Sexta-feira, 24 de outubro de 2008 - 01h50
Presídio federal
O governador Ivo Cassol bem que tentou, mas o presídio federal não será cedido pelo Ministério da Justiça para que Rondônia consiga resolver o colapso vivenciado pelo seu sistema prisional. Para Rondônia, neste momento, seria mais importante desafogar presídio Urso Branco do que abrigar bandidos da pior espécie que aterrorizam Rio e São Paulo na ainda inativa penitenciária da União.
Presente de grego
Na verdade, a penitenciária federal é um presente de grego da União para Porto Velho. As cidades que ganharam o “benefício” gritaram e algumas conseguiram se livrar, outras receberam o estabelecimento penal goela abaixo, como Mossoró (no Nordeste) e Campo Grande (Centro-Oeste). É coisa de louco!
Sem garantia
Sem maioria no Diretório Regional do PMDB, o prefeito reeleito de Ariquemes, Confúcio Moura, não terá garantias para ser homologado candidato ao governo do partido em 2010, como pretende e já não esconde dos amigos mais chegados. Quem tem o controle e vai decidir as alianças continuará sendo o senador Valdir Raupp e família.
Barbas de molho
Que o prefeito de Ariquemes fique de barbas de molho. O projeto do barbudo queixada é de reeleger e para tanto entabula entendimentos, como franco atirador, tanto com os petistas, como com o governador Ivo Cassol, com quem fez aliança em Ouro Preto, para eleger o deputado estadual Alex Textoni (PTN). Seu negócio é se reeleger em 2010.
Mais ampla
Por decisão dos membros da CPI do Leite as investigações serão mais amplas e vão atingir a toda cadeia produtiva. Inicialmente as discussões seriam em torno da cartelização do preço do leite pago aos produtores pelos laticínios, mas os deputados que integram o organismo – Jesualdo Pires (PSB), Tiziu Malaquias (PMDB), Ribamar Araújo (PT) – acabaram abrindo o leque.
Sem punição
A anunciada punição – até cassação do mandato – do deputado Tiziu acabou em brisa, depois de discussões acaloradas com o presidente regional do PMDB Valdir Raupp. Tziu é um infiél assumido e se atrelou ao projeto do governador Ivo Cassol apoiando os candidatos a prefeito governistas descaradamente. O PMDB está sem moral mesmo.
Avaliações positivas
O PC do B se reuniu para avaliar o resultado das eleições de outubro e seus dirigentes ficaram satisfeitos com os avanços conquistados e a representatividade na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Tanto Francisco Pantera, um dos fundadores da legenda no estado, como David Chiquilito, que disputou a prefeitura acreditam em avanços maiores em 2010. “As bases estão prontas”, afirmam os vermelhinhos.
Base de apoio
Ainda a respeito do PC do B é muito provável que a legenda volte a formar a base de apoio do prefeito Roberto Sobrinho na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Já se propala também que a legenda poderá indicar representantes para o primeiro escalão da prefeitura petista. O anuncio deve ser confirmado pela cúpula comunista dentro em breve.
Nem com Lula
Nem com o apoio maciço dos ministros e do próprio presidente Lula, o PT não está conseguindo reverter à situação desfavorável em capitais como Porto Alegre, Salvador e São Paulo, no segundo turno. Em São Paulo, onde era ponto de honra para os petistas ganharem, o democrata Gilberto Kassab continua aumentando a diferença.
Do Cotidiano
As projeções futuras
As vitórias do prefeito Roberto Sobrinho na capital, do padre Franco em Cacoal, mais o crescimento do partido em pequenos e médios municípios do estado, encheram os petistas de esperanças para a tomada do Palácio Presidente Vargas para 2010. O partido em expansão, as obras no estado e a presença de Lula no palanque, transformam realmente o PT numa legenda de ponta para o próximo pleito.
Por outro lado, dificilmente os petistas terão ao seu lado o PMDB e o PDT, no mesmo palanque já que as agremiações também tencionam projetos solos para daqui há dois anos, e, além disto, o lado governista com o governador Ivo Cassol (sem partido) se lança ao seu maior desafio: eleger o seu sucessor, se eleger ao Senado e levar nas costas mais um senador, uma verdadeira façanha.
O PT com Roberto Sobrinho, Fátima Cleide ou Eduardo Valverde, o PMDB com Confúcio Moura ou Marinha Raupp, o PDT Com Acir Gurgacz, os governistas com Bianco, Expedito ou Cauhla, é apenas um quadro inicial, projetado para 2010, que pode ser alterado substancialmente já que todo mundo –menos os petistas – tem conversado com todo mundo.
Nos bastidores, se sabe que o prefeito eleito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PTN) aspira ser candidato ao governo em 2010. Ele estaria disposto até a ceder à prefeitura da Bacia Leiteira, num acórdão, para a peemedebista Joselita Araújo, tendo como escudeiros ao Senado Ivo Cassol e Valdir Raupp. A hipótese é improvável – ao meu ver até absurda - mas também, era absurdo e improvável que Raupp e Cassol se unissem para apoiar Testoni em Ouro Preto do Oeste, o que acabou ocorrendo.
Por causa de rivalidades tribais bem definidas entre o interior e a capital, Porto Velho não emplaca governador desde 1990. Com dois terços do eleitorado do estado, o interior rondoniense é colonizado por migrantes sulistas, mineiros e capixabas, é o dono da bola e tem sapecado mais senadores, governadores e maioria na Assembléia Legislativa.
Para alçar o Palácio Presidente Vargas, com chances de sensibilizar o eleitorado caipira, o PT ainda não criou um nome a altura de um Cassol, Bianco, ou Acir. E retirar Sobrinho do Palácio Tancredo Neves para disputar o governo, ao mesmo tempo ceder à prefeitura da capital ao PMDB, é uma operação de grande risco para os petistas, já que o povo do interior é bairrista e não vota em nome da capital. Os petistas tem a faca e o queijo, mas também enfrentam obstáculos quase intransponíveis para dar a grande bocada...
Via Direta
*** A crise chegou no Cone Sul do estado com uma substancial queda na venda de equipamentos agrícolas *** Com a reabertura dos bancos as imobiliárias da capital esperam retomar a venda de casas e apartamentos ***A apropriação de salários de funcionários pode dar até cadeia para vereadores, deputados etc *** Tomei conhecimento de alguns casos recentes que podem explodir a qualquer momento...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri