Quinta-feira, 31 de julho de 2008 - 05h55
Era promessa...
Meses antes de ser preso por distribuir pintainhos na periferia de Porto Velho na troca de votos, o candidato a vereador Sandro Gonzaga já tinha falado em entrevista à imprensa que esta era uma das suas propostas para os bairros carentes sendo eleito na capital. Só que começou a praticar a promessa em plena campanha e acabou no Urso Branco.
Mão-de-obra
A geração de empregos cresceu tanto na capital rondoniense que já se verifica uma rotatividade de mão-de-obra nas empresas, desde secretarias e recepcionistas até empregadas domésticas. E obter a contratação de pedreiros, carpinteiros e eletricistas hoje em Porto Velho s e tornou uma missão quase impossível. Quem consegue tem que pagar o olho da cara.
Agroecologia
O município de Ouro Preto do Oeste vai sediar, a partir de hoje, o 1º Encontro Estadual de Agroecologia. Além do debate dos temas inerentes, os participantes e convidados serão brindados com uma vasta agenda cultural. O evento se prolonga até segunda-feira, dia 3 de agosto.
Puro-sangue
Depois de percorrer o estado mais uma vez, o presidente regional do PSDC Edgar do Boi constatou seu partido em ascensão. A legenda lançou sete candidatos a prefeito, sendo três chapas puro-sangue e formalizou composição com vices em 13 municípios. O partido tem 150 postulantes a vereador no estado.
Nos municípios
Em Ariquemes o PSDC concorre com Lourival Amorim; em Cacoal com Glaucioni Nery, em Chupinguaia com Pena Branca, em Jorge Teixeira com Nunes, Novo Horizonte com Nadelson, Buritis com Roberto da Farmácia e em Machadinho do Oeste com Pastor Reginaldo.
Pé de igualdade
Para competir em pé de igualdade com os deputados federais e candidatos a prefeito Lindomar Garçom (PV) e Mauro Nazif (PSB) o deputado estadual Alexandre Brito (PTC) aposta no corpo a corpo na Zona Leste. Brito e sua vice, Silvana Davis já percorreram os bairros Socialista e Pantanal, de casa em casa.
A receptividade
A presidente regional do PSL Silvana Davis candidata a vice do Dr. Alexandre informou que o comitê de campanha foi instalado na região central e que a dupla esta afinada para o horário eleitoral gratuito. Foi ela que sugeriu a estratégia das caminhadas nos bairros. Encontramos boa receptividade, afirma.
Nossa estiagem
A estiagem na região já reflete em queimadas no interior do Estado e, agora, até no sistema de abastecimento de água na capital. Como se sabe, em Porto Velho, a metade da população não conta com água encanada e depende dos poços caseiros, que estão secando, exigindo mais aprofundamento.
Creches e guarda
O ex-vereador Rubinho Luz que disputa uma vaga à Câmara Municipal de Porto Velho incorporou a sua plataforma eleitoral à construção de creches comunitárias nos bairros para atender a mulher trabalhadora e a implantação da guarda municipal, como forma de reforçar a área de segurança.
Feira da Indústria
O Estado de Rondônia respira progresso. As exposições agropecuárias mostram o vigor do agronegócio e a pujança do comércio. E para exibir o bom momento do estado, acaba de ser realizada mais uma Feira da Indústria. É a economia rondoniense ganhando novo impulso.
Do Cotidiano
É coisa de louco!
Em apenas um ano o eleitorado rondoniense cresceu 4,9 por cento, passando de 978.297 para 1.026.734 eleitores. A capital tem quase 260 mil eleitores, mas quem tem emplacado governadores e senadores é Rolim de Moura com cerca de 35 mil votantes, um eleitorado inferior ao do bairro Eldorado, na capital. É coisa de louco!
Mais de dois terços da população do estado estão concentrados no pujante interior rondoniense colonizado majoritariamente por migrantes do sul do país, mais capixabas, mineiros e baianos. Com isso, o interior faz valer sua força política, emplacando mais deputados estaduais, federais e senadores que a capital. Hoje existe uma grande predominância de migrantes eleitos na Assembléia Legislativa e para os cargos da Câmara Federal e Senado.
Nos últimos 14 anos, os governadores eleitos saíram do interior, com bases formadas pouco a pouco na capital. Valdir Raupp (Rolim de Moura-94), José Bianco (Ji-Paraná-98) e Ivo Cassol (2002 e 2006- Rolim de Moura).
A rigor, dos governadores eleitos desde a criação do estado de Rondônia em 82, apenas Oswaldo Piana Filho (em 90) nasceu no estado. Tanto Jerônimo Santana (GO), Raupp (SC), Bianco (PR), Cassol (SC) são migrantes e pioneiros em suas respectivas regiões.
A supremacia do eleitorado interiorano reflete bem a composição da vagas da nossa bancada federal ao Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Ao Senado temos dois senadores de Rolim de Moura, e uma representante da capital. Na Câmara Federal, dos oito representantes, três foram eleitos com base na capital: Mauro Nazif, Lindomar Garçon (que era de Candeias) e Moreira Mendes ( hoje representando Ariquemes e o Vale do Jamari onde foi mais votado). O quadro é completado com a rolimorense Marinha Raupp, o jiparananese Anselmo de Jesus, o ariquemense Ernandes Amorim e o vilhense Natan Donadon.
Na Assembléia Legislativa, os presidentes do parlamento estadual também tem saído do interior. Na verdade, eleitos pela capital apenas Amizael Silva (já falecido) e Oswaldo Piana Filho, conseguiram a proeza. Os demais, até hoje, são procedentes da roça, como Neodi Carlos, o atual presidente.
Com o domínio político desde a implantação do estado, a representação política interiorana já tentou trocar a sede da capital, estimulada pelo então governador Jerônimo Santana (nos anos 80), que queria se tornar um JK (aquele que construiu Brasília) amazônico. Seu objetivo era erguer uma cidade na região central para ser a nova capital e sua proposta quase passou na Assembléia Legislativa. Graças ao então deputado Amizael Silva (Porto Velho) com a ajuda de Silvernani Santos (de Jaru) a tentativado governador Bengala acabou frustrada, para comemoração dos portovelhenses.
Via Direta
*** Jean de Oliveira, filho do ex-presidente da ALE Carlão esta na luta por uma vaga na Câmara de Vereadores da capital *** O professor Joça é o candidato a prefeito do PSOL em Ariquemes *** Continua a novela salarial entre o governo do estado e as esposas dos PMs. Até quando? *** Mesmo com alguns desgastados, 9 dos onze vereadores de Ji-Paraná estão na peleja da reeleição.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri