Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 25/09


Troca prematura
O ingresso do deputado estadual Euclides Maciel, ex-PSL, ao PSDB, pode ser encarada como uma atitude precipitada. Ocorre que o Supremo Tribunal Federal deverá julgar ainda até o início de outubro os mandados de segurança apresentados pelos partidos de oposição para devolver as legendas dos deputados que trocaram de siglas nesta temporada, os chamados infiéis.

Carlão na espera
Caso o STF julgue procedente os mandados de partidos em curso, o representante de Ji-Paraná pode acabar perdendo sua vaga para o seu suplente, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira. Quem sabe o pano de fundo não seja este mesmo? Facilitar a volta do parlamentar da Zona da Mata mais adiante?

Eleições 2008
Já temos uma penca de deputados na moita para disputar as eleições municipais do ano que vem. Só na capital são três: os federais Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB), mais o estadual Alexandre Brito (PTC). No interior, tem Daniela Amorim (PTB-Ariquemes), Luizinho Goebel (PV-Vilhena), Tucura (Cacoal), professor Dantas (Ouro Preto), entre tantos outros.

Prazo para recorrer
Os municípios prejudicados pelo recente censo do IBGE, onde foram constatadas perdas populacionais ainda podem recorrer e pedir recontagem. É o caso de Ji-Paraná que esperava pelo menos 113 mil habitantes ao final de recenseamento, e foram contabilizados pouco mais de 100 mil. A chiadeira é por causa da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios-FPM.

Tom de conciliação?
A expectativa nos meios tucanos depois da visita do presidente do Diretório Nacional do PSDB José Anibal é que a paz volte a reinar. Mas é preciso, no entanto, resolver uma difícil equação, para que isso se torne uma realidade. 1 – Que os cassolistas que estão entrando na legenda abandonem a idéia de tomar a sigla goela abaixo 2 – Que as mágoas do comando regional contra aqueles que comandam a insurreição acabem. 

Partido desfigurado
Transformado até pouco tempo atrás em quintal do governador Ivo Cassol e do senador Expedito Júnior, que depois se bandearam para o PPS (já pularam fora...), o PSDB acabou se desfigurando. Seus fundadores já saíram há tempos  como José Guedes e Mauro Nazif e a ex-deputada Odaísa Fernandes também pensa em afivelar as malas, já que os casolistas estão voltando em massa.  

A fiscalização
Blogs, sites pessoais e de relacionamento com políticos terão marcação cerrada do Ministério Público Eleitoral a partir das eleições deste ano. Com isso, a internet terá a mesma fiscalização dos meios tradicionais de imprensa. É o reconhecimento da importância dos sites que tem avançado muito nos últimos anos e abocanhado fatias do mercado. A própria mídia impressa já está valorizando mais os seus sites com vistas a esse mercado.

A proliferação 
Ao final da Escola Itinerante de Jornalismo em Vilhena,  promovida pelo Sinjor em 1998, surgiria em Vilhena o primeiro site de notícias em Rondônia. Mas a febre só ganharia proporções, com o rondoniaagora, criado logo em seguida em Porto Velho. De lá para cá só na capital já são uns 50 operando e mais outros em fase de instalação. No entanto, poucos estão em condições de promover uma cobertura noticiária em tempo real.  

Espécies em perigo
Conforme os ambientalistas do pedaço a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio em Porto Velho vai colocar em risco várias espécies de animais. As mais citadas são o tatu-canastra, a ariranha, a tartaruga-da-amazônia, o jacaré-açu e a piramutaba. Mais em alguns casos constato um certo exagero dos ecologistass, como do jacaré-açu. No Cuniã está lotado...  

Do Cotidiano 

O maior crescimento

Se de um lado a Região Norte do país continua padecendo com índices ainda baixos em quesitos como o abastecimento de água, em outros a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -PNAD, divulgada recentemente pelo IBGE, indica melhoras em algumas áreas. As taxas de analfabetismo diminuíram. Também está na região Norte o maior número de pessoas acima de 18 anos matriculadas nas escolas.

Mesmo com avanços na área de saneamento básico, parte da Amazônia tem um longo caminho para se equipar aos demais municípios brasileiros no que tange a água encanada. Os estados de Rondônia, Acre e Pará, por exemplo, continuam os menos aquinhoados.

No caso de Rondônia as coisas parecem das mais absurdas, com índices terceiromundistas. Enquanto a média no Brasil é de 83 por cento, em Rondônia são apenas 38 por cento dos municípios com água encanada. A própria capital, Porto Velho padece com apenas a metade dos seus 400 mil habitantes recebendo o precioso líquido em seus domicílios.

No interior  do estado de Rondônia, a queixa é enorme, desde municípios de maior porte, como Jaru, como cidades mais recentes, como Buritis onde a presença da Companhia de Águas e Esgotos –Caerd ainda é bastante reduzida. Imaginem localidades que pipocaram recentemente na selva, como Jacinópolis e Nova Dimensão? São Domingos?

Com recursos do PAC do governo federal, o governo do estado e a Caerd projetam atender 100 por cento dos domicílios na capital – uma meta realmente ambiciosa para quem sofre com o problema há quase 100 anos – e promover avanços no interior. Com um novo fluxo migratório em andamento em vista da construção das hidrelétricas de Jirau e  Santo Antônio, a tarefa de levar água para cidades que explodiram nos últimos anos – casos dos distritos de Vista Alegre, Jacy-Paraná, Abunã e Jacy-Paraná é um desafio e tanto para as autoridades rondonienses.

Ao mesmo tempo em que a questão da água carece de investimentos, o problema de tratamento de esgoto se agrava a cada ano. O que existe de tratamento dos resíduos na capital não atinge a marca de cinco por cento dos domicílios, o que corresponde apenas 20 mil habitantes, dos 400 mil estimados  em 2007. São praticamente os índices dos primeiros anos de Porto Velho, ainda nos idos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, quando os ingleses construíram uma das cidades mais avançadas do Brasil, dotada de água, energia etc.

Via Direta
 
*** A pavimentação asfáltica tem chegado aos bairros da periferia de Porto Velho a população comemora a valorização dos seus imóveis *** Na Zona Leste, vários bairros já vivem essa nova realidade ***Em campanha para receber o apoio do governador Ivo Cassol, Lindomar Garçon e Alexandre Brito trabalham duro *** Ambos até transformaram em apresentadores de TV para levar suas ações ao eleitorado.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)