Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 29/08


Na telinha
Já temos dois pré-candidatos a prefeito em Porto Velho usando e abusando da telinha da TV nesta temporada. O deputado federal Lindomar Garçon (PV) e o deputado estadual Alexandre Brito (PTC). Garçon já é um veterano na TV e na arte de tocar o coração dos telespectadores, Brito um iniciante, mas com um programa também destinado a fisgar votos pelo assistencialismo ou pela emoção.

Cassol x Sobrinho
Com o governador Ivo Cassol descendo a lenha no prefeito Roberto Sobrinho no meio da semana numa emissora de rádio – levará o troco amanhã, na quarta-feira – aconteceu o que tudo mundo já estava esperando. O confronto entre os dois já era previsível.  Sobrinho já vinha cutucando o homem do chapéu há meses e chamava o governador para a briga.

Histórico de brigas
Não é de hoje que os prefeitos da capital brigam com os governadores. Na verdade apenas Chiquilito manteve boa convivência com  os governadores  de outras legendas como Jerônimo Santana  e Valdir Raupp. Tomás Correia  não se entendia com Bengala e José Guedes não foi bem aquinhoado por Raupp. Carlinhos Camurça teve entreveros com Bianco e Cassol.

Jogo de estratégia
O confronto com o governador Io Cassol é um belo jogo de estratégia dos petistas. Durante a briga, os petistas pretendem mostrar quem está fazendo mais pela capital e Roberto Sobrinho ganha a peleja disparado, com léguas de distância. Mostrando que Cassol não tem sido um governador a altura, logicamente o objetivo petista é enfraquecer o postulante a prefeito cassolista no ano que vem. 

Cartas de Cassol
Mas Ivo também tem boas cartas para o embate neste confronto de titãs da política macaxeira. Ele entrega o Distrito Industrial de Porto Velho em dezembro e vai posar de JK em São Carlos nas próximas semanas, pilotando um trator e participando da entrega da estrada da Penal ligando a capital a zona ribeirinha.  Por conseguinte não tem sido omisso. E é claro que vai fazer uma festa na mídia.

Alckmim em Rondônia
Para alavancar o PSDB, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmim abre  dia 30 visitações no estado. Os tucanos estavam mesmo precisando de um empurrão em Rondônia já que tem perdido quadros para outros partidos. Nem seus fundadores, José Guedes, Odaísa Fernandes e Mauro Nazif ficaram na legenda que tem como expoente Hamilton casara, um nome consagrado nacionalmente, mas de reduzida expressão política no estado.

Agenda tucana
O ex-goveernador segue o mesmo roteiro de Lula que depois de perder as primeiras eleições presidenciais visitou o Brasil inteiro agradecendo os votos e participando de eventos políticos e sociais. Em Rondônia, além de Porto Velho e municípios adjacentes, Alckmin participará da I Conferência de Administração das Faculdades Integradas em Ariquemes.

Coalizão em Candeias
Para enfrentar o atual prefeito Chico Pernambuco, que toca seu projeto a reeleição, o Partido Verde e o PSDC estão unindo forças em Candeias do Jamari. Dinho deverá sair na cabeça de chapa como candidato a prefeito e Epaminondas, presidente do Diretório Municipal do PSDC, a vice. Tudo com, as bênçãos do deputado federal Lindomar Garçon.

Renovação vermelha
Com a eleição do enfermeiro Diodo Casal,  o PC do B começa a renovar  seu comando  na capital há muitos anos controlado pelo professor Francisco Pantera, um polivalente dos vermelhinhos. Pantera é o grande artífice do crescimento da sigla, com Manoel Neri e cia.

Crescendo e aparecendo
O PC do B vem crescendo desde que elegeu Claudia Carvalho a vice de Sobrinho. Promete em 2008 lançar candidatura própria com Davi Chiquilito. Até os anos 90 os comunistas cabiam todos numa kombi na capital. Hoje em dia, só de pendurados no IPAM, serão necessários uns dez ônibus para acomodação! Brincadeiras a parte, a legenda tem história e tem crédito na aldeia.

Do Cotidiano

Tempo para o aprendizado

Acreditava-se que haveria um processo de depuração política capaz de melhorar a representatividade de Porto Velho na Assembléia Legislativa nas eleições de 2006 depois de tantas cenas lamentáveis protagonizadas pelos nossos representantes na legislatura anterior.

Que nada! Melhorias na representação? Com exceção do deputado Ribamar Araújo (PT), o que se vê é a inexperiência dos novatos, como Alexandre Brito (PTN), guindado com a maior votação na capital, de um Maurinho (PSDB), de um Valter Araújo (PTB) ou do próprio deputado Wilber da Astir que também tem base a capital.

Alguns  dos novos parlamentares ainda não  mostraram para que vieram. Outros estrearam com vexame, como Alexandre Brito, que tiveram suas intenções gravadas pelo site Observador. Pelo apurado queria transformar a Casa num balcão de negócios. O que dizer de Valter Araújo, porta-voz de empresários de  um shopping para prejudicar o concorrente, com projetos de lei confeccionados sob medida?

É claro que a atual legislatura apenas começou e a maioria dos nossos deputados novatos ainda estão apreendendo o ofício. Poderiam  até aprender mais comparecendo as sessões legislativas.

Adeptos da facção majoritária denominada "Vacas de Presépio", a maioria dos deputados de Porto Velho na legislatura atual não mostra a qualidade dos parlamentares que não foram reeleitos ( e que não mereceram ser reeleitos, diga-se de passagem). Ellen Ruth, Everton Leoni, Edson Gazoni e Paulo Moraes eram expedientes na política e  bem mais produtivos no Parlamento.

Acompanhei todas as legislaturas da Assembléia Legislativa, que teve na primeira nomes da qualidade de Amir Lando, Jerzi Badocha, Tomás Correia, Jacob Atalah, Oswaldo Piana, Amizael Silva, Heitor Costa e Walderedo Paiva representando a capital. Foi sem dúvidas a melhor representação. Destes, Piana virou governador e Amir Lando e senador, Tomás Correia prefeito de Porto Velho.

De todas as legislaturas, a atual representação dá pinta de ser a mais frágil de todas. Mas existe tempo para aprender, para se aprimorar e corresponder a confiança do eleitorado. Poderiam começar lutando pela interdependência do Legislativo. Mas se a cada rusga que tiverem correram para a casa do governador pedir mediação, não poderemos esperar muito...

Via Direta

*** O deputado  estadual Jair Miotto está sendo convocado a disputar a prefeitura de Montenegro *** Arlindo Nenzão comanda o PDT em Vilhena e pode ser o candidato a prefeito do socialismo moreno em 2008 *** O magnata  Roberto Kuppê, integrado a campanha de Lindomar Garçon a prefeito, está de olho nas eleições de 2010 *** O prefeito de Pimenta Bueno Augusto Praça (PMDB) já trabalha no seu projeto de reeleição.

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)