Sábado, 25 de julho de 2009 - 05h26
Novidades em agosto
A Assembléia Legislativa de Rondônia reabre os trabalhos dia 3 de agosto, segunda-feira, com duas novidades: a primeira é a instalação de um magnífico painel eletrônico, nos moldes do Congresso Nacional. A segunda, é que a casa de leis sob o comando de Neodi, Miguel Sena e Jesualdo, lançou edital de licitação da nova sede.
Intenções de votos I
O que mais se ouvia Rondônia afora era que Fátima Cleide seria uma senadora de um mandato só e que o vice-governador João Cahula não decolaria na disputa ao governo nem com reza brava. As primeiras pesquisas desmentem as ladainhas dos adversários.
Intenções de votos II
A petista Fátima Cleide como candidata a reeleição ao Senado tem a ponteira na capital e já retoma uma boa performance no interior, pelo fato de ser beneficiada nas sondagens de intenções de votos, como a segunda opção pra quem tenciona sufragar Valdir Raupp, outro forte concorrente as duas vagas ao Senado em 2010.
Máquina cassolista
Quantas vezes ouvi dizer na própria base aliada que João Cahula não se criava como candidato ao governo? Substimaram a máquina azeitada do governador e Cahula têm se revelado como um osso duro na maior parte dos pequenos e médios municípios e já cria asas em cidades maiores, como Pimenta Bueno e Colorado do Oeste, redutos do PMDB.
Eleições ao Senado
As eleições ao Senado vêm gerando zebras desde que Chiquilito perdeu pra Ronaldo Aragão em 86. De lá pra cá foram zebras sucessivas: em 90 Odacir era considerado carta fora do baralho, mas bateu Chagas Neto; em 94 Ernandes Amorim derrotou o poderoso Amir Lando, em 98 Lando bateria o favorito Odacir, em 2002 Fátima Cleide foi à zebra etc. Para 2010, Raupp ou Cassol podem virar vitimas de zebra.
Segundo voto
Lembrando que vamos eleger dois senadores em 2010, e que as primeiras pesquisas mostraram que o segundo voto dos eleitores de Raupp se encaminha para a petista Fátima Cleide. Mas as intenções de votos da petista não retribuem apoio ao barbudo queixada, se diluindo em outros postulantes. Verifica-se ainda, que também o segundo voto de Cassol não vai pra o balaio de Raupp. Por enquanto, vejo o barbudo mais ameaçado, caso haja retorno de zebra no ano que vem..
Fazer as contas
O quadro não é favorável para Valdir Raupp, mesmo com toda sua projeção nacional. Por isso, mais do que nunca, precisaria deixar de apunhalar Confúcio Moura, que ao invés de aliado pode se transformar em adversário em toda a região do Vale do Jamari. Se Raupp, fizer bem as contas, pensará bem antes de bancar o traíra contra o candidato do PMDB em troca de uma aliança com o PT.
Criatura e criador
Ao eleger com seu prestígio o sobrinho Marlon Donadon a prefeitura de Vilhena anos atrás, o cacique Melki Donadon jamais poderia pensar que a criatura poderia se voltar contra seu criador. Mas se voltou. Marlon acaba de deixar o PMDB e vai disputar uma cadeira à Assembléia Legislativa por uma outra legenda botando em risco a reeleição de um outro tio, marco Antonio.
Pesos pesados
A nominata de candidatos á Câmara Federal do PMDB esta sendo montada com pesos pesados para as eleições 2010: o listão é liderado pela campeã de votos e recordista de mandatos eletivos Marinha Raupp (Rolim de Moura), segue com Natan Donadon (Vilhena), o ex-ministro Amir Lando (Porto Velho) e a vice-prefeita Raquel Carvalho (Cacoal).
Do Cotidiano
Um grande desafio
É fato fora de dúvida que a civilização produz cada vez mais lixo. A urbanização cresceu matematicamente e a produção de lixo geometricamente, pois os resíduos derivam para poluição, danos à saúde e redução geral da qualidade de vida. Zerar os depósitos de lixo e principalmente os resíduos tóxicos, nesse caso, seria uma espécie de visão do Paraíso – uma utopia da “Era de Aquário”, que está começando agora.
Mas o sonho não acabou. A cidade paranaense de Maringá decidiu ser a pioneira na busca por essa utopia. Será a primeira no Brasil a utilizar uma tecnologia que promete eliminar os resíduos sólidos urbanos. Com a proposta de “lixo zero”, o Consórcio Biopuster utiliza um processo biológico que trata os dejetos por meio da injeção de ar comprimido rico em oxigênio nos depósitos de resíduos, estimulando a ação das bactérias responsáveis pela decomposição. Como resultado, encontra-se uma melhor destinação final para os resíduos e reduzem-se os custos de operação.
O advogado Rodrigo Franco, da empresa Carbon Market, que presta consultoria na área, explica que o processo já é utilizado com sucesso na Europa e que sua maior vantagem é permitir o desmonte completo do aterro, uma vez que aproveita todos os tipos de resíduos.
Chegando ao aterro, o lixo é selecionado: resíduos domiciliares e industriais, além de madeiras usadas ou de demolição, troncos, raízes e galhos podem ser processados por um triturador de reduzida poluição sonora e baixo desgaste do mecanismo de trituração. Os materiais recicláveis, como plásticos, vidros, alumínios e papéis também são separados. Produtos mais volumosos como colchões e carpetes são tratados separadamente e transformados em resíduos de pequenas dimensões. O triturador permite a transformação dos detritos em partes orgânicas para futuro tratamento.
Franco ressalta que a tecnologia da Biopuster tem a vantagem de não produzir biogás como produto final. “Depois do tratamento com ar comprimido, ocorre a sucção dessa transformação da atmosfera anaeróbica em aeróbica e a biofiltragem de todos os efluentes gasosos com a mudança da matéria orgânica para biofertilizantes (compostagem) e separação de recicláveis”. E, como esse tratamento é realizado diariamente, o processo gera um mínimo de resíduos finais..
A intenção é conseguir uma destinação até mesmo para esses rejeitos que são aterrados. A viabilidade de utilização desse resíduo final no co-processamento da indústria de cimento ou na alimentação de altos fornos no setor, no setor de metalurgia, por exemplo, está sendo avaliada.
Via Direta
*** As pendengas envolvendo o edifício Aquárius e os compradores dos seus apartamentos acabaram na justiça *** Ocorre que os proprietários insistem em entregar em dezembro o prédio interditado e sob riscos de desabamento *** Para reduzir o déficit de moradia a prefeitura de Porto Velho vai construir com recursos do PAC cerca de 3 mil casas *** Já existem milhares de inscritos.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri