Quarta-feira, 25 de julho de 2007 - 06h07
O PDT trabalha para lançar candidatos próprios em 31 municípios do estado. Bem estruturado em Porto Velho, Guajará Mirim, Cacoal e Ji-Paraná, o socialismo moreno ganha asas também em Presidente Médici, onde tem nome de ponta, o ex-prefeito Gilson Borges, para a sucessão de Charles Modro. Em agosto o partido começa a incursionar no Vale do Guaporé, com a instalação do diretório de São Miguel.
O Diretório Regional do PT não chiou com o lançamento da candidatura própria do PC do B em Porto Velho, o que demonstra que já tinha sido avisado antecipadamente do evento. O cardeal Tácito Pereira fala apenas em aliança e que sua expectativa é que os vermelhinhos integrem a coalizão costurada pelo prefeito Roberto Sobrinho no projeto de reeleição.
Gautama excluída
A construtora Gautama, aquela descoberta pela Operação Navalha, e com tentáculos espalhados até Rondônia e o Amazonas (pontes e pavimentação da BR-319), foi excluída pela Controladoria Geral da União de futuras licitações. Demorou. Tem que ficar de olho agora nas afiliadas da empreiteira, que é repleta de empresas laranjas.
Conselho da Cidade
Como tema "Avançando na Gestão Democrática" e o lema "Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social", a prefeitura de Porto Velho realiza amanhã, no auditório do Sest/Senat a III Conferência Municipal das Cidades. Durante o evento a municipalidade, além de discutir ações, vai criar também o Conselho da Cidade.
A mobilização
A III Conferência tem como objetivo discutir as políticas nacional, estadual e nacional de desenvolvimento urbano; sensibilizar e mobilizar a sociedade para elaborar agendas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes, como formular propostas para o desenvolvimento da cidade. Vai funcionar como um apêndice do Plano Diretor.
Bloqueio da BR-364
Como Rondônia é uma casa da mãe Joana, mais uma vez fecharam a BR- 364 para protestos. Desta vez, a população dos distritos da capital que vivem da exploração da madeira casos de União Bandeirantes, Jacy-Paraná, Mutum Paraná e Vista Alegre, se uniram as localidades que pipocaram recentemente no Vale do Guaporé, como Rio Pardo, Jacinópolis e Minas Novas.
Parque Nacional
Ao meio de reivindicações justas, como energia elétrica, abastecimento de água, escolas, os manifestantes também exigem ilegalidades, como a construção de estrada em pleno parque nacional, o que mostra a presença de grileiros, invasores de terras e madeireiros saúvas da região no movimento, usando a revolta das comunidades como massa de manobra. Se deixarem, vão criar povoados também na reserva extrativista e nas terras indígenas.
Duas pesquisas
Na seção Cotidiano, comento hoje as primeiras pesquisas sobre a sucessão municipal. Na capital existem duas pesquisas e contraditórias. Uma aponta o prefeito Roberto Sobrinho na frente (seguido de Nazif e Garçon) e outra indica Garçon na ponteira, seguido de Sobrinho e Nazif. Já temos sondagens também no interior.
Se Congonhas pena com pista reduzida, o que dizer da nossa, no aeroporto Internacional Jorge Teixeira, com apenas 700 metros? Lá tem problemas? O nosso aeródromo está povoado por urubus atraídos por lixões e dejetos de frigoríficos, que já causaram problemas com três vôos comerciais. Já teve até boi fugindo do matadouro e invadindo a pista. Coisa de louco, né?
Do Cotidiano
A classe política começa a se aquecer, a partir das primeiras pesquisas eleitorais, visando as eleições do ano que vem. Sendo assim, na capital, os nomes de Roberto Sobrinho, Lindomar Garçon e Mauro Nazif, vão predominando, enquanto em Ji-Paraná, despontam, José Bianco, Zé Otônio e Jesualdo Pires; em Ariquemes Confúcio Moura e Daniela (ou Ernandes Amorim), Cacoal o ex-prefeito Divino Cardoso, Katatau e a vereadora Raquel de Carvalho.
Desunida, a oposição aos alcaides na maioria dos municípios terá dificuldades para derrotar feudos já tradicionais formados, como na região do Cone Sul, onde os Donadon dominam há quase duas décadas. Mesmo nos municípios onde os prefeitos foram cassados, casos de José Amauri (Jaru), Cláudio Pilon (Guajará Mirim) e Ouro Preto (Irandir de Oliveira) eles mantém força e prestígio para voltarem ou também eleger nomes de suas confiança.
Mas é a eleição na capital, com seus quase 250 mil eleitores, um quarto do eleitorado do estado, é que desperta mais atenção. Uma possível reeleição do prefeito Sobrinho vai vitaminar os projetos petistas para a conquista do Palácio Presidente Vargas em 2010. Se Mauro Nazif chegar lá, será outro nome criando asas para encaminhar uma postulação. Igualmente, o ex-prefeito de Candeias do Jamari, e atual deputado federal Lindomar Garçon, o novo fenômeno da política rondoniense, exibe confiança no seu taco para chegar lá, no lugar de Ivo.
Sem a possibilidade de Ivo Cassol disputar um terceiro mandato por impedimento da legislação eleitoral e com o senador Valdir Raupp já sinalizando que estará fora da sucessão, todo interior se alvoroça. Com certeza, a reeleição de Confúcio Moura (PMDB) em Ariquemes o tornará uma liderança emergente no estado, já que tem a melhor performance administrativa da temporada.
Do municipalismo deverão pintar, como em jornadas passadas nomes em condições de somar forças para vôos maiores. Os Donadons, em Vilhena, os Amorim, em Ariquemes também buscam recuperação do terreno perdido. Melki não se elegeu ao Senado e Ernandes Amorim foi o deputado federal menos votado. Tanto um como outro, se forem felizes nas urnas no ano que vem, voltarão a carga visando também a cadeira de Ivo Cassol.
Sobre as primeiras pesquisas, tenho resultados conflitantes de dois institutos: numa, com Roberto Sobrinho a frente; noutra Lindomar Garçom. Nas duas sondagens surge Mauro Nazif, seja em segundo ou em terceiro lugar. Conclusão óbvia e ululante: já temos três correntes políticas fortes disputando duas vagas para um eventual segundo turno.
Via Direta
*** Mesmo com algumas escolas ainda em obras, a rede estadual de ensino recomeça as aulas na próxima Terça-feira, como anuncia a Seduc *** Com vasta programação, hoje os motoristas comemoram o Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas *** A atuação da Polinter de Rondônia foi decisiva para prender o seqüestrador Edmundo Cavaquiol, em Curitiba, na semana passada.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico
Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q
O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes
Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d
Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social
Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei
Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário
Belos discursosNo Brasil, em que narrativas tortas são forjadas sem nenhum pudor para livrar a cara de notórios malandros, até dizer o óbvio soa co