Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 25/08


Prá valer
Agora é para valer. O ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, informa de Brasília, que sai a restauração e a conclusão do asfaltamento da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, com cerca de 800 quilômetros de extensão. "Voltei ao Ministério para honrar esse compromisso com a região", garante.

Frentes de obras
Serão três frentes de obras com batalhões de engenharia do Exército, alternativa usada para baratear os custos da pavimentação. A primeira frente instalada em Porto Velho, a segunda em Humaitá e a terceira, já perto de Manaus, no vizinho município do Castanho. A previsão é a conclusão dos trabalhos em quatro anos.

Uma epopéia
Não tenho dúvidas que a reconstrução da BR-319 será mais uma grande epopéia na Amazônia. Se a BR-364 a cada inverno amazônico se transforma num cenário lunar, de tantas crateras, imaginem o que as chuvas deverão provocar naqueles enormes aterros cortando verdadeiros pântanos entre Humaitá e Manaus

Uma punição
O deputado estadual Euclides Maciel (PSL-Ji-Paraná) voltou a cobrar da  Assembléia Legislativa que puna os parlamentares faltosos. Desde o final do recesso o Parlamento estadual não consegue realizar uma sessão completa, votando a pauta existente. Neste meio tempo também teve a invasão dos professores no Legislativo durante a greve.

Novo encontro
Por falar em Assembléia Legislativa, deputados estaduais e dirigentes do Sintero voltam a se encontrar na segunda-feira para tratar do cumprimento do acordo  firmado entre a entidade e o governo para o fim da greve dos profissionais da educação. A comissão de negociação acredita que tanto o Legislativo como o Executivo cumprirão  o que foi acertado.

A próxima vítima
Em menos de um ano o "maníaco da Lanterna" já estuprou dez mulheres em Ji-Paraná. Como age encapuzado, não deixa pistas e a Polícia não tem sequer um retrato falado do criminoso. A verdade é que o serial estuprador está ridicularizando a Polícia rondoniense e as gozações, como a convocação da pantera-cor-de-rosa para elucidar o caso já rolam na região central.

Boa peleja
As movimentações políticas já começaram em Candeias do Jamari, com vistas as eleições municipais do ano que vem. O prefeito Chico Pernambuco terá pela frente os populistas Dinho e Vagner do balneário Rio Preto. O primeiro deverá contar com o apoio do deputado federal Lindomar Garçon que já foi prefeito da cidade satélite e que se alternava no Paço Municipal com Chico Pernambuco. 

A reeleição
A primeira impressão que se tem, ao se falar de eleições municipais, é que a maioria dos atuais prefeitos em Rondônia, salvo algumas exceções onde o desgaste é enorme, estão pavimentando a reeleição até com certa tranqüilidade. Com obras de vulto em andamento, os prefeitos de cidades pólos estão se encaminham para mais um mandato.

O divisionismo
Em Porto Velho,  com Roberto Sobrinho (PT); Ji-Paraná com José Bianco (DEM) e  em Ariquemes com Confúcio Moura (PMDB), onde estão os principais colégios eleitorais do estado, além de favoritos os atuais prefeitos são beneficiados com o divisioniosmo da oposição. Como a capital provavelmente terá segundo turno, a peleia mais difícil será a de Sobrinho se a oposição se unir,

Primeiras sondagens
Pelas primeiras sondagens, também nos pequenos e médios municípios, os atuais prefeitos mostram fôlego para enfrentar a oposição em vantagem. É o caso de Nova Brasilândia do Oeste, na Zona da Mata, administrada por Silas Borges (PSB). Em municípios com as administrações desgastadas, como Cacoal, a volta de antigos caciques é quase certa. É o caso de Divino Cardoso, o trator da BR, em Cacoal.

Do Cotidiano

Apertando o cerco

Apertando o cerco sobre prefeitos, governadores, Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e Congresso Nacional, a Controladora Geral da União -CGU lançou ainda no início de 2007 a cartilha "Olho Vivo no Dinheiro Público". Ela já é considerada um importante instrumento de incentivo ao controle social sobre a aplicação dos recursos públicos no país, que como se sabe são geridos com incompetência de Norte a sul do país. Rondônia tem sido um mal exemplo e por isso foi objeto de exposição na mídia nacional recentemente por tantos desvios.

Por falar na Controladoria Geral da União, ela se transformou num verdadeiro terror para os prefeitos corruptos que vicejam que nem praga neste Brasil varonil. A cada sorteio de fiscalização, mais uma penca é flagrada em golpes contra o erário. No estado de Rondônia vários já foram pegados com a boca na botija. Tanto é verdade que temos muitos alcaides que encerram suas administrações e fogem para longe.

Nas fiscalizações aplicadas pela Controladoria Geral da União já foram descobertos casos até de pão francês  vendido a preço de caviar. O superfaturamento de materiais de consumo é o que mais prolifera nas administrações públicas.

A maracutaia mais comum entre os prefeitos é ligada a malversação dos recursos públicos a partir de preços praticados acima de mercado com a compra de materiais em quantidade superior á necessária, a contratação de serviços de má qualidade, etc...

Em muitos municípios também se constatam casos de obras públicas superfaturadas, como pontes e estradas, e não entregues à população. São fatos que tem ocorrido em todas as esferas governamentais causando graves perdas ao erário, prejudicando com isso o atendimento de demandas sociais mais importantes como a saúde, educação, habitação, segurança pública e tantos outros.

No Brasil pouca coisa tem sido levado a sério e até a Lei de Responsabilidade Fiscal,  que quando criada era aplicada com mais rigor tem sido desprezada pêlos prefeitos brasileiros, embora tementes de suas conseqüências. Atualmente o que mais causa noites insones aos alcaides é a fiscalização do CGU feita por sorteio. Cada prefeito sorteado tem ciência do rigor em que isso é tratado.

Via Direta

*** Elogiável a disposição do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ainda brigar pelo gasoduto para Porto Velho *** No Ministério das Minas Energia a coisa foi descartada *** O Sindicato dos Jornalistas abre na semana que vem as inscrições para o IV Prêmio de Jornalismo *** Aumenta a migração de jovens rondonienses na região central do estado para Portugal e Espanha *** E que São Pedro tenha piedade de nós e nos remeta uma chuvinha para acabar com tanta fumaça neste final de semana.  

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)