Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 27/08/08


Audiência pública

Para debater a linha de transmissão do Complexo do Madeira, a Assembléia Legislativa realiza hoje audiência pública. A solicitação é de autoria do deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) que enfatizou a importância da definição da forma de transmissão que se transformou numa polêmica. Pires também defende que a energia seja utilizada em nosso estado.

Rover emparelha

Uma coluna sem papas na língua 27/08/08 - Gente de OpiniãoSustentado por uma poderosa coalizão partidária, o vereador licenciado Zé Rover (PP) está emparelhando o jogo na disputa pela prefeitura de Vilhena. Rover já força a ultrapassagem, intensificando as caminhadas pelos bairros e os trabalhos corpo a corpo. O deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena) tem sido uma peça importante nesta fase da campanha pró-Rover.

Nas capitais
 
Em Salvador, reduto da esquerda no último pleito, o conservador ACM Neto (DEM) vai liderado a corrida alterando o cenário local. , assim como Marta Suplicy (PT) está liderando em São Paulo, um ninho de tucanos. Em Porto Alegre, casa dos petistas durante mais uma década o prefeito José Fogaça (PMDB) caminha para a reeleição, assim como Beto Richa (PSDB) vai se consagrando em Curitiba.

Vantagem petista

O PT de Lula vai confirmando a vantagem em São Paulo, com Marta Suplicy, em Fortaleza com Luziane Lins em Porto Velho com Roberto Sobrinho, mas não está se firmando em capitais importantes como Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, entre tantas. Mas pode festejar a proeza de matar os tucanos no próprio ninho- em São Paulo -, o que pode ter reflexos negativos para o PSDB nas eleições presidenciais de 2010.

CPI para Amazônia

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu a formação de uma CPI para investigar conflitos recentes da Amazônia, entre os quais a demarcação de reservas indígenas e o tráfico internacional. Conforme o parlamentar os problemas ameaçam a soberania da floresta amazônica. De fato, esses problemas e mais as queimadas tem atormentado a população da região Norte.

As investigações

Enquanto aguarda o momento mais oportuno para a instalação da comissão, segundo informa a Agência Amazônia de Notícias, o parlamentar roraimense pediu que a subcomissão Permanente da Amazônia, que é ligada a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que investigue desde já os problemas arrolados no seu pedido

Os transtornos

Pelos transtornos causados a cada paralisação – mesmo momentânea para o avanço das obras - do tráfego na ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná, se pode constatar que só a sua duplicação será pouco para evitar estrangulamentos, já que o local é considerado um ponto preferencial para protestos. A capital da BR realmente precisa de pontes alternativas ligando os dois distritos e o Plano Diretor deve ir definindo os locais desde já.

Disputa animal!

Uma coluna sem papas na língua 27/08/08 - Gente de OpiniãoA coisa está esquentando em Ouro Preto do Oeste, região de sérios conflitos entre a classe política. Agora a peleja é entre o deputado estadual Alex Textoni e o ex-prefeito Irandir de Oliveira que concorrem à prefeitura municipal. Isso mais pela disputa do poder na Bacia Leiteira, do que pela massa falida daquela prefeitura. Como duas onças, Textoni e Irandir demarcam territórios e a coisa ameaça não acabar bem com tantas rivalidades tribais.

Com otimismo

Uma coluna sem papas na língua 27/08/08 - Gente de Opinião
O ex-deputado estadual Daniel Néri está otimista com o desempenho da sua esposa, a vereadora Glaucioni (PSDC) que disputa a prefeitura de Cacoal. Além de ter sido a vereadora mais votada do município na eleição passada, a candidata tem o apoio direto do governador Ivo Cassol, que mantém elevada popularidade na região do Café.

Do Cotidiano

Fraternidade e segurança

Uma coluna sem papas na língua 27/08/08 - Gente de OpiniãoA próxima Campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB vai focalizar os temas "Fraternidade e Segurança". Lançada num evento que contou com  a presença das autoridades religiosas e do ministro da justiça Tarso Genro, o evento tem como objetivo mobilizar a população brasileira em torno de um assunto que a cada dia tem gerado mais preocupação nos brasileiros.

No entendimento da igreja, a Campanha da Fraternidade é um verdadeiro movimento de base e representa a articulação da entidade com a sociedade civil. Todo ano a CNBB escolhe temas que realmente mobilizam todas as paróquias em defesa da justiça, da ética, do meio ambiente, da vida ou da cidadania.

Ao participar do encontro da CNBB, o ministro da Justiça Tarso Genro ressaltou a necessidade da sociedade civil participar das decisões envolvendo as medidas de segurança. Entende ainda que serão necessárias ações mais amplas e não apenas a inclusão social e o desenvolvimento de políticas públicas para equacionar um problema que hoje atinge todo o país.

O assunto é pertinente. Regionalizando o assunto, por exemplo, o estado de Rondônia que respira progresso com uma nova onda migratória assiste com os cabelos em pé uma verdadeira crise na segurança pública. Impera o medo na periferia e no próprio centro são comuns os assaltos e arrombamentos.

Com um sistema penitenciário falido, com mais de 4 mil mandados de prisão de marginais soltos nas ruas – de traficantes a assassinos – os rondonienses sabem que a situação é grave e como tal deverá ser tratada no estado. Não há vagas nos presídios e em alguns, os detentos tomaram conta, como ocorre no Complexo Penitenciário Enio Pinheiro. Volta e meio eles estão passeando no centro, roubando e assaltando, voltando à noite para suas celas – quando voltam.

A CNBB propõe uma ampla discussão sobre a questão da segurança pública. Cada estado tem uma situação diferente, alguns mais atingidos pelas ações dos criminosos, que já comandam das próprias penitenciárias os assaltos nas cidades. Até agora o governo brasileiro não teve competência nem para bloquear o uso de aparelhos celular nos presídios, instrumento pelo qual os chefes das organizações criminosas atemorizam até as testemunhas, antes dos julgamentos.

Enfim, seja em Rondônia ou no Rio de Janeiro, está mais do que provado que o assunto necessita de mais interesse da classe política sempre mais preocupada com o próprio umbigo e agindo apenas quando é cobrada pela sociedade. E é esta a intenção na CNBB: uma ampla mobilização para que seja cobrada uma atitude decente de nossas autoridades

Via Direta

*** OAB e CNBB vão fazendo uma grande dobradinha no combate a corrupção eleitoral neste país *** Gilson Borges (PDT), Lurdinha do PT e Zé Ribeiro (PMDB) disputam acirradamente a ponta em Presidente Médici *** Por enquanto a vantagem ainda é do pedetista *** A Assembléia Legislativa começa a discutir a crise que envolve os produtores de leite e laticínios.

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)