Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua - 29/12


Os esturros da onça
Além da mordida do leão no início do ano, com o imposto de renda, teremos os esturros da onça – do fisco municipal – que já está botando os carnês doIPTU nas agências dos Correios  a partir do dia 2 de janeiro. Tomara que a “onça” seja boazinha esse ano. Teve ano que o valor do IPTU foi bem maior do que da inflação.

A ponte do Raupp
Uma coluna sem papas na língua - 29/12 - Gente de OpiniãoO senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB, garantiu depois de um encontro com as esferas federais, que a construção da ponte binacional sobre o rio Mamoré, em Guajará Mirim, sai em três anos. Que cara corajoso: do anuncio a construção da ponte do Rio Madeira já são quase uns 30 anos! E até agora, a “ponte do Moreira Mendes” não saiu do papel...

Ligação do nacional
E o anúncio da ligação do Bairro Nacional, unindo a avenida Farquar até a Estrada do Belmont, também vem desde os tempos de Teixeirão. E olhe queTexeirão fez a obra, que infelizmente não durou muito. Nos anos 80 tivemos chuvas diluvianas na região e todos os aterros desmoronaram. Só agora, na era Sobrinho, a ligação saiu para valer. Mais de 20 anos...

Pilantras e vagabundos
Uma coluna sem papas na língua - 29/12 - Gente de OpiniãoAcredita-se que o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos não teria denunciado a existência de jornalistas “pilantras e vagabundos”, se não estivesse sendo alvo de chantagem ou de alguma coisa parecida. Por conseguinte, seria interessante que desse os nomes aos bois, para que  não se generalize. A categoria está revoltada com a coisa.

Comissão de ética
Uma coluna sem papas na língua - 29/12 - Gente de OpiniãoQuando alguém e sente prejudicado ou até mesmo chantageado com a imprensa ( e infelizmente, nós também temos uma porção podre, como qualquer outro segmento da sociedade) pode  recorrer ao SINJOR e a FENAJ. As entidades tem Comissão de Ética para examinar os casos de abusos, como os de chantagem por exemplo.

As providências
No entanto, se os nomes dos “pilantras” e “vagabundos” não vierem a tona, não existe como as entidades representativas tomarem providências. Aliás, é uma oportunidade, para passar a limpo as questões relacionadas a imprensa rondoniense, caso hajam as denúncias. A própria categoria interessa separar o joio do trigo.

Crise no PMDB
Em toda temporada pré-eleitoral o PMDB de Porto Velho entra em crise por causa de interesses díspares na legenda. O casal Raupp que comanda a agremiação, no âmbito estadual, quer aliança com o PT e indicar o vice na chapa de Roberto Sobrinho. Sê possível, Fernando Prado, presidente do Diretório Municipal.

A velha guarda
Uma coluna sem papas na língua - 29/12 - Gente de OpiniãoJá a velha guarda, adesista em temporadas passadas, agora pleiteia uma candidatura própria. Abelardo Castro, Neirival Pedraça e cia sempre se alinharam com prefeitos de plantão e agora exigem independência e a entrega de cargos do PMDB na administração petista. São autênticos de meia tijela, mas mesmo assim tem razão. A legenda só vai se oxigenar com postulações próprias.

Poder na mão
Com o poder nas mãos, tanto na esfera estadual, como no âmbito municipal, o que se conclui é que o casal Raupp fará a opção que lhe for conveniente dentro da agremiação. Leia-se aliança com o PT, porque a dupla mira a sobrevivência da releição do senador em 2008 que terá pela frente nomes indigestos como Ivo Cassol e José Bianco ( em dobradinha) além de Fátima Cleide  caso não  Raupp não consiga um acordo com os petistas.

Uma coluna sem papas na língua - 29/12 - Gente de OpiniãoCorte nas emendas
Já é fato consumado. Um grande naco dos cortes do orçamento da União provocado pela rejeição da CPMF, vai ocorrer nas emendas parlamentares individuais, coletivas e de comissões dos deputados federais e senadores. E sempre que se fala em cortes no orçamento da União, a coisa pega para nosso lado.  A bancada federal tem que ficar bem atenta com a coisa.

Do Cotidiano

Salto de progresso

Criado  durante o governo militar nos anos 80, para que o PDS angariasse reforços de deputados  federais e senadores no Congresso Nacional em 82, o Estado de Rondônia, ao final dos anos 90 se tornaria o patinho feio da região amazônica. A criação dos novos estados ajudaria a manter a hegemonia do PDS nos anos 80, mas um conflito interno entre os militares que apoiavam o ministro do Interior Mário Andreazza com Paulo Maluf, acabaria levando ao Palácio do Planalto. o mineiro Tancredo Neves - e depois José Sarney, também beneficiado com a criação de um novo estado em seu governo - Roraima -, onde se tornou uma espécie de senador vitalício.

Enquanto na última década o Estado do Amazonas, se tornava uma superpotência e o Acre despontava para a modernidade com suas pontes internacionais, a urbanização da bela Rio Branco e a construção de um dos estádios mais modernos do Brasil, os rondonienses patinavam em escândalos e assistiam uma revoada de sua população para outros estados.

Com o presidente Luís Inácio Lula da Silva definindo a construção das hidrelétricas do Rio Madeira, com o governador Ivo  Cassol ligando a maioria das 52 cidades rondonienses com asfalto e, o estado se afirmando através do agronegócio, multiplicando suas exportações e entrando na era da soja, Rondônia começaria a virar o jogo nos últimos dois anos e já é um dos estados que se apresenta com as melhores condições de crescimento no país já para o final desta década. Não é a toa que dois grandes shoppings estão sendo erguidos na capital e megaempreiteiras nacionais já se instalando, de olho no crescente PIB rondoniense.

De patinho feio, com os investimentos previstos,  Rondônia poderá se tornar num belo cisne,  - ou até no grande tigre da Amazônia nos próximos anos, com um salto fenomenal de progresso.

A capital  já assiste o espetáculo da verticalização, com prédios suntuosos e com apartamentos e sobrados de fino acabamento, com preços que atingem até R$ 1 milhão. E 2008 vai marcar o início das obras das hidrelétricas do madeira, a construção de novas pontes, o Centro Administrativo do  governo de Rondônia e a nova sede da Assembléia Legislativa. No interior estão sendo iniciadas as obras dos modernos edifícios das prefeituras de Ariquemes e Cacoal, além de investimentos maciços no saneamento básico e a duplicação da ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná, um  dos pontos de estrangulamento rodoviário da BR 364.

Via Direta

*** Com vasta programação, o governo de Rondônia festeja dia 4 de janeiro os 26 anos da instalação do estadoUma coluna sem papas na língua - 29/12 - Gente de Opinião *** As boas notícias ficam por conta do anúncio da construção do centro administrativo e do teatro estadual *** Já ocupando a cadeira do prefeito José Bianco em licença, o prefeito em exercício de Ji-Paraná Assis Canuto inspeciona obras no dia de hoje *** Prestigiado, Canuto assume o cargo pela terceira vez. 

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)