Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 28/08


Reforços do PMDB
No Encontro do PMDB, sábado em Porto Velho, alguns fatos chamaram a atenção. Um deles é que pela primeira vez o partido apresentou reforços de peso nos últimos anos: o ex-presidente da OAB Orestez Muniz, que já foi deputado federal e vice-governador e o advogado Hiram Marques, bem votado â Câmara Federal no pleito passado.

Presença de Sobrinho
Por outro lado a presença do prefeito Roberto Sobrinho ao encontro do PMDB desmente por sí só a intenção do partido em lançar candidatura própria a Prefeitura de Porto Velho. A coisa é jogo de cena. A intenção verdadeira é indicar o vice de Sobrinho no projeto de reeleição do petista. O PMDB tem trabalhado recursos para a capital e vai cobrar o favor no pleito de 2008.

Um grande acordo
O próprio presidente do Diretório Municipal do PMDB, Fernando Prado, "provável" candidato a prefeito do partido deixou bem claro que o projeto é a indicação de vice. Seu nome está a disposição, mas não descarta um acordo para o bem da cidade etc e tal. Arre! Não sabem fazer nem jogo de cena...

Mais competência
Se o PMDB quer fingir que tem candidatura própria precisa de mais competência. Sigam a cartilha de uma ruptura: 1 – Rompimento oficial com carta aberta lascando o pau no prefeito Roberto Sobrinho 2 –Lançamento da pré-candidatura de Fernando Prado com todas pompas 3 –E se o PMDB terám nome próprio, o prefeito Sobrinho passa a ser "persona non grata" nos encontros do partido.

Aniversário de Raupp
Outro destaque  no PMDB foi a comemoração dos 52 anos do senador mais expressivo de Rondônia no Congresso. Festejado pelas lideranças da capital e do interior que estiveram presentes ao evento, o barbudo rolimorense ratificou a liderança que tem nas hostes peemedebistas. Nos bastidores do encontro, uma confirmação: o projeto de Raupp é a reeleição ao Senado. 

Disputa renhida
O que desde já chama atenção nos círculos políticos é uma disputa renhida ao Senado em 2010. O governador Ivo Cassol já confirmou que entra nas paradas e a militância do PMDB empurra Raupp para a disputa da reeleição. Os dois rolimorenses podem enfrentar a senadora Fátima  Cleide, a campeã absoluta de votos ao Senado de todos os tempos e um partido, como o PT dono de uma fatia de quase 30 por cento dos votos a cada pleito.

Acordo político
Na verdade, o PMDB e o PT articulam acordos políticos para 2008 e 2010.  Como podem estar juntos nos próximos pleitos, Raupp poderá ser o candidato ao Senado da aliança PT/PMDB, ficando o PT com a postulação ao governo, com três alternativas: 1 – Roberto Sobrinho 2 –Fátima Cleide 3 – Eduardo Valverde. E tudo bem se a base não chiar!

Estradas de qualidade
Fui fuçar as estradas vicinais de Porto Velho no final de semana, com Leo Ladeia da Rádio Vitória Régia e Chico Lemos do site genteopinião e fiquei surpreso com a qualidade do trabalho  de encascalhamento da Estrada da Penal que liga Porto Velho à Aliança, Nova Aliança etc. Mais uma surpresa na administração prefeito Roberto Sobrinho.

É prá valer?
Para semana que vem combinei com alguns jornalistas ir até São Carlos, via rodoviária, para ver se aquela estrada anunciada por Ivo Cassol, que liga a região ribeirinha, é prá valer. O governador  quer fazer em São Carlos que nem JK fez em Vilhena na conclusão da abertura da BR-364, em 1960 prestigiando e até pilotando um trator nos trabalhos finais do último trecho.

Odaisa no PSB?
A presença da ex-vice-governadora Odaisa Fernandes na convenção do PSB no último domingo chamou atenção. Comenta-se que ela, agastada com o atual comando dos tucanos, estaria de malas e bagagens para a legenda liderada pelo deputado Mauro Nazif no estado. Será?

Do Cotidiano

Nosso Distrito Industrial

As primeiras ações em torno da implantação do Distrito Industrial de Porto Velho remontam era do governador Teixeirão, em meados de 1983, quando o governo estadual obteve a doação de uma área da União para a finalidade. Infelizmente atraiçoado pela classe política que até hoje pensa mais no próprio umbigo, nosso então governador não conseguiu tocar o projeto da industrialização  diante das sabotagens que enfrentava e que visavam tirá-lo do poder.

Nos governos subsequentes – falo das gestões estaduais e municipais já que os prefeitos não priorizaram a proposta – pouca coisa seria feita para que o Pólo Industrial de Porto Velho ganhasse pernas.

Numa cidade com quase 40 mil desempregados era natural que a classe política – deputados e senadores – se preocupassem mais com o assunto. Que o governo do estado ser unisse a prefeitura para que a coisa andasse, mas o que se vê é que mesmo com a falta de apoio da classe política, as obras avançam, através de uma parceria da Suframa com o governo estadual e já em dezembro a população terá uma área com  alguma infra-estrutura para que o processo de industrialização ganhe o devido pontapé inicial.

Com 10 empresas já instaladas e 32 que em processo de instalação , o distrito Industrial de Porto Velho já estão para receber obras de encascalhamento de pavimentação. Também, as rede elétrica e sistema de drenagem já foram licitadas e os recursos recentemente liberados e Sufama, na ordem de R$ 5 milhões darão o suporte necessário para a consolidação estrutural do futuro parque industrial.

Na coordenação do projeto, o gerente de Indústria e Comércio Edgar Menezes Cardoso enfatiza os esforços do atual governador Ivo Cassol para o avanço das obras. Ele relata – e com toda razão – que as gestões anteriores fizeram pouco ou nada.

Em vista da realização do sonho do Distrito Industrial as empresas começaram a se  movimentar em busca de informações para se instalarem. A concessão de área de infra-estrutura é gratuita e depende do análise do Conselho de Desenvolvimento do Estado –Conder, que vai orientar a política industrial a ser adotada em Rondônia. Com os projetos aprovados, os empresários terão 90 dias para iniciar as obras do empreendimento e dois anos para a consolidação. Não cumprindo esses objetivos, a área com toda justiça, será revertida ao estado para posterior doação a outras empresas.
 
Via Direta

*** O ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon, mais vivo do que nunca, participou do encontro do PMDB no final de semana em Porto Velho *** Técnicos da prefeitura da capital continuam apresentando as entidades o projeto do novo Plano Diretor  *** De barbas de molho, o ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça (PSB) nem fala em entrar na peleja de 2008 ***

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)