Terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 05h20
Barrados no baile?
Já se fala na troca de comando do Diretório Regional do Partido Verde -PV em Rondônia, ainda antes das convenções municipais de outubro. Os dirigentes da esfera nacional da agremiação já foram cientificados que o atual presidente regional Antenor da Citaty não comunga com os ideais da presidenciável do partido Marina Silva. Nem ele, tampouco os deputados Miguel Sena e Lindomar Garçon.
Adesões em massa
As ligações dos atuais dirigentes do PV com o governador Ivo Cassol podem levar adesões em massa dos verdinhos (com cargos estaduais) ao PP, cujo encontro estadual marcado para o próximo dia 28 na capital, prevê uma manifestação de força para a nova sigla. Lá estarão mais ambientados do que no PV, já que Cassol e seus pupilos consideram a ex-ministra uma inimiga.
Nos bastidores
Nos bastidores políticos regionais já se comenta a escalação da base aliada para as eleições do ano que vem. O candidato ao governo seria o senador cassado Expedito Júnior (PR-Rolim de Moura), ao Senado o atual governador Ivo Cassol (PP- Rolim de Moura) e o deputado estadual Tziu Jidaias (PP-Ariquemes)
A interiorização
Depois de crescer na capital nos últimos pleitos, o PC do B quer ampliar sua presença no estado, onde se concentra mais de dois terços do eleitorado rondoniense. No final de semana os dirigentes vermelhinhos realizaram reuniões nos municípios da Zona da Mata e da Região do Café. Já foram garimpados mais de 40 nomes para disputar à Assembléia Legislativa no ano que vem.
Pujança rondoniense
Toda pujança da indústria rondoniense será exibida para o país durante a Feiron, de 16 a 20 de setembro em Porto Velho. O presidente da Federação das Indústrias Denis Baú se encontra otimista com relação ao evento enfatizando que até os pedidos de exportação dos produtos rondonienses (carne, café, madeira etc) estão sendo retomados, depois da crise global.
Crise na saúde
Em nota divulgada a imprensa, a presidente do Conselho Regional de Medicina – Cremero Inês Motta reafirma a superlotação de pacientes no Hospital João Paulo II qualificando aquela situação como um verdadeiro atentado à saúde e ao bem estar dos pacientes e funcionários daquele estabelecimento hospitalar.
As recomendações
Além, de medidas urgentes para sanear os problemas dos hospitais da capital (afetos a esfera estadual), o Cremero recomenda a construção imediata de um hospital municipal e o melhor equipamento dos postos de saúde para equilibrar o atendimento da demanda de saúde na capital rondoniense.
Em colapso
O Estado de Rondônia vive seu melhor momento econômico, mas ao mesmo tempo, o pior na esfera de saúde publica, que já entrou em colapso. A falta de planejamento aliada a falta de recursos, para atender uma nova corrente migratória – a coisa esta maior do que o previsto – envolve todas as esferas administrativas, a municipal, a estadual e a federal.
Mais turbulências
Rondônia já não tem paz com tantos protestos. Numa semana a coisa é na Ponta do Abunã, na outra é com a região de Rio Pardo (reserva Bom Futuro), além das entidades do funcionalismo se preparando para greve e paralisações. Sem contar com os índios, sem-terras e barrageiros que cada paralisação de rodovia ou invasão de prédios públicos, também marcam presença.
Audiências públicas
Depois de uma bem sucedida audiência pública sobre a problemática da coleta de lixo em Rondônia (uma iniciativa do deputado Tziu Jidaias) na semana passada, a Assembléia Legislativa de Rondônia debate a partir de hoje o combate ao tabagismo, a pedido do deputado Wilber da Astir (PSB). Ao longo da semana outros debates estão programados.
Do Cotidiano
Soldados da borracha
A saga dos soldados da borracha – civis alistados pelo Exército para extrair o látex durante a Segunda Guerra Mundial – será contada ao país como nunca se viu. E esta história trará um forte apelo por justiça social: equiparar o benefício que eles recebem hoje ao soldo que é pago a um segundo-tenente das Forças Armadas. Ou seja, propõe-se uma mudança na lei para que a pensão especial aumente dos atuais R$ 750,00 para cerca de R$ 3 mil, acrescida de aposentadoria com proventos integrais aos 25 anos de serviço efetivo, em qualquer regime jurídico.
Este, enfim, será o teor do esperado voto a ser proferido pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB), eleita, relatora da Proposta de Emenda Constitucional que concede aos seringueiros os mesmos direitos dos ex-combatentes de guerra. O voto de Perpétua será apresentado à Câmara dos Deputados e ao Senado (a mudança da lei não depende de sanção presidencial) por uma comissão suprapartidária da qual também são membros titulares os deputados Nilson Mourão, Flaviano Melo e Ilderlei Cordeiro.
A parlamentar acreana é conhecida no Congresso pela emenda à Constituição, de sua autoria, que garante o direito de posse das espingardas como instrumento de defesa pessoal e subsistência dos caçadores. Visivelmente emocionada, após ser eleita relatora para mais um embate em defesa dos amazônidas, ela fez uma homenagem à memória de centenas de seringueiros que já faleceram.
"Sabemos que naquela época mais de 50 mil brasileiros foram convocados. É estranho que apenas 17.471 deles sejam pensionistas, incluindo os dependentes. Sem eles, o Brasil jamais cumpriria o acordo militar com os americanos e a indústria bélica dos Estados Unidos não teria sido abastecida como foi. Era uma ação militar de fato, inquestionável", afirmou a deputada, que coordena pessoalmente o cronograma de trabalho que terá como meta inicial identificar os seringueiros ainda não contemplados, visitá-los em seus estados de origem, ouvi-los, juntar provas documentais e fechar um relatório capaz de convencer o Congresso a votar pela aprovação da PEC.
A PEC é de autoria da deputada amazonense Vanessa Grazziotin (PCdoB) e tramita paralela ao projeto apresentado por Perpétua Almeida que pede, ainda, o pagamento de 13º salário aos soldados da borracha. (da assessoria parlamentar)
Via Direta
*** O estado de Rondônia volta a figurar entre os três estados com mais denuncias sobre trabalho escravo no país *** A abertura da avenida Pinheiro Machado, que agora já atinge a periferia, fez explodir os preços dos imóveis nos bairros da capital *** Aliados já acreditam que a candidatura do ex-governador José Bianco ao Palácio Presidente Vargas é para valer.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri