigração ilegal chinesa por Rondônia, vem como um grande presente para janeiro: um caderno especial sobre o pantanal rondoniense, o Vale do Guaporé. Lá, o pantanal encontra a Amazônia, formando a “pantazônia”. Será um caderno especial exibindo as belezas naturais de nosso estado. 

Do Cotidiano

Os búzios tecnológicos

Final e início de ano permitem a feiticeiros e adivinhadores fazer sua costumeira saraivada de previsões catastróficas, mas hoje, em plena crise, há uma ânsia por previsões que não sejam apenas as costumeiras mortes de velhinhos célebres, terremotos na China ou enchentes e tempestades de granizo decorrentes do aquecimento global.

O que de bom, afinal, nos reservará o ano de 2009?

Poderá ocorrer uma virada fantástica na agricultura: ao contrário de usar amplas áreas agricultáveis para produzir etanol, será possível destiná-las à produção de comida. Como? A soja rende de 400 a 600 quilos de óleo por hectare em apenas um ciclo anual e o girassol pode produzir um pouco mais, de 630 a 900 quilos. O Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) indica que microalgas encontradas no litoral brasileiro têm potencial energético para produzir 90 mil quilos de óleo por hectare. Pode reler, é isso mesmo: 90 mil quilos. E de quebra, um biodiesel que libera menos gás carbônico na atmosfera do que os combustíveis fósseis, além de combater o efeito estufa e o superaquecimento.

Mais: cultiva-se a microalga em solo pobre e com a água salobra, como a do semi-árido brasileiro, para onde a água do mar também pode ser canalizada, e abre possibilidades para que países tropicais (como a Polinésia e nações africanas) possam começar a produzir matriz energética. Mais ainda: as algas crescem mais rápido do que qualquer outra planta. Em 2009, portanto, deve começar a arrancada da microalga rumo ao pódio do biodiesel.

2009 também deverá ser o ano em que poderemos ter uma virada no aquecimento global. Atualmente, há uma aceleração na perda de gelo marinho, que ocasiona uma elevação no nível do mar. O aquecimento apresenta ainda a tendência de causar um estado de seca permanente no Oeste da América do Norte. A criação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) poderá ser a resposta para essa virada. As ações planejadas para 2009 são o desenvolvimento de melhores sistemas de observação climática e de previsão de secas e a continuidade do monitoramento nos níveis de metano na atmosfera.

Outra virada pode se dar na saúde. Sabe-se que as bactérias nocivas ao organismo humano estão se tornando super, cada vez mais resistentes a medicamentos, causando milhares de mortes em todo o mundo a cada ano. Pesquisadores norte-americanos descobriram uma seqüência específica de DNA encontrada em determinadas bactérias, denominada CRISPR, que é capaz de impedir o aumento da resistência a antibióticos em estafilococos patogênicos.

Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 23/12/08 - Gente de Opinião*** Nos bastidores fala-se que o deputado federal Moreira Mendes esta se afastando do governador Ivo Cassol *** Isso significa que o PPS pode reforçar a chapa pilotada por Confúcio Moura ao governo em 2010 *** O prefeito de Alvorada do Oeste Laerte Gomes (PR) é o novo presidente da Associação Rondoniense de Municípios ***É ungido governista

Fonte: Carlois Sperança / www.gentedeopiniao.com
csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)