Quarta-feira, 31 de dezembro de 2008 - 06h41
Samba de crioulo
A sucessão estadual abre 2009 num verdadeiro samba de crioulo doido. Do lado governista o governador Ivo Cassol está se obrigando a fazer uma pesquisa pelo estado afora na busca um nome a altura para a sucessão em 2010. Vai descobrir o óbvio ululante: o nome mais forte é Expedito, mas pode ser cassado a qualquer momento. Aí poderá pintar um acordo com Bianco.
Não se entende
E na oposição, que tinha tudo para levar com uma aliança PT/PMDB/PDT, a coisa vai se esfarelando. O PT não se entende e as alas de Fátima Cleide e Eduardo Valverde conspiram contra a candidatura do prefeito Roberto Sobrinho, único nome em condições de entrar na peleja com força entre os petistas.
Haja confusão
Como o PMDB só aceitaria aliança com o PT, tendo Sobrinho pilotando a chapa ao governo, a legenda do senador Valdir Raupp já prepara um nome: A prefeita de Cacoal Sueli Aragão e o prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, já estão no trecho buscando o referendo do casal Raupp. Ambos têm tudo para ser apunhalados, já que os raupps só pensam no próprio umbigo, ou seja, na reeleição dos dois.
Liderança emergente
Com todo este balaio de gatos, um nome novo na política rondoniense, ou uma terceira via, com mais com credibilidade poderá surpreender em 2010. Os governistas estão divididos e como a poderosa aliança PT/PMDB rachou, existe espaço para a chegada ao poder de uma liderança emergente, fora destes dois grandes eixos políticos já formados.
Na peleja
O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho José Hermínio (PT) confirmou a disposição de concorrer a reeleição e para tanto já se articula em busca do apoio dos vereadores eleitos do indispensável referendo do prefeito Roberto Sobrinho. Um dos únicos vereadores que se salvou da onda de renovação, Hermínio se diz mais preparado para o desafio.
A paternidade I
O ano termina com uma pendenga de paternidade de obras entre o governador Ivo Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho. É sobre a implantação do sistema de água e esgoto na capital. Cassol diz que a obra é fruto de uma parceria entre as esferas estadual e federal e que ele só deve favor para a ministra Dilma Roussef e o presidente Lula.
A paternidade II
Por sua vez, o prefeito de Porto Velho garante que, para o governo estadual tocar as obras de saneamento, precisa de autorização da prefeitura municipal, já que para tanto, foi necessário um projeto votado na Câmara de Vereadores, autorizando a prefeitura local conceder a Caerd (que é um órgão estadual) a desenvolver os trabalhos de água e esgoto. Então, entende, que a coisa, é dele!
A paternidade III
Sejamos francos: se existe alguma paternidade nestas obras, é de Lula, com mais de 80 por cento dos recursos. A participação de Ivo é minoritária na coisa e da prefeitura da capital não está saindo um centavo. No entanto, também é verdade que para o governo estadual tocar as obras precisou da autorização de Sobrinho. E foi ai que deu chabu.
Dura batalha
Na dura batalha pela reeleição, os deputados federais da atual legislatura terão fortes predadores em 2010. Na órbita do Palácio Presidente Vargas temos mais de meia dúzia: Carlos Magno, João Cahula, Odacir Soares, Nilton Capixaba e o próprio nome da esposa do governador, a primeira dama Ivone Cassol, tem sido ventilado, assim como Val Ferreira (esposa de Expedito), Rita Furtado e Claudia Carvalho.
Do Cotidiano
As previsões costumeiras
Final e início de ano permitem a feiticeiros e adivinhadores fazer sua costumeira saraivada de previsões catastróficas, mas hoje, em plena crise, há uma ânsia por previsões que não sejam apenas as costumeiras mortes de velhinhos célebres, terremotos na China ou enchentes e tempestades de granizo decorrentes do aquecimento global.
O que de bom, afinal, nos reservará o ano de 2009?
Poderá ocorrer uma virada fantástica na agricultura: ao contrário de usar amplas áreas agricultáveis para produzir etanol, será possível destiná-las à produção de comida. Como? A soja rende de 400 a 600 quilos de óleo por hectare em apenas um ciclo anual e o girassol pode produzir um pouco mais, de 630 a 900 quilos. O Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) indica que microalgas encontradas no litoral brasileiro têm potencial energético para produzir 90 mil quilos de óleo por hectare. Pode reler, é isso mesmo: 90 mil quilos. E de quebra, um biodiesel que libera menos gás carbônico na atmosfera do que os combustíveis fósseis, além de combater o efeito estufa e o superaquecimento.
Mais: cultiva-se a microalga em solo pobre e com a água salobra, como a do semi-árido brasileiro, para onde a água do mar também pode ser canalizada, e abre possibilidades para que países tropicais (como a Polinésia e nações africanas) possam começar a produzir matriz energética. Mais ainda: as algas crescem mais rápido do que qualquer outra planta. Em 2009, portanto, deve começar a arrancada da microalga rumo ao pódio do biodiesel.
2009 também deverá ser o ano em que poderemos ter uma virada no aquecimento global. Atualmente, há uma aceleração na perda de gelo marinho, que ocasiona uma elevação no nível do mar. O aquecimento apresenta ainda a tendência de causar um estado de seca permanente no Oeste da América do Norte. A criação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) poderá ser a resposta para essa virada. As ações planejadas para 2009 são o desenvolvimento de melhores sistemas de observação climática e de previsão de secas e a continuidade do monitoramento nos níveis de metano na atmosfera.
Outra virada pode se dar na saúde. Sabe-se que as bactérias nocivas ao organismo humano estão se tornando super, cada vez mais resistentes a medicamentos, causando milhares de mortes em todo o mundo a cada ano. Pesquisadores norte-americanos descobriram uma seqüência específica de DNA encontrada em determinadas bactérias, denominada CRISPR, que é capaz de impedir o aumento da resistência a antibióticos em estafilococos patogênicos. Ela tende a ser a “kriptonita” da superbactéria.
Via Direta
*** O último relatório da CGU revela desleixo ns contas das prefeituras brasileiras com a merenda escolar*** Em Rondônia, Teixeirópolis foi fiscalizada, constatando-se irregularidades *** Em Araguapaz, (GO) o frango comprado para a merenda escolar sumiu ***E em Cunha (SP) o prefeito comprou cerveja e fogos artifícios com recursos destinados a merenda *** Coisa de louco!
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri