Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 29/08/08


 

Região Norte

Definidas as regras para criação de novos municípios na região Norte – vale só para aqueles acima de 5 mil habitantes – boa parte dos 25 distritos rondonienses que pleiteiam a emancipação devem ficar de fora. Os mais antigos, como Extrema e Tarilândia, reúnem as condições necessárias, assim como Nova Califórnia, Jacy-Paraná e Vista Alegre do Abunã.

Condições mínimas

Um substitutivo vai fixar ainda as condições mínimas para a emancipação dos distritos, como o núcleo urbano formado, a infra-estrutura e especificações e equipamentos compatíveis. Determina ainda que não seja permitido a criação de municípios em reserva indígena ou de preservação ambiental ou área pertencente à União.

Fora de cogitação

Essas regras vão prejudicar as tentativas de emancipação de Rio Pardo, uma localidade encravada em Parque Nacional, entre os municípios de Porto Velho e Buritis e, Jacinópolis, no município de Nova Mamoré. Em Roraima a criação de municípios dentro de reserva indígena está dando pano para a manga até hoje.

Pau na saúde

Os marqueteiros de Garçon – que são os mesmos do governador Ivo Cassol – são muito bons e a elevada popularidade de Ivo é uma prova disto. Mas atacar a saúde em Porto Velho – que não vai bem, diga-se de passagem – também respinga no governador já que a saúde gerida pelo estado também está em coma. Daí pergunta-se se o roto pode falar do esfarrapado?

História recorrente

Lembro que na eleição de Cassol em 2006 a oposição se esgoelou em mostrar as deficiências de saúde da atual administração estadual e de nada adiantou, porque Ivo era forte em obras, no pagamento dos servidores em dia, assim como dos fornecedores etc. Nada colou nesse sentido, como também está ocorrendo com o petista.

Tem explicação?

Do meu lado eu busco explicação para o fato de que a saúde municipal, estadual e federal estar em coma, e o prefeito, o governador e o presidente estarem, com elevados – e verdadeiros! – índices de popularidade? Some-se a isso ao agravado problema de segurança pública. Não era para os três estar em maus lençóis?

Das propostas

Conferindo o horário gratuito – yés, eu tenho estômago de avestruz, caro leitor – constatei algumas propostas que deveriam ser anotadas pelo futuro prefeito, seja quem for: 1 – De Lindomar Garçon, a construção de um centro de convenções para Porto Velho 2 – De Alexandre Brito, a pavimentação em bloquetes.

Tudo muito igual

No resto as coisas andam meio igual. Todos os candidatos oposicionistas na capital defendem a implantação da guarda municipal, ampliação da rede de água e esgoto, ciclovias, etc. No segmento de turismo o dono da bola é Adilson Siqueira, autor das melhores propostas.

Bola fora

Por outro lado, assisti uma entrevista do candidato a prefeito do PSOL, Adilson Siqueira, dando conta da existência de quase 100 mil desempregados na capital. Queria saber de onde ele tirou isso, se na construção civil, que era a área mais atingida pela falta de postos de trabalho, por exemplo, as empreiteiras estão sendo obrigadas a contratar carpinteiros e pedreiros em Minas Gerais, Espírito Santo e no Paraná.

Oferta aumentou

A oferta de postos de trabalho aumentou sensivelmente na capital rondoniense. Porto Velho é uma das cidades que mais está proporcionando emprego com carteira assinada no país nos últimos meses. Por tudo isso, seria melhor que Siqueira avaliasse melhor suas estimativas. Porto Velho tem 400 mil habitantes e 100 mil desempregados, significa um quarto da população desempregada.

 

Do Cotidiano

Prefeitos levam vantagem

Os atuais prefeitos Roberto Sobrinho (PT-Porto Velho), José Bianco (DEM-Ji-Paraná) e Confúcio Moura (PMDB-Ariquemes) que disputam à reeleição estão levando vantagem, conforme as últimas pesquisas eleitorais, sobre os oponentes nos três principais colégios eleitorais do estado.

Na capital, única cidade em condições de pleito em dois turnos o petista Sobrinho ameaça ganhar ainda no primeiro. A oposição não concorda com os números das pesquisas. Todos os seis candidatos – Lindomar Garçon, Mauro Nazif,  Alexandre Brito, David Chiquilito e Adilson Siqueira são unânimes em dizer que haverá segundo turno.

Em Ji-Paraná, terceiro colégio eleitoral do estado, o prefeito José Bianco, ancorado numa grande aliança também se elegeria em primeiro turno, caso essa norma vigorasse na capital da BR. Ele tem mais de 50 por cento de intenções de votos e até agora não foi ameaçado pelo adversário Edvaldo Soares (PMDB).

No município de Ariquemes, o prefeito Confúcio Moura (PMDB) também pavimenta uma expressiva vitória sobre seus dois concorrentes: Lourival Amorim (PSDC) e professor Joçá (PSOL). Moura é um dos cardeais do PMDB no estado de Rondônia e tem alta cotação para ser o candidato ao governo do partido em 2010.

No município de Cacoal, a prefeita Sueli Aragão (PMDB) não pode concorrer à reeleição, mas está apoiando a chapa PT/PMDB pilotada pelo padre Franco, tendo à vice a vereadora Raquel Carvalho (PMDB). Esse município é o quarto colégio eleitoral do estado. Lá Glaucioni Néri (PSDC)  polariza com o representante petista.

Já, em Vilhena, o prefeito Marlon Donadon não concorre, Mas lança seu tio Melki, numa disputa parelha com o vereador Zé Rover. O último conta com apoio de uma coalizão de nove partidos e as bênçãos do governador Ivo Cassol, detentor de alta popularidade na região.

Exceto em Guajará Mirim, Pimenta Bueno e Rolim de Moura, aonde os prefeitos atuais vão mal das pernas possibilitando a ascensão dos seus concorrentes, na maioria dos municípios onde os atuais administradores buscam a reeleição em Rondônia eles vão levando boa vantagem sobre os oponentes.

Para disputa de 2010, que é o grande pano de fundo das eleições municipais deste ano, o bloco de oposição ao governador Ivo Cassol, formado pelo PT/PMDB/PDT vai levando vantagem emplacando os prefeitos dos principais redutos eleitorais do estado, exceto Ji-Paraná.

 

Via Direta

*** Com o boom imobiliário em Porto Velho já se importa pedreiros e carpinteiros de outros estados *** E a escassez de rodapés e cantoneiras atinge a maior parte das madeireiras *** O PMDB aposta da impugnação da ex-prefeita Inês Zanol em Pimenta Bueno *** Rubinho Luz e Silva, candidato a vereador do PSB na capital foi bem recebido na Zona Norte, onde espera se garantir.  

Fonte: Carlos Sperança

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)