Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 26/07/08


PSDC nas eleições

Depois de percorrer o estado mais uma vez, o presidente regional do PSDC Edgar do Boi constatou seu partido em ascensão. A legenda lançou sete candidatos a prefeito, sendo três Uma coluna sem papas na língua 26/07/08 - Gente de Opiniãochapas puro-sangue e formalizou composição com vices em 13 municípios. O partido tem 150 postulantes a vereador no estado.

Nos municípios

Em Ariquemes o PSDC concorre com Lourival Amorim; em Cacoal com Glaucioni Nery, em Chupinguaia com Pena Branca, em Jorge Teixeira com Nunes, Novo Horizonte com Nadelson, Buritis com Roberto da Farmácia e em Machadinho do Oeste com Pastor Reginaldo.

Avaliações iniciais

Neste início de temporada é bom saber o que rola nos “fronts” de campanha, e como as coordenações dos candidatos da capital estão avaliando o desenrolar do processo. Os petistas não falam publicamente para demonstrar humildade, mas acham que podem ganhar a parada ainda em primeiro turno, se apertar o passo. Já  do lado da oposição, todos acreditam em segundo turno.

Na Zona Leste

Para competir em pé de igualdade com os deputados federais e candidatos a prefeito Lindomar Garçom (PV) e Mauro Nazif (PSB) o deputado estadual Alexandre Brito (PTC) aposta no corpo a corpo na Zona Leste. Brito e sua vice, Silvana Davis já percorreram os bairros Socialista e Pantanal, de casa em casa.

Pé na estrada

A presidente regional do PSL Silvana Davis candidata a vice do Dr. Alexandre informou que o comitê de campanha foi instalado na região central e que a dupla esta afinada para o horário eleitoral gratuito. Foi ela que sugeriu a estratégia das caminhadas nos bairros. “Encontramos boa receptividade”, afirma.

Nossa estiagem

A estiagem na região já reflete em queimadas no interior do estado e, agora, até no sistema de abastecimento de água na capital. Como se sabe, em Porto Velho, a metade da população não conta com água encanada e depende dos poços caseiros, que estão secando, exigindo mais aprofundamento.

Creches e guarda

O deputado federal Lindomar Garçom (PV), candidato a prefeito na capital está incorporando ao seu programa de governo a construção de creches comunitárias nos bairros para atender a mulher trabalhadora e a implantação da guarda municipal, como forma de reforçar a área de segurança.

Uma coluna sem papas na língua 26/07/08 - Gente de Opinião

Ilha dos bacanais

Tem figurões (políticos, é claro) com uma ilhazinha para bacanais na região de Porto Velho. Dão desculpas as esposas que vão  pescar, mas estão levando uma penca de menininhas loirinhas (do interior...) contratadas para as orgias. Nada contra, mas uma das mulheres traídas me ligou, disse que os pilantras lêem essa coluna e, pediu para dar um recado: se a coisa continuar assim vai ter troco!

Feira da Indústria

O Estado de Rondônia respira progresso. As exposições agropecuárias mostram o vigor do agronegócio e a pujança do comércio. E para exibir o bom momento do estado, será realizado na capital a partir do dia 28, mais uma Feira da Indústria. Prestigiem.

Uma coluna sem papas na língua 26/07/08 - Gente de OpiniãoO lado bom...

De fato, não se pode falar nada contra a eficiência do governador Ivo Cassol. O cara é bom de trecho, de estradas, paga em dia os fornecedores e o funcionalismo. O Centro Administrativo já começou, a estrada do progresso está pronta, o Idaron é o bicho e  ele tem cobrado – mostrando à cara a tapa até para possíveis retaliações contra ele – o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal dos demais poderes. 

...E o lado ruim!

Mas sejamos francos, que governador para gostar de caras com ficha suja e de políticos compradores de votos (em minha opinião ele mesmo não compra e não precisa disto já que sua popularidade continua em alta). Mas vejam: 1- As suas secretarias estão abarrotadas de gente com pendengas na justiça. 2 - Em Brasília foi escolher justamente um sanguessuga para representar o estado.

Do Cotidiano

Eleições municipais

Na medida em que vão saindo os levantamentos da base de dados do sistema de estatística do Tribunal Superior Eleitoral - TSE vão surgindo dados interessantes sobre as eleições municipais. Na região Norte, por exemplo, mais três cidades alcançaram os 200 mil eleitores e poderão ter eleições em dois turnos, casos de Rio Branco (AC), Macapá (AM) e Ananindeua (PA).

Chama atenção, no levantamento nacional, com as informações mais recentes dos estados, que 145 municípios do país, em 19 estados, só terão um candidato a prefeito. Na verdade A grande maioria dos municípios com candidaturas únicas são pequenos e a tarefa administrativa é considerada nestas cidades mais um fardo, do que status e poder para quem se habilita.

Com orçamentos minúsculos, esses municípios com falta de candidatos tem de mil a 1,5 eleitores e sequer conseguem pagar as contas ao final do mês, quem dirá obter recursos para atender as demandas sociais dos sofridos munícipes.

Os balanços dos TRÊS confirmam o avanço das mulheres em algumas regiões do país. Ao todo as mulheres vão disputar sozinhas prefeituras em 41 municípios brasileiros. Na atual campanha uma outra curiosidade: na disputa de cargos a vereador, uma mulher é a mais antiga de todos: trata-se da baiana Deodete Pereira Borges, de Feira de Santana: a candidata tem 103 anos de idade.
 
Em Rondônia, como candidatas a prefeitas ou a vices, as mulheres participam do pleito em pelo menos 32 municípios, uma guinada com relação a eleições anteriores. No caso de Jaru serão três mulheres disputando o Paço Municipal. Um caso pitoresco é Candeias do Jamari onde a chapa é completa com mulheres, tanto a prefeita como a vice.
O poder feminino em Rondônia tem crescido nos últimos anos. O regime de matriarcado político já foi desenvolvido em Ariquemes com Daniela Amorim (hoje deputada estadual), e tem como suas representantes atuais as prefeitas Sueli Aragão (Cacoal), Lucia Tereza (Espigão do Oeste) e Miriam Donadon (Colorado do Oeste), entre tantos outros nomes representativos.

Com as mulheres avançando na política no estado, já se considera possível a existência de duas candidatas ao governo em 2010: a senadora Fatima Cleide (PT) e a atual prefeita de Cacoal Sueli Aragão (PMDB).

Via Direta

*** É tanta obra na em Porto Velho que já esta faltando pedreiros, azulejistas e carpinteiros. Quem se habilita? *** Tucanos de alta plumagem já se comprometeram a apoiar Hamilton Casara na eleição de outubro *** Jean Oliveira filho do ex-presidente da ALE Carlão esta na luta por uma vaga na Câmara de Vereadores da capital. 

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)