Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 29/09/09




Encontros regionais

Prosseguindo maratona de encontros e filiações, o PDT realizou Encontro Estadual em Cacoal no final de semana, recebendo filiações expressivas, entre tantas, a do ex-deputado estadual Leudo Buritis (Ji-Paraná) que teve sua ficha abonado pela presidente regional Acir Gurgacz. O dirigente acena para alianças e o lançamento de candidaturas próprias em todos os níveis. 



Prazo se esgotando


Como o prazo de filiações para quem deseja disputar cargos eletivos no ano que vem encerra em meados de outubro, os partidos se mobilizam em campanha de filiações por todo estado. Vários deles, além do PDT, realizaram encontros regionais no final de semana, entre eles, o PTB, o PP, o PC do B, o PMDB e o PSOL. 



Chapa puro sangue


A grande novidade do final de semana vem emanada do encontro estadual do PMDB de Vilhena, onde o senador Valdir Raupp anunciou, diante da impossibilidade de um acordo com o PT, de lançar mão de uma chapa puro sangue, com o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura ao governo e o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon a vice. 



Raupp aliviado

O senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB, que nos bastidores apresentava pesquisas favoráveis ao senador Expedito Junior a disputa ao governo, para tirá-lo do caminho em 2010 na peleja ao Senado, viu no lançamento da pré-candidatura do tucano a sucessão estadual um alívio para suas pretensões de reeleição. 



As duas vagas


Agora a disputa de duas vagas ao Senado fica resumida em três nomes com chances: o governador Ivo Cassol (PP) e os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Fátima Cleide (PT). Neste quadro, lembrem que Fátima é a senadora mais votada da história de Rondônia, que o PT esta em ascensão no estado e que Fafá entra na luta com Lula tiracolo. 



Criando asas

Depois do ingresso do ex-prefeito de Espigão do Oeste Nilton Caetano, no final de semana e mais a confirmação do lançamento de três vereadores campeões de votos a Assembléia Legislativa, o PSB criou asas e já fala em emplacar três deputados estaduais nas eleições do ano que vem. 



Mais votados


Os vereadores Vanderlei Orlandini (Jaru), Sérgio Bouaz (Guajará Mirim) e Ricardo Rocon (Candeias) foram os campeões de votos nos seus respectivos municípios, reforçando a nominata de postulantes ao parlamento estadual. Nomes novos na política do interior também oxigenam a sigla liderada pelo deputado federal Mauro Nazif. 



Prefeitos revoltados


Depois de mais uma nova marcha à Brasília sem resultados expressivos, os prefeitos brasileiros que lutam por melhor rateio no bolo tributário ameaçam boicotar as eleições de 2010 em todos os níveis como forma de protesto. O movimento esta apenas iniciando e não se sabe se os alcaides terão sucesso nesta nova empreitada. 



Agilidade felina

Com a posse do PSDB, o cassolismo abocanhou junto o DEM de José Bianco e o PPS de Moreira Mendes, matando no ninho o nascimento de uma terceira via. Com agilidade felina, as onças governistas já fincaram pé em 17 siglas no estado, restando poucas para a oposição celebrar alianças. A base aliada embalou o pé. 

Magos da oposição

Caberá aos magos oposicionistas traçar a melhor estratégia para impedir que o cassolismo (uma herança pianista/bianquista) se eternize no poder. PT, PMDB, PDT e PSB precisam se unir para não levar uma nova peia como aconteceu em 2006. Unir a oposição, no entanto, é um baita desafio. 

Via Direta

Candidatos na base aliada


A presença do governador Ivo Cassol e demais familiares, dos deputados estaduais e federais da base aliada, no ato de filiação do senador Expedito Júnior ao PSDB, sinalizou na semana passada que o pré-candidato ao governo tucano abre a jornada atropelando o vice-governador João Cahulla (PPS), até hoje considerado o único postulante das forças governistas.
Foi uma demonstração de força do pré-candidato ao governo dos tucanos: o ato de filiação de Expedito Júnior foi prestigiado pelo presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra e de mais cinco senadores. Até daqueles que chegaram a pedir a cabeça de Ivo Cassol na legenda há cinco anos atrás, quando o governador rondoniense foi expulso da sigla, como Arthur Virgilio. Na sexta, todos que apedrejaram Ivo, pulavam cirandinha juntos, como num pedido de desculpas ao mandarim rondoniense.
Alguns fatos da mega festa da passarada revelam que vem forte aliança em 2010: além do governador Ivo Cassol, também estavam presentes avalizando a pré-candidatura de Júnior ao governo, o ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná e chefe do DEM e outros dirigentes regionais: Além da representatividade de Bianco, mais a presença do ex-governador Oswaldo Piana Filho, também já pinta um naco do PMDB namorando a candidatura tucana.
O prestigiamento de Ivo no lançamento da pré-candidatura de Expedito também demonstra que mais a frente o vice-governador João Cahulla acabará rifado pelo cassolismo. Também pode sinalizar, que Ivo Cassol estará é no mesmo palanque do presidenciável José Serra e não da petista Dilma Roussef, como tem anunciado pelos quatro cantos do estado.
Para consumo externo, Ivo martelava até poucos dias atrás sua fidelidade às candidaturas de Cahulla (ao governo estadual) e Dilma Rosself (presidência da República). Desde a semana passada, depois na festa de Expedito, pulando cirandinha com lideranças tucanas de expressão nacional, vai ser difícil acreditar nisso. Ivo estaria afiando a cimitarra para apunhalar Dilma? É o que parece com tantas filiações de cassolistas de proa nas linhas tucanas.
Com o ungido de Cassol a solta, agora caberá a oposição montar o jogo de estratégia para entrar em campo. Até agora só Ivo esta jogando – e no campo de ataque dos adversários. 


Via Direta

*** A Assembléia Legislativa do Acre aprovou projeto instituindo o Dia do Gay gerando protestos na comunidade evangélica daquele estado *** A Coordenadoria das Mulheres promoveu no final de semana oficinas temáticas para as mulheres vitimas da violência em Porto Velho *** O município de Rolim de Moura (RO), agora impulsionado também pelo pescado, realizou no domingo mais uma Festa do Tambaqui. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)