Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 27/11/09




A desincompatibilização

Nos meios palacianos uma pá de secretários de estados e funcionários graduados se prepara para deixar o cargo visando à desincompatibilização para a disputa de cargos eletivos. A coisa vai desde Odacir Soares, chefe da Casa Civil, até Joarez Jardim, do Detran, possíveis postulantes á Câmara Federal.

Reforma completa

Na verdade, com cassação do governador ou não, em abril vários outros integrantes do primeiro escalão devem deixar seus respectivos cargos, além do próprio Cassol que vai pleitear uma vaga ao Senado. São os casos de Nilton Capixaba, Brito do Incra, Claudia Carvalho, além de quase todos os secretários regionais.

Aliança rachada

A aliança nacional entre PT e o PMDB rachou de vez e em vários estados, como é o caso de Rondônia, onde a candidata da coalizão Dilma Roussef terá dois palanques, como já admite o presidente Lula. O novo comando nacional do PT vai procurar estreitar os entendimentos para reduzir o numero de estados insurrectos a postulação de Dilma.

Pólos regionais

Ao longo da semana os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena completaram 32 anos de emancipação política e administrativa. Todos acabaram se transformando em pólos regionais importantes do estado, menos Pimenta Bueno que não seguiu o mesmo ritmo de desenvolvimento. Acabou como o patinho feio da BR.

Vulcão em erupção

Assembléia Legislativa de Rondônia se transformou num vulcão permanente, sempre prestes a entrar em erupção, em vista de interesses díspares entre dois grupos de parlamentares. Rachado como uma melancia, o parlamento estadual vive uma situação que também atinge a todos parlamentares: os cortes de funcionários exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Consulta plebiscitária

O Tribunal Regional Eleitoral –TRE esta confirmando a realização da consulta plebisicitária que vai definir para quem vai ficar um pedaço do território de Nova Brasilância, em conflito com o município de São Miguel desde sua emancipação. A briga é enorme entre as duas administrações municipais e até tropas da PM já foram destacadas para serenr os ânimos na região.

Prefeitos e ex-prefeitos

Aumenta o numero de atuais prefeitos, como Laerte Gomes (de Alvorada do Oeste) e de ex-prefeitos, como Sueli Aragão (Cacoal), Carlinhos Camurça (Porto Velho) Milene Mota (Rolim de Moura), Dedé de Melo (Guajará Mirim), Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Chico Pernambuco (Candeias), Nilton Caetano (Espigão do Oeste), Gilson Borges (Presidente Médici) que entram na peleja pela Assembléia Legislativa no ano que vem.

Pé na estrada

Em campo, o senador cassado Expedito Júnior, pré-candidato tucano ao governo estadual fala nas reuniões do interior que sua postulação já é irreversível, desafiando frontalmente o chefe da base aliada, o governador Ivo Cassol, que busca uma solução negociada para as diferenças da coalizão governista para meados de março de 2010.

Dobradinha familiar

E por falar em Júnior, ele terá dobradinha familiar, com quase todo clã Ferreira Gonçalves na disputa 2010: terá um irmão disputando a Assembléia Legislativa e a esposa, Val Ferreira à Câmara Federal. Sendo assim, caso derrotado e a esposa ganhar, poderá se tornar secretário parlamentar da mulher, como Raupp foi de Marinha no final dos anos 90. Não é o máximo? 



Do Cotidiano

Uma nova realidade


No dia 28 de março de 2004, o feroz furacão Katrina atingiu o Sul do Brasil. Foi o primeiro furacão da história registrado no Atlântico Sul. “Nós aprendemos nos livros escolares de meteorologia que furacões não ocorrem no Atlântico Sul”, avaliou o meteorologista Carlos Nobre, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) de São Paulo. “O Katrina mudou esse paradigma. Agora temos que enfrentar uma nova realidade e estudar a probabilidade de se repetirem furacões no Atlântico Sul”.
Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, sugere que os furacões são mais frequentes atualmente no Oceano Atlântico do que em qualquer outra época dos últimos mil anos. No estudo, publicado na revista Nature, os pesquisadores examinaram camadas de sedimento criadas por furacões que cruzaram a costa na América do Norte e Caribe.
O registro sugere que a atividade dos furacões atualmente é incomum, mas pode ter sido ainda mais alta mil anos atrás. De qualquer forma, a possível influência da mudança climática do planeta na ocorrência de furacões tem sido um assunto polêmico nos últimos anos. Para o líder do estudo, Michael Mann, apesar de a pesquisa não esclarecer isso, acrescenta mais uma peça muito útil ao quebra-cabeças.
A seu ver, a ocorrência de furacões “tem sido debatida acaloradamente e várias equipes já usaram modelos diferentes, criados por computador, e apresentaram respostas diferentes”, disse o cientista. “Eu diria que este estudo apresenta alguns dados paleoclimáticos úteis”.
Furacões atingem o continente com ventos de cerca de 300 km/h, fortes o bastante para recolher areia e terra da costa e levar para o continente. Em locais onde há uma lagoa próxima da praia, isto faz com que o material da praia seja depositado na lagoa, onde forma uma camada no sedimento. Os pesquisadores estudaram oito lagoas perto de praias onde os furacões do Atlântico passam, sete delas nos Estados Unidos e uma em Porto Rico.
A equipe de cientistas acredita que, com o tempo, o número de furacões que passa por estes locais é semelhante ao total de furacões que se forma. Por isso, a análise destas regiões forneceria um registro de como a frequência dos furacões mudou durante os séculos.
Os níveis atuais da frequência de furacões são iguais ou superados apenas pelos registrados durante uma anomalia ocorrida na Idade Média, também conhecida como Período Medieval Quente, há mil anos. 


Via Direta


*** A reforma do museu histórico de Guajará-Mirim une o deputado Miguel Sena (PSDB) e as autoridades municipais *** Garantindo recursos ao Museu, a Perola do Mamoré terá mais um logradouro de visitações para os turistas na fronteira *** Em Pimenta Bueno a população comemora o anuncio da conclusão dos seus dois viadutos emperrados há quase dois anos *** Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do casal Raupp. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)