Quinta-feira, 26 de março de 2009 - 06h31
Noiva cobiçada
O ex-prefeito de Ji-Paraná e atual presidente do Diretório Estadual do PDT, Acir Gurgacz nem assumiu ainda cadeira no Senado no lugar do cassado Expedito, mas já é considerado como uma noiva cobiçada pelos partidos políticos. Cortejado pela aliança PT-PMDB, Acir também é namorado pela coalizão PSDB/DEM/PPS. Então: para que lado seu coração vai balançar?
Encontro Nacional
Tucanos e Democratas se encontram em Brasília, em abril para discutir a estratégia do lançamento da pré-candidatura do presidenciável José Serra. O governador paulista ainda hesita em assumir a coisa já, mas vê a sua oponente petista Dilma Roussef já correndo trecho pelo Brasil afora, guiada pelo presidente Lula.
Prévias tucanas
Por outro lado o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) informa que o partido só realizará prévias se não houver um entendimento entre José Serra e Aécio Neves, os dois pretendentes do partido na disputa presidencial. O DEM segue a mesma cartilha a respeito do assunto, conforme o dirigente, deputado Rodrigo Maia.
Inquisição tucana
Enquanto no âmbito nacional os tucanos se debatem em torno da sucessão presidencial em Rondônia a passarada é objeto de uma inquisição. Representantes do Diretório Nacional tentam definir um nome de consenso para presidir o partido e comandar a campanha de 2010. As duas alas da legenda não se entendem e não aceitam ficar no mesmo poleiro.
Festividades partidárias
Ao longo desta semana o PMDB festeja – a programação segue ainda hoje – seus 43 anos de fundação. No final de semana, será o PC do B, liderado na capital pelo ex-vereador Chiquilito Erse, comemora 87 anos de criação. Na capital, o partido atual com independência na Câmara de Vereadores, onde mantém dois vereadores. Elis Regina e Cláudio da Padaria.
Presenças ilustres
Para acompanhar os festejos de mais um ano de criação do PC do B, estarão em Porto Velho à deputada federal Vanessa Graziottin, um dos destaques dos vermelhinhos do Congresso Nacional e o representante do Diretório Nacional Oswaldo Napoleão. Na segunda feira, o PC do B receberá moção de aplauso na Câmara de Vereadores da capital.
Acertou na mosca
Ainda falando em PC do B, o partido acertou na mosca em não se atrelar a administração do prefeito Roberto Sobrinho. Com atuação independente, os vereadores da agremiação tem crescido muito politicamente na capital, ocupando uma importante lacuna no eleitorado metropolitano, a exemplo do ex-vereador Davi Chiquilito.
Rivalidades tribais
As rivalidades tribais poderão frear o desempenho da administração José Bianco (DEM) em Ji-Paraná. Fruto de acordo político com o PTB era tido como favas contadas a nomeação do ex-deputado estadual e atual presidente do Diretório Municipal do partido Leudo Buritis, para a secretaria municipal de regularização fundiária.
Predador, não!
Como Leudo é um predador local dos deputados estaduais Euclides Maciel (PSDB) e Jesualdo Pires (PSB), naturalmente, Buritis não contará com a aprovação dos dois parlamentares para a nomeação, mesmo porque, ambos não querem dar asa para cobra, ou seja, dar oportunidade para que um adversário cresça e apareça, numa pasta de grande força política.
Ele é bom nisso
Com este baita abacaxi para descascar, Bianco vai ganhando tempo e esfriando os ânimos. Catimbeiro, como um avante argentino, o ex-governador sabe agradar gregos e troianos, como fez ao trazer para seu palanque lideranças dos mais diversos credos. na campanha de 2008. Não estranharia que Bianco convencesse Maciel e Jesualdo a aceitar a indicação de Leudo e os dois ainda ficassem felizes...
Do Cotidiano
Salvaguardas constitucionais
Além de tantas polêmicas que envolvem o projeto de reforma tributária no Congresso Nacional, as diferenças que ainda existem entre União, estado e municípios, recentemente a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB pediu a suspensão da tramitação da proposta em Brasília. O presidente da entidade religiosa, o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirma que o conteúdo da reforma resultará em perda de garantia de recursos necessários ao atendimento os direitos sociais básicos dos brasileiros.
No entendimento da CNBB se a proposta constitucional for aprovada, quebrará salvaguardas constitucionais, acabando com a garantia de destinação exclusiva de recursos para a seguridade. Em nota a imprensa, a CNBB frisa que a proposta em tramitação transforma contribuições sociais em impostos, modificando a natureza das fontes de recursos atualmente assegurados pelo artigo 195 da Constituição Federal para o financiamento da seguridade social.
Na avaliação dos bispos, a proposta já aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados afetará dirtetamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 32 milhões de titulares de benefícios da Previdência Social, Assistência Social e Seguro Desemprego.
A entidade acrescenta que na emenda, desaparecem a garantia de proteção aos pobres e de busca da igualdade. Os recursos das contribuições anteriormente destinados á seguridade social são remetidos á competição entre setores financeiros empresariais e políticos com peso e poder econômicos bem maiores que os dos credores preferenciais de todo sistema de proteção social no mundo moderno.
As autoridades religiosas almejam que a reforma tributária tenha o sentido da justa distribuição de renda, minorando as desigualdades e venha resgatar os valores da solidariedade e os princípios de equidade social. A PEC 233/08 caminha no sentido oposto, inviabilizando o financiamento de direitos sociais. Por esta razão é inaceitável.
O governo federal pretende aprovar a PEC da reforma tributária até julho. As discussões já começam na Câmara dos Deputados nesta semana, daí a importância do posicionamento da CNBB que fará um seminário sobre o assunto em parceria com a Confederação Nacional da Indústria –CNI no próximo mês de março.
Via Direta
*** Segundo o deputado Luis Cláudio (PTN-Rolim de Moura) 17 mil propriedades rurais de Rondônia ainda carecem de titulação *** Em algumas regiões, como a de Machadinho do Oeste, a situação ainda é mais crítica *** O PT nega, mas a confiança é grande na cassação do governador Ivo Cassol *** Já estão sendo especulados até nomes de secretariáveis no âmbito do partido.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri