Sábado, 25 de outubro de 2008 - 00h07
Bancada federal
Estou acompanhando a intensa movimentação das bancadas de outros estados no sentido de garantir recursos do orçamento da União, em vista de um provável contingenciamento provocado pela crise econômica. Não estou vendo a mesma coisa com relação à bancada de Rondônia. Olho vivo. Não se pode dormir de touca com bancadas mais experientes, de outros estados.
Apoio maciço
Outra coisa: o pedido formulado pelo governador Ivo Cassol, para o aproveitamento das instalações do presídio federal em Rondônia é emergencial e, mesmo assim, não teve o apoio devido da bancada federal. É preciso separar interesse político, dos interesses coletivos. Ivo precisa de respaldo maciço, integral de nossos representantes nesta causa. Ainda está em tempo.
As suplências
O deputado estadual Chico Paraíba (PMDB)-Presidente Médici) está deixando a Assembléia Legislativa para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas de Estado –TCE. No seu lugar vai assumir o prefeito eleito Zé Rover (PP), que ficará na Casa de Leis até o final de dezembro, já que dia 1º de janeiro assume a prefeitura de Vilhena.
Ex-prefeito de Urupá
Na vaga de Zé Rover, assume em janeiro o ex-prefeito de Urupá Edson Martins (PMDB), que obteve cerca de 5 mil votos nas eleições de 2006. Ele é capixaba, de Nova Venézia. Encontrei o ex-prefeito na manha de ontem nos corredores da Assembléia Legislativa e ele me adiantou que já estuda seus primeiros projetos para quando janeiro chegar.
Emancipação
Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pelo menos sete distritos em Rondônia estão em condições de pleitear a emancipação política - administrativa, com as novas regras aprovadas pelo Senado, que por sua vez regulamentou emenda constitucional que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios.
A mobilização
Conversei ontem com lideranças da Ponta do Abunã, onde o pioneiro Zé Gaúcho mobiliza as comunidades pela emancipação e ele me falava das dificuldades na aprovação do projeto na Câmara Federal. As primeiras sondagens indicam obstáculos neste sentido, ao contrário do que ocorre no Senado onde foi aprovado por ampla maioria.
Extrema de Rondônia
Com quatro distritos, o futuro município de Extrema de Rondônia terá um eleitorado superior a 10 mil eleitores e vai incorporar os distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Sua população será de aproximadamente 20 mil habitantes e o nome escolhido "Extrema de Rondônia" é para marcar a batalha do Abunã, vencida por Rondônia contra o Acre na década de 80.
Apelo das lideranças
Ainda se recuperando da derrota nas eleições municipais em Pimenta Bueno, onde a impugnação da sua candidatura acabou lhe prejudicando, a ex-prefeita Inês Zanol (PSB) tem recebido apelos para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do estado nas eleições de 2010. Ela se mostra reticente e mais preocupada em trabalhar na reorganização do partido na região.
A confirmação
Ao confirmar o pagamento antecipado dos servidores para a próxima segunda-feira, dia 27, o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC- Machadinho do Oeste) enfatizou o esforço da mesa diretora em proporcionar mais benefícios para a categoria, através de uma comissão já formada para estudar as referencias salariais dos funcionários daquela casa de leis.
Do Cotidiano
O preço do pioneirismo
Aos poucos Rondônia vai deixando os recordes negativos, como o de campeão nacional da malária, adquirido ao final dos anos 70 e ao longo da década de 80 durante o ápice da migração. Quantos pioneiros sucumbiram, as picadas dos anofelinos, ao desbravar as matas desta Amazônia em rincões considerados então inacessíveis, hoje transformados em prósperos centros urbanos, como Ariquemes, Ji-Paraná, Colorado do Oeste, Jaru, Rolim de Moura e Vilhena, só para citar alguns exemplos.
Geralmente eu desconfio dos índices oficiais. Mas de acordo com o Ministério da Saúde, houve uma ligeira queda do índice da doença em relação ao mesmo período do ano passado no estado. Como Rondônia pena com invasões de seus parques nacionais, florestas federais e reservas indígenas e estamos em plena colonização da Ponta do Abunã e do Vale do Guaporé, na região de Nova Mamoré, é de se comemorar – sendo verdadeiros – os números relativos à queda desta endemia.
Com quase 30 anos de Rondônia, nunca adquiri uma malariazinha sequer. E, olha que percorro este estado em caravanas políticas desde 80, quando a coisa era de arrepiar. Um rondoniense de bom senso ao visitar Ariquemes ou Machadinho, recolhia-se ao hotel depois das cinco, horário em que o inseto começava as proliferar, Eram os sofridos anos 80, com falta de energia e muito carapanã.
Considerada capital nacional da malária durante os primórdios da sua fundação, Ariquemes apelidada de "Aritremes" revolta-se com as matérias da grande imprensa. Livre do título, que foi repassado para Porto Velho nos anos 90, Ariquemes hoje é uma das cidades mais aprazíveis do estado.
Mas em pleno 2008 os rondonienses sofrem com a doença e não dá para esconder: a incidência ainda é enorme. Penam aqui no estado e fora dele, porque quem sair de Rondônia com a doença e visitar familiares no sul maravilha, está, como se diz no populacho, ferrado. Amigos que estiveram de férias neste mês de julho, descobriram uma integrante - a matriarca da família – com malária. Ninguém conseguia descobrir lá no Paraná o mau e quando a doença foi identificada às autoridades sanitárias determinaram seu isolamento num hospital em quarentena. A turista rondoniense teve que dar no pé, já que não é nosso habito isolar em quarentena uma vitima desta doença. Se assim fosse em Rondônia, teríamos milhares de pacientes isolados a cada mês....
Via Direta
*** Cerca de 60 por cento dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições tem processo na justiça *** O levantamento é do Congresso em Foco e a rigor não é nenhuma surpresa para a opinião pública *** Os possíveis cortes no orçamento do estado e da União tem preocupado a classe política rondoniense *** Existem grandes obras em andamento e elas são decisivas para a infra-estrutura do estado.
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
csperanca@enter-net.com.br
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,