Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Ventos favoráveis para Palitot, Vidal e Moraes - Por Carlos Sperança

O PDT ajustou em Rondônia uma chapa de candidaturas a Assembléia Legislativa equilibrada e sem “pelés”


 Terror nos turistas
Para a imprensa, a notícia dos sonhos é aquela que ao mesmo tempo apresenta novidade, beleza, aventura, ciência e riqueza. Notícias sobre a Amazônia, dadas as suas características misteriosas e havendo muito a explorar, dificilmente deixam de se encaixar em algum desses quesitos.

No fim do ano passado, uma expedição de pesquisadores ao Pico da Neblina, realizada ao longo de um mês com o apoio do Exército, resultou em uma série de incríveis reportagens científicas, favorecidas pela coleta de exemplares de espécies, algumas jamais descritas.

Também se enquadram nas notícias dos sonhos as combinações entre ópera e floresta, como na 21ª edição do Festival de Ópera, iniciado sábado no Teatro Amazonas. E com o esporte, como a expedição de caiaque por cerca de 300 km no Rio Urubu, durante seis dias. A proliferação dessas notícias dos sonhos pelo mundo alavanca sensivelmente nosso turismo.

Aí matam um religioso ou seringueiro e a notícia recebe mil vezes mais divulgação, botando terror nos turistas, que se desviam para sítios de visitação menos interessantes, mas que julgam seguros e menos problemáticos. Não se pode desprezar o malefício de uma notícia ruim. O antídoto para ela é combater o crime e multiplicar as boas notícias.
 


Os ex-prefeitos


É tanto ex-prefeito envolvido na disputa de cargos a deputado estadual e federal na peleja de outubro deste ano que já fica difícil de se fazer prognósticos. Só na capital são Carlinhos Camurça, Roberto Sobrinho, Mauro Nazif e José Guedes. Em Ariquemes, Ernandes Amorim; em Vilhena Melki Donadon, em Pimenta Bueno Jean Mendonça; em Ouro Preto, Rosária Helena.

As fusões


Dificilmente será repetido no pleito deste ano o número de candidaturas presidenciais de 1989, quando Collor de Melo foi eleito presidente da República num confronto com Lula. Naquela oportunidade foram 22 postulantes, nesta temporada o número já atinge 20, mas muitos deles dispostos a compor como vices. Algumas fusões de chapas já estão em andamento.


Chapões e frentões


A disputa pelo governo estadual em Rondônia está empacada de vez com tantas pendências para serem resolvidas na justiça. Por isto a formatação de chapões e frentões não prosperam, mesmo com os cardeais da política rondoniense estendendo as conversações como tem ocorrido nos últimos dias. Muita coisa, a maioria das pendências, só vai se resolver nas convenções de julho.


Ventos favoráveis

Na capital rondoniense os ventos estão aparentemente soprando, favoravelmente para Alex Palitot (PTB) a Assembléia Legislativa, Leo Moraes (Podemos) à Câmara dos Deputados e Aluizio Vidal (Rede) ao Senado. Mas na capital a gente sabe como as coisas começam e como elas terminam, geralmente com muitas surpresas nas urnas.


Aliança mantida

A aliança PSB/PDT que já elegeu o prefeito Mauro Nazif em 2012 e com seu apoio emplacou o governador Confúcio em dois mandatos, será mantida para 2018. Vitoriosa, a coalizão nesta temporada terá como postulante ao governo o senador Acir Gurgacz (PDT) e como candidato ao senado Jesualdo Pires (PSB) com apoio do governador Daniel Pereira. O vice da chapa sairá de Porto Velho.


Via Direta

*** O PDT ajustou em Rondônia uma chapa de candidaturas a Assembléia Legislativa equilibrada e sem “pelés” *** O equilíbrio de forças proporciona chances a quase todos os postulantes nesta temporada *** Com o Plano de Aposentadoria já em andamento, a Prefeitura de Porto Velho busca reduzir o número de servidores *** Só assim será possível atender as metas do Limite Prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)