Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 25/09/09




Carta na manga

O governador Ivo Cassol tem uma boa carta na manga para garantir a presença dos deputados federais Ernandes Amorim (PTB) e Moreira Mendes (PPS) na nominata da base aliada. Caso ambos não ficarem alinhados, o mandarim lança no Vale do Jamari (reduto dos dois federais) a candidatura de Tiziu Malaquias (PP), uma verdadeira mosca na sopa para os rivais.

PMDB mobilizado

Maior partido de Rondônia, o PMDB comandado pelo casal de parlamentares Valdir/Marinha Raupp mobiliza suas forças com encontros regionais visando às eleições do ano que vem. Neste sábado, está programado um novo fórum estadual, desta vez, em Vilhena, que ainda é um curral do clã Donadon.

Sem definições

Embora com dois pré-candidatos ao governo estadual – Confúcio Moura e Sueli Aragão – ainda não sairá de Vilhena a definição peemedebista. O cacique Valdir Raupp deve acelerar as tratativas de alianças com vistas ao pleito de 2010 só depois de souber quem será o candidato governista. Enquanto isto vai catimbando o jogo.

Pau no Valverde

Os primeiros indícios de que o deputado federal Eduardo Valverde poderá ser o candidato ao governo do PT começam a parecer Rondônia afora. Ele já começa a levar pau da concorrência. Como ninguém chuta cachorro morto e não acende vela para defunto ruim em política, se conclui que o petista começa a embalar o pé para a jornada de 2010.

Efeitos retroativos

Com efeito retroativo as eleições de 2008, o Congresso Nacional promulgou a chamada PEC dos Vereadores. Com isso, os suplentes já estão se armando até os dentes para tomar posse nas Câmaras Municipais. A OAB anuncia, ao mesmo tempo, que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal -STF para impedir o que taxou de “inconstitucionalidade”

Esporte favorito

Em ritmo de campanha, o governador Ivo Cassol percorreu as emissoras de rádio e televisão durante a semana para praticar seu esporte favorito: detonar o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho. Segundo Ivo, o petista é o verdadeiro responsável pelo caos da saúde na capital rondoniense. Cassol aproveitou para esculhambar também seus antecessores. “Foram uns frouxos” dispara.

Ponta do Abunã

Lideranças da Ponta do Abunã desembarcaram ontem em Porto Velho para manter encontros com o TRE e manter visitações aos deputados estaduais aliados da causa da autonomia da região. A expectativa de acertar procedimentos e marcar a data de um plebiscito na região animavam os representantes de Extrema e demais localidades do Abunã.

Festa tucana

Numa verdadeira festa do tucanato, o senador Expedito Júnior ingressa hoje no PSDB com a presença de dirigentes nacionais do partido. Com a missão de comandar a campanha do presidenciável José Serra em Rondônia, Júnior já se configura como uma postulação irreversível – com apoio ou não do governador Ivo Cassol – ao Palácio Presidente Vargas.

PTB com reforços

Depois de algumas baixas – entre elas da ex-prefeita de Rolim de Moura Milene Mota – o PTB volta a crescer no estado sob o comando do ex-deputado federal Nilton Capixaba. No encontro estadual, programado para acontecer neste sábado, com a presença do presidente nacional Roberto Jefferson, a legenda recebe novas filiações.

Audiência pública

Pelo segundo ano consecutivo a Câmara Federal realiza audiência pública em Rondônia para debater o projeto de lei sobre o orçamento da União de 2010. A reunião acontecerá hoje no plenário da Assembléia Legislativa, em Porto Velho, com a presença do relator da matéria, deputado Geraldo Magela (PT-DF).



Do Cotidiano

Soldados da borracha 

A saga dos soldados da borracha – civis alistados pelo Exército para extrair o látex durante a Segunda Guerra Mundial – será contada ao país como nunca se viu. E esta história trará um forte apelo por justiça social: equiparar o benefício que eles recebem hoje ao soldo que é pago a um segundo-tenente das Forças Armadas. Ou seja, propõe-se uma mudança na lei para que a pensão especial aumente dos atuais R$ 750,00 para cerca de R$ 3 mil, acrescida de aposentadoria com proventos integrais aos 25 anos de serviço efetivo, em qualquer regime jurídico.
Este, enfim, será o teor do esperado voto a ser proferido pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB), eleita, relatora da Proposta de Emenda Constitucional que concede aos seringueiros os mesmos direitos dos ex-combatentes de guerra. O voto de Perpétua será apresentado à Câmara dos Deputados e ao Senado (a mudança da lei não depende de sanção presidencial) por uma comissão suprapartidária da qual também são membros titulares os deputados Nilson Mourão, Flaviano Melo e Ilderlei Cordeiro.
A parlamentar acreana é conhecida no Congresso pela emenda à Constituição, de sua autoria, que garante o direito de posse das espingardas como instrumento de defesa pessoal e subsistência dos caçadores. Visivelmente emocionada, após ser eleita relatora para mais um embate em defesa dos amazônidas, ela fez uma homenagem à memória de centenas de seringueiros que já faleceram.
"Sabemos que naquela época mais de 50 mil brasileiros foram convocados. É estranho que apenas 17.471 deles sejam pensionistas, incluindo os dependentes. Sem eles, o Brasil jamais cumpriria o acordo militar com os americanos e a indústria bélica dos Estados Unidos não teria sido abastecida como foi. Era uma ação militar de fato, inquestionável", afirmou a deputada, que coordena pessoalmente o cronograma de trabalho que terá como meta inicial identificar os seringueiros ainda não contemplados, visitá-los em seus estados de origem, ouvi-los, juntar provas documentais e fechar um relatório capaz de convencer o Congresso a votar pela aprovação da PEC.
A PEC é de autoria da deputada amazonense Vanessa Grazziotin (PCdoB) e tramita paralela ao projeto apresentado por Perpétua Almeida que pede, ainda, o pagamento de 13º salário aos soldados da borracha. (da assessoria parlamentar)



Via Direta

*** O mapa da violência no Brasil mostra que o aumento de assassinatos aumentou em 20 por cento *** O estudo também aponta claramente a interiorização da violência em todo o país *** O vereador mais votado de Jaru, Valdecir Orlandini é mais um reforço na nominata do PSB à Assembléia Legislativa

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)