Quarta-feira, 28 de novembro de 2007 - 06h09
Plano de Defesa
O ministro Nelson Jobim anuncia que o Plano de Defesa ficará pronto até setembro de 2008. A bancada federal e Rondônia, que cumpre um bom trabalho em Brasília, deve ficar atenta quanto ao que esta sendo reservado para a Amazônia. Nosso estado precisa investimentos maciços na área de segurança pública e gerar mais centenas de vagas nos presídios, que vivenciam um eterno colapso.
Nossas fronteiras
Além disso, como se sabe, nossas fronteiras estão desprotegidas e a mercê do tráfico internacional de entorpecentes, ao contrabando de armamento pesado e a pirataria de nossa biodiversidade. Verdadeiras barbaridades tem ocorrido em Rondônia por conta da omissão das esferas federais. Jobim precisa ser cobrado e alertado sobre esta situação.
Nossas hidrelétricas
As obras das hidrelétricas nem começaram e o custo de vida em Porto Velho já disparou, como também estão em alta o preço dos imóveis, do aluguel e de tantos outros produtos. Também se percebe que poder público terá dificuldades para atender as demandas sociais com tanta gente chegando, já que a capital rondoniense carece ainda de muita infra-estrutura. A situação é preocupante.
Querendo replay?
Alguns bocudos lembram que foi justamente quando se aliou com Carlinhos Camurça e Odacir Soares, que Valdir Raupp desabou pesadamente nas eleições de 1998. Entrou como o maior favorito de todos os tempos e acabou caindo no despenhadeiro. “Será que agora ele quer replay em 2010?”, indagam os adversários. Já tem gente fazendo vodu...
Com lealdade
A lealdade aos amigos e aliados deve ser destacado no meio político, onde se convive maioritariamente com traíras. Se por um lado, Raupp recebe críticas por atrair antigos algozes do PMDB para seu partido, de outro se deve louvar sua lealdade com os ex-companheiros vitimas de infortúnio das urnas nas últimas eleições. Mais do que justo abrigar esses sem-teto, aliás esses “sem-eleitores”
Sessões corujas
O presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC- Machadinho do Oeste) rechaçou com firmeza as insinuações dando conta que a atual legislatura do Parlamento Estadual realize sessões fora do período regimental, as chamadas sessões corujas, que eram praticadas antigamente para aprovar matérias desgastantes perante a opinião pública.
Firme no poleiro
Com a entrega de mais mil títulos de propriedade na região do Caladinho, o prefeito Roberto Sobrinho (PT) vai se virando para se manter no poleiro durante mais quatro anos. Assim como o falecido prefeito Chiquilito construiu sua carreira impulsionado pelas suas ações voltadas aos servidores públicos e o também ex-prefeito José Guedes por criar bairros populares, Sobrinho vai se consagrando com uma reforma urbana.
Posse do Raupinho
A posse do sósia do senador Valdir Raupp, o seu sobrinho Assis Raupp, na vaga Câmara de Vereadores de Porto Velho enseja o fortalecimento da causa emancipacionista do Distrito de Jacy-Paraná, sua base eleitoral. Raupinho começa a dar os primeiros passos na sua carreira política e tem tudo para ser o primeiro prefeito do futuro município.
Zona ribeirinha
Com o Barco da Produção, já em operação no Rio Madeira, a secretaria municipal da agricultura reforça o atendimento a população ribeirinha, transportando gratuitamente cereais, frutas, legumes e a disputada farinha de macaxeira, para as feiras de Porto Velho. A secretária Josélia Santos enfatizou a importância do benefício.
Do Cotidiano
Nos braços do povo
O dia 22 de dezembro de 1981, como narram os historiadores, jamais será esquecido pelo povo rondoniense. Naquela data, o estado de Rondônia foi criado, através da lei completar n.º 41, sancionada pelo presidente da República João Figueiredo. Era o apogeu do Eldorado e na sua chegada de Brasília, onde fora acompanhar o evento, o governador Jorge Teixeira de Oliveira foi recebido nos braços do povo, no aeroporto Belmont, para uma inesquecível carreata.
Em dezembro, portanto o Estado de Rondônia comemora seus 26 anos de criação, reverenciando Teixeirão e sua luta pela transformação do território federal em Estado. Caberia a ele lançar as estacas do estado com a implantação da Assembléia Legislativa, carrear junto ao governo federal a pavimentação da BR 364, a construção da Hidrelétrica de Samuel, entre outras obras de vulto para o novo estado.
Ainda na chegada, numa entrevista coletiva no aeroporto o governador Teixeira ressaltou os esforços para concretizar o sonho do povo destacando a importância do presidente João Figueiredo e do ministro Mário Andreazza na conquista.
Desde as primeiras horas da manhã do dia 24 de dezembro, o dia da chegada do governador, milhares de pessoas se movimentavam defronte o Palácio Presidente Vargas, para comemorar o que foi considerado um “presente de Natal” para a população. Teixeirão já tinha sido ovacionado por 5 mil pessoas no aeroporto e chegou num caminhão, onde fez a saudação para as milhares de pessoas que o esperavam defronte o Palácio Presidente Vargas, sede do governo rondoniense.
Em pronunciamento, a mais importante vereadora do estado (não existia Assembléia Legislativa naquela época) Marise Castiel destacou o trabalho do governo Jorge Teixeira e a missão cumprida. Ressaltou ainda vereadora situacionista que o povo deve ser grato e reconhecer o trabalho realizado e elevar uma prece a Deus, por já possuir um estado estruturado, por ser mais uma estrela no Azul da União, e ainda por receber o primeiro governador do estado, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira.
Falando sobre o acompanhamento da tramitação do Projeto de Lei Complementar que criou o estado e Rondônia, o deputado federal Isaac Newton Pessoa mostrava-se plenamente realizado com a concretização do sonho rondoniense.
“Não está fácil falar, hoje é um dia de grande alegria para mim, pois cumpri a promessa de criar o Estado, Ele está aí e será forte”, disse o governador em seu discurso, agradecendo o calor humano da população.
Via Direta
***Olho vivo com a dengue *** O início do inverno amazônico aumentou geometricamente os criadouros de mosquitos em Porto Velho *** Nas proximidades dos canais e igarapés a coisa já esta pegando *** Depois de Ariquemes e Cacoal, Cacaulândia também planeja construir seu novo Paço Municipal *** Os barões das empreiteiras e incorporadoras estão se dando bem como o boom imobiliário da capital.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Importantes causas rondonienses não foram para frente nos últimos anos
Sem brutalidadeCom as frequentes notícias de bombas caindo e tiros disparados sufocando os gestos humanitários, as razões para contentamento se red
O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico
Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q
O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes
Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d
Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social
Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei