Terça-feira, 24 de junho de 2008 - 05h42
A reviravolta
Numa reviravolta surpreendente no cenário político na capital, o deputado federal Mauro Nazif (PSB), que caminhava celeremente para desistir da jornada 2008, anunciou que aceita participar do jogo sucessório em Porto Velho e já desponta como o principal antagonista a candidatura do atual prefeito Roberto Sobrinho (PT).
O efeito Nazif
Para se ter uma idéia da importância da participação de Nazif no pleito para a oposição, já era tido como certa uma vitória em primeiro turno do atual prefeito, sem a presença do postulante socialista. O efeito Nazif muda todo o quadro sucessório, já que a partir de agora. Que o petista se prepare para uma jornada em dois turnos.
Política de alianças
A presença de Nazif na disputa vai fortalecer em muito a chapa de candidatos a vereador do PSB, que agora terá mais competitividade contra as poderosas nominatas do PT e do PMDB. Com o tempo curto, o PSB já procura um vice que some, e este nome pode sair do ninho tucano. Outras legendas também estão sendo consultadas.
A polarização
Existe desde já uma tendência natural de polarização entre a postulação de Roberto Sobrinho (PT) com Mauro Nazif (PSB). Com mais credibilidade que o chapa-branca Garçon (PV), Nazif atrai para seu balaio, a maior parte dos votos anti-petistas ( temos uma corrente conservadora enorme por aqui)e também aquele naco do eleitorado ( majoritário na capital) que rejeita Ivo Cassol e seus pupilos.
Idas e vindas
Num quando de idas e vindas, o ex-deputado federal Hamilton Casara, pré-candidato a prefeito pelo PSDB, era considerado carta fora do baralho, voltou a refletir na candidastura própria do partido. Terá apoio até do desafeto deputado Maurinho, que tinha lhe dado o apelido de Evo Morales rondoniense. Isso que é unir o partido!
Os entendimentos
A presidente regional do PSL Silvana Davis decidiu ontem manter a sua pré-candidatura a prefeitura da capital. Segundo ela, existiu apenas um inicio de entendimento com o deputado federal e pré-candidato Garçon (PV) para ser sua vice, mas nada foi acertado. Por isso ela deverá ouvir também outros postulantes, como Mauro Nazif e Alexandre Brito.
Sem mocinho
Em Ariquemes a briga entre o deputado estadual Tziu Jidaias com o clã Amorim, foi definida pelos desafetos como uma história sem mocinho. Recentemente Tziu se referiu a Ernandes Amorim e a sua filha Daniela como uma “quadrilha”, já o caudilho Amorim lembrou da acusação de homicídio que pesa contra o parlamentar. Entonces...
Convenção marcada
Já foi marcada a convenção que vai homologar o nome do deputado federal Lindomar Garçon (PV), com sua penca de legendas cassolistas, para o dia 29, na Queops. Garçon, que tem como carta na manga o apoio do governador na capital, não deveria contar muito com isso.
Base rachada
Na campanha passada, quando mais Everton Leoni precisava de recursos de Cassol ( e Leoni era bem mais forte, mais preparado e coerente que Garçon), acabou ficando na mão e com contas de campanha a pagar. Em 2008, a base chapa-branca entra rachada, com Garçon e Alexandre Brito, criando-se uma situação mais difícil e - conflitante.
Nominata do PDT
O PDT comparece as eleições de 2008 com uma nominata poderosa para a disputa das 16 vagas da Câmara de Vereadores da capital. Os ex-deputados estaduais Edson Gazoni e Dalton di Franco devem reforçar os quadros socialistas que mantém dois vereadores no Poder Legislativo: Mário Jorge e Chico Caçula.
Do Cotidiano
Ação comprovada
Há uma guerra no Brasil. Amplos contingentes estão sendo mobilizados para lutar contra um inimigo que pode até matar: o mosquito da dengue, conhecido pelo nome científico de Aedes aegypti (em Grego e Latim, “odioso egípcio”). No entanto, o inimigo continua impondo baixas importantes ao Brasil, a ponto de complicar o turismo e atrapalhar a vida dos moradores de um de seus principais cartões postais − o Rio de Janeiro.
Na linha de produtos ecoeficientes, os pesquisadores do Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) revelaram em abril a conclusão de uma arma de defesa contra o ataque do agressor para apoiar os esforços ofensivos desencadeados para o controle do vetor, além da dengue, da febre amarela.
Trata-se de um sabonete repelente cujo efeito dura até seis horas sobre a pele humana, criado a partir de uma mistura de glicerina, obtida em óleo de cozinha reciclado, com essências naturais de plantas como o cravo-da-índia, citronela e capim-limão, essas duas últimas nativas do Brasil. A fórmula conta ainda com outras substâncias químicas, que ajudam a aumentar o tempo de ação do produto.
Alcance maior − O coordenador da pesquisa e chefe do Setor de Síntese Orgânica do Laboratório de Ciências Químicas da Uenf, Edmílson José Maria, afirma que apesar de ter uma ação comprovada contra o Aedes aegypti, que foi o foco dos estudos, o sabonete conta com grande possibilidade de ter ação repelente contra outros vetores. “O objetivo agora é ampliar os testes de sua eficácia contra insetos que transmitem outras doenças humanas e animais”, disse ele.
A eficácia do sabonete foi comprovada em testes com cobaias e humanos. “Para verificar sua atividade repelente e seu tempo de ação, primeiramente aplicamos o sabonete em camundongos, que ficaram em contato com mosquitos Aedes aegypti”, diz o cientista. “Esses insetos são criados em cativeiro no laboratório a partir de uma linhagem que não tem o vírus da dengue, fazendo com que as gerações posteriores do mosquito também não desenvolvam a virulência”, explicou. O processo de obtenção de patente do produto junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) teve início, assim como o pedido de aprovação da formulação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Via Direta
*** CPI do Sistema Carcerário concluiu que Rondônia tem as piores penitenciárias do pais, ao lado de mais seis estados ***Ora, não precisava nem CPI para se chegar a essa conclusão: a mortandade de presos já indicava isso *** O PPS do deputado federal Moreira Mendes, o PPS se articula para as eleições municipais e na capital vai apoiar Lindomar Garçon *** A legenda integra o bloco de sustentação do governo estadual.
Fonte: Carlos Sperança
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro
Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026
Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par
Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e
O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce
Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf