Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 30/07/08


 

Alta plumagem

O jornalista e historiador Zé Luis assumiu a assessoria de imprensa da candidatura do ex-deputado federal Hamilton Casara a prefeitura de Porto Velho e anuncia a chegada de tucanos de alta plumagem no decorrer da campanha. Um dos primeiros será o governador de Minas Gerais Aécio Neves, presidenciável do PSDB.

A explosão

Pelos números divulgados recentemente pelo TRE pode se constatar os municípios que explodiram no estado nos últimos doze meses. Um dos casos é Candeias do Jamari, que ampliou seu número de eleitores em 27,4 por cento, o grande recordista. Em segundo ficou Pimenteiras do Oeste cujo eleitorado saltou 23,37 por cento.

A ultrapassagem

Com toda esta explosão de crescimento, Candeias, uma cidade satélite- dormitório de Porto Velho, acaba de ultrapassar cidades mais tradicionais no estado, como Alvorada do Oeste e já está coladinho, com seus quase 13 mil eleitores em Nova Brasilância e Cerejeiras.

Recordes negativos

No outro lado da ponta, temos os recordes negativos. O caso mais expressivo é Cacaulândia, com um decréscimo de 21 por cento. Das cidades médias, a mais atingida foi Colorado do Oeste que assistiu seu eleitorado despencar em 16,87 por cento em apenas um ano, de maio de 2007 a maio de 2008. Na mesma toada está Parecis, com 15 por cento de eleitores a menos.

As movimentações

Na verdade as movimentações dos candidatos à prefeitura de Porto Velho ainda são pequenas. Exceto o prefeito Roberto Sobrinho tocando suas obras e visitando os bairros diariamente, as caminhadas de Alexandre Brito com a vice Silvana Davis, algumas reuniãozinhas de Davi Chiquilito, o corpo a corpo de Garçom, ainda não se vê nada esquentando.

Horário gratuito

A grande expectativa é que a coisa esquente mesmo em agosto com o horário gratuito. Para polarizar com o prefeito Roberto Sobrinho, os candidatos da oposição vão se esgoelar durante dois meses no espaço cedido pelo TRE nas emissoras de rádio e televisão. E que vença o melhor.

Ar condicionado

Em pleno verão, com o calor batendo recordes na capital, uma rede de lojas de eletrodomésticos, instalada na avenida Carlos Gomes, resolveu só ligar o sistema de refrigeração depois das 10 da manhã já programando o desligamento para as 16 horas. Clientes e funcionários estão padecendo por conta da insensibilidade da rede.

As melhorias

Preocupado com a demanda de pacientes, o governador Ivo Cassol estuda melhorias para o Hospital de Base e Pronto Socorro João Paulo II, o ultimo conhecido como o "Inferno de Dante". Toca para Ivo dançar com a mais feia do baile na área de saúde, já que os hospitais estaduais além de atender a demanda da capital e do interior do estado, também recebem carga de pacientes do Acre, Mato Grosso e até da vizinha Bolívia.

Contrapartida

Para atender demandas de saúde de outras regiões, o governo estadual precisaria receber alguma contrapartida da União. Neste caso, ações integradas entre a Assembléia Legislativa e a bancada federal para cobrar em Brasília, poderiam ajudar nesta captação de recursos.

Os sapos pulando...

Como a necessidade faz o sapo pular, jornalistas e radialistas veteranos estão voltando às salas de aulas, entre eles o Johnson, Lenilson Guedes, o Pessoa, o popular Zecatraca, o Marcão Queixada, entre tantas outras figuras conhecidas. Que não esqueçam da lancheira e de levar maçã para a professora, como bons alunos....


Do Cotidiano

A eleição em Ouro Preto

O município de Ouro Preto chega às eleições de outubro com um grande desafio pela frente. A cidade, com forte influência capixaba na sua colonização, é a que mais tem perdido habitantes nas últimas décadas para outras regiões do estado, Mato Grosso e até para o exterior. Expressiva parcela de sua mão- de- obra foi exportada para os Estados Unidos, Portugal e Espanha nos últimos anos.

Voltar ao crescimento dos anos 80, melhorar as condições de ofertas de postos de trabalho, são alguns desafios do sucessor do atual prefeito Brás Rezende que substituiu o alcaide eleito Irandir de Oliveira, cassado há quase dois anos por irregularidades no Paço Municipal.

Cantinho do Estado do Espírito Santo em Rondônia – Ouro Preto do Oeste tem três candidatos à prefeitura local. Larga como favorito o deputado estadual Alex Textoni (PTN), com o apoio do governador Ivo Cassol e todos os parfidos da base aliada. Sua grande adversária é a petista Sônia Arrabal, uma combativa advogada, voltada às causas populares. Completa o quadro de postulações ele, o prefeito cassado Irandir de Oliveira, buscando dar a volta por cima, com toda desfaçatez, que lhe é peculiar.

Em Ouro Preto, por incrível que possa parecer, o governador Ivo Cassol e seu tradicional adversário Valdir Raupp, estão juntos na mesma peleja. Textoni é ligado a Cassol e sua  vice foi indicada pelo senador Valdir Raupp. Uma derrota de Textoni seria um vexame para os caciques rolimorenses, o que não é impossível, quando se mistura água com óleo em termos de alianças políticas no estado.

Como boa parte do eleitorado local ligado ao ex-prefeito Carlos Magno ficou ressentido com sua forçada desistência (sim, Cassol optou por Textoni), muita gente esta aderindo aos petistas, num fenômeno que a gente conhece muito bem em Porto Velho, naquela eleição que Roberto Sobrinho saiu do nada para alçar o Palácio Tancredo Neves contra o grande Mauro Nazif e seu fiel escudeiro Carlinhos Camurça.

Com toda sua estrutura, com todo seu dinheiro, Alex Textoni saiu na frente na capital da Bacia Leiteira. No entanto, Irandir de Oliveira entra na seara de votos conservadores de Textoni e Sônia Arrabal já começou a sua decolagem.

Sem querer voduzar ninguém – e já voduzando! – se Textoni perder a eleição em Ouro Preto vai prejudicar todos os seus projetos para 2010. Todo mundo esta careca de saber que ele mira uma vaga ao Senado ou até mesmo o Palácio Presidente Vargas, se conseguir se entender com a base cassolista. E se perder para Sônia Arrabal, adeus para o Homem do Boné...

 

Via Direta

*** Em Rolim de Moura dois ex-prefeitos tentam derrubar a prefeita Milene Motta do poder *** Lá, Tião Serraia (PMDB) - e Josias Custódio (PTN) começam a polarizar *** O primeiro conta com apoio do senador Valdir Raupp, o segundo com o respaldo do governador Ivo Cassol *** Pergunta-se: Quem será o prefeito de plantão hoje em Jaru? Stela Mari ou Ulisses Borges?

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)