Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 24/10/08


 

Presídio federal

O governador Ivo Cassol bem que tentou, mas o presídio federal não será cedido pelo Ministério da Justiça para que Rondônia consiga resolver o colapso vivenciado pelo seu sistema prisional. Para Rondônia, neste momento, seria mais importante desafogar presídio Urso Branco do que abrigar bandidos da pior espécie que aterrorizam Rio e São Paulo na ainda inativa penitenciária da União.

Presente de grego

Na verdade, a penitenciária federal é um presente de grego da União para Porto Velho. As cidades que ganharam o “benefício” gritaram e algumas conseguiram se livrar, outras receberam o estabelecimento penal goela abaixo, como Mossoró (no Nordeste) e Campo Grande (Centro-Oeste). É coisa de louco!

Sem garantia

Sem maioria no Diretório Regional do PMDB, o prefeito reeleito de Ariquemes, Confúcio Moura, não terá garantias para ser homologado candidato ao governo do partido em 2010, como pretende e já não esconde dos amigos mais chegados. Quem tem o controle e vai decidir as alianças continuará sendo o senador Valdir Raupp e família.

Barbas de molho

Que o prefeito de Ariquemes fique de barbas de molho. O projeto do barbudo queixada é de reeleger e para tanto entabula entendimentos, como franco atirador, tanto com os petistas, como com o governador Ivo Cassol, com quem fez aliança em Ouro Preto, para eleger o deputado estadual Alex Textoni (PTN). Seu negócio é se reeleger em 2010.

Mais ampla

Por decisão dos membros da CPI do Leite as investigações serão mais amplas e vão atingir a toda cadeia produtiva. Inicialmente as discussões seriam em torno da cartelização do preço do leite pago aos produtores pelos laticínios, mas os deputados que integram o organismo – Jesualdo Pires (PSB), Tiziu Malaquias (PMDB), Ribamar Araújo (PT) – acabaram abrindo o leque.

Sem punição 

A anunciada punição – até cassação do mandato – do deputado Tiziu acabou em brisa, depois de discussões acaloradas com o presidente regional do PMDB Valdir Raupp. Tziu é um infiél assumido e se atrelou ao projeto do governador Ivo Cassol apoiando os candidatos a prefeito governistas descaradamente. O PMDB está sem moral mesmo.

Avaliações positivas

O PC do B se reuniu para avaliar o resultado das eleições de outubro e seus dirigentes ficaram satisfeitos com os avanços conquistados e a representatividade na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Tanto Francisco Pantera, um dos fundadores da legenda no estado, como David Chiquilito, que disputou a prefeitura acreditam em avanços maiores em 2010. “As bases estão prontas”, afirmam os vermelhinhos.

Base de apoio

Ainda a respeito do PC do B é muito provável que a legenda volte a formar a base de apoio do prefeito Roberto Sobrinho na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Já se propala também que a legenda poderá indicar representantes para o primeiro escalão da prefeitura petista. O anuncio deve ser confirmado pela cúpula comunista dentro em breve.

Nem com Lula

Nem com o apoio maciço dos ministros e do próprio presidente Lula, o PT não está conseguindo reverter à situação desfavorável em capitais como Porto Alegre, Salvador e São Paulo, no segundo turno. Em São Paulo, onde era ponto de honra para os petistas ganharem, o democrata Gilberto Kassab continua aumentando a diferença.

Do Cotidiano

As projeções futuras

Uma coluna sem papas na língua 24/10/08 - Gente de OpiniãoAs vitórias do prefeito Roberto Sobrinho na capital, do padre Franco em Cacoal, mais o crescimento do partido em pequenos e médios municípios do estado, encheram os petistas de esperanças para a tomada do Palácio Presidente Vargas para 2010. O partido em expansão, as obras no estado e a presença de Lula no palanque, transformam realmente o PT numa legenda de ponta para o próximo pleito.

Por outro lado, dificilmente os petistas terão ao seu lado o PMDB e o PDT, no mesmo palanque já que as agremiações também tencionam projetos solos para daqui há dois anos, e, além disto, o lado governista com o governador Ivo Cassol (sem partido) se lança ao seu maior desafio: eleger o seu sucessor, se eleger ao Senado e levar nas costas mais um senador, uma verdadeira façanha.

O PT com Roberto Sobrinho, Fátima Cleide ou Eduardo Valverde, o PMDB com Confúcio Moura ou Marinha Raupp, o PDT Com Acir Gurgacz, os governistas com Bianco, Expedito ou Cauhla, é apenas um quadro inicial, projetado para 2010, que pode ser alterado substancialmente já que todo mundo –menos os petistas – tem conversado com todo mundo.

Nos bastidores, se sabe que o prefeito eleito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PTN) aspira ser candidato ao governo em 2010. Ele estaria disposto até a ceder à prefeitura da Bacia Leiteira, num acórdão, para a peemedebista Joselita Araújo, tendo como escudeiros ao Senado Ivo Cassol e Valdir Raupp. A hipótese é improvável – ao meu ver até absurda - mas também, era absurdo e improvável que Raupp e Cassol se unissem para apoiar Testoni em Ouro Preto do Oeste, o que acabou ocorrendo.

Por causa de rivalidades tribais bem definidas entre o interior e a capital, Porto Velho não emplaca governador desde 1990. Com dois terços do eleitorado do estado, o interior rondoniense é colonizado por migrantes sulistas, mineiros e capixabas, é o dono da bola e tem sapecado mais senadores, governadores e maioria na Assembléia Legislativa.

Para alçar o Palácio Presidente Vargas, com chances de sensibilizar o eleitorado caipira, o PT ainda não criou um nome a altura de um Cassol, Bianco, ou Acir. E retirar Sobrinho do Palácio Tancredo Neves para disputar o governo, ao mesmo tempo ceder à prefeitura da capital ao PMDB, é uma operação de grande risco para os petistas, já que o povo do interior é bairrista e não vota em nome da capital. Os petistas tem a faca e o queijo, mas também enfrentam obstáculos quase intransponíveis para dar a grande bocada...

Via Direta

*** A crise chegou no Cone Sul do estado com uma substancial queda na venda de equipamentos agrícolas *** Com a reabertura dos bancos as imobiliárias da capital esperam retomar a venda de casas e apartamentos ***A apropriação de salários de funcionários pode dar até cadeia para vereadores, deputados etc *** Tomei conhecimento de alguns casos recentes que podem explodir a qualquer momento... 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)